-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular organiza-se em torno dos quatro fóruns transversais ao ciclo de estudos: Geografias e Alimentação, Climas e Culturas, Comunidades e Edição, Arquivos e Futuros. Enquanto disciplina basilar orientada para a materialização de acções transformadoras e projectadoras de realidaum laboratório que permite ampliar as margens do possível através e para além do campo disciplinar do design. Os alunos encontrarão possibilidade de experimentação, desafiando os seus próprios projectos e interesses dentro da disciplina, e exigindo ambiciosas alternativas que intersectem múltiplos universos: culturais, económicos, sociais, visuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-25895
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Publicar é cada vez mais um gesto político: as publicações fazem a ponte entre públicos diferentes, mesmo conflituantes. • A publicação é um espaço de encontro e debate mediado tecnologicamente. A prática editorial pode ser enquadrada como uma forma de envolvimento de diferentes actores. Para aguçar a capacidade de publicar é importante estar ciente das possibilidades, das limitações e dos pontos existentes no ecossistema editorial: desde fluxos de trabalho automatizados (AI), à curadoria algorítmica, de paywalls a shadow libraries. O carácter político da publicação pode ser informado pelas práticas de artistas e designers que sondam os futuros do publicável. • Hoje, a pesquisa de design não acontece apenas dentro dos meios tradicionais ou nas academias (por exemplo, o artigo), mas ocorre através da crescente variedade de formas, contextos e formatos que vão por exemplo, da exposição, a instalação e a performance.
-
Objetivos
Objetivos
Aprofundar as capacidades de conceber, proteger, restaurar ecossistemas de comunicação/publicação com menor impacto em efeitos sociais, naturais, indesejáveis, centrando em tornar: “as coisas públicas", "público", "navegação de públicos e contra-públicos" Defender caminhos que reconheçam as vantagens/sustentabilidade do que é local sem pôr em causa as virtudes das ligações à rede global Projetar visando horizontes temporais variáveis, escalas diferentes, sempre ajustadas às estruturas de publicação que se pretendem publicar Estabelecer ligações com as (infra)estruturas existentes de modo a tornar as fases de transição mais abrangentes, com menos efeitos secundários. Desenvolver profundamente técnicas de construção e criação de diálogo para uma compreensão política do processo de publicação Identificar e promover uma mentalidade e postura dos designers com uma componente essencial dos processos de design, considerando-o um activo na recuperação e distribuição de recursos
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino envolvem uma estratégia combinatória de análise teórica, mas com uma forte componente prática, por vias de projectos que lidam com software e plataformas de disseminação de conteúdos. Estes projectos práticos em formato oficinal permitem que aos estudantes testar e repensar concretamente as suas estratégias de provocações e transições por vias da publicação. A avaliação gira em torno do entendimento do estudante sobre o público que pretenderá alcançar ou construir, bem como as estratégias técnicas e sociais para o fazer. Através de um processo de interacção, os alunos avaliam os resultados, adoptando o princípio do desenvolvimento projectual dando ênfase à multidisciplinariedade e multiplicidade plataformas, com intuito de encorajar os esforços de relacionamento verdadeiramente colaborativos das suas publicações.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ludovico, A. (2012). Post-digital print: The mutation of publishing since 1894. Onomatopee. Bhaskar, M. (2016). The content machine: Towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. London: Anthem Press. Lorusso, S. (2016). Extending Horizons - The Praxis Of Experimental Publishing In The Age Of Digital Networks. Phd Dissertation. Iuav University of Venice. Gilbert, A. (2016). Publishing as artistic practice. Berlin: Sternberg Press. Drucker, J. (2004). The century of artists' books. New York: Granary books. Goldsmith, K. (2011). Uncreative writing: Managing language in the digital age. New York, N.Y: Columbia University Press. Striphas, T. G. (2011). The late age of print: Everyday book culture from consumerism to control. New York: Columbia University Press. Burdick, A., Drucker, J., Lunenfeld, P., Presner, T. S., & Schnapp, J. T. (2016). Digital-Humanities. Cambridge: The MIT Press.
-
Avaliação
Avaliação
A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.
A avaliação é estruturada e realizada de acordo com o desempenho e os resultados de cada fase (50%), e a análise do trabalho no contexto global da turma (50%); Em concreto, cada aula é constituída por uma fase inicial de apresentação e discussão de conteúdos a introduzir no projeto, uma segunda fase de análise do trabalho entregue como complemento à fase anterior do projeto, e uma terceira fase de desenvolvimento em aula do projeto.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




