filmeu

Disciplina Seminário de Projeto III

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Seminário de Projecto III, desenvolve-se no 3º Semestre, orientado a prática e exercícios no contexto de projeto. Os conteúdos são seleccionados num vasto leque de temas, sublinhando uma visão holística do Design e integrando exemplos práticos no âmbito de ações de Mutação, Recombinação e Migração de vocabulários visuais. Seminário de Projecto III representa um período de consciência da imagem enquanto linguagem primordial e a prática incide em exercícios de Visualização. A metodologia de base encontra ligação teórica à metodologia das Artes Visuais, nomeadamente no campo de percepção e identificação de audiências, mas o modelo de gestão de conteúdos em aula(através da selecção de binómios, em torno dos quais se explora a transdisciplina) vem alargar a capacidade e o envolvimento dos alunos para a apreensão e abstração, privilegiando assim ações relativas a processos de atuação, realização e materialização.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundações para a linguagem; Ideias/Ideais de PROJECTO e MÉTODO. 2. Apresentação de temas para exercícios de construção/desconstrução 3. Escolha de temas individuais de processos de consciência de percepção e produção do objecto visual a partir da exploração de Binómios: CONHECIMENTO | RECONHECIMENTO UTOPIA | DISTOPIA ALIMENTO | SENTIMENTO ÚNICO | MÚLTIPLO AUSÊNCIA | PERMANÊNCIA ANATOMIA | ARQUITECTURA Exercícios pontuais de visualização partindo de Texto\Imagem
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Seminário de Projecto III, vem reforçar competência existentes e estimular a consistência na realização assim como a capacidade de argumentar sobre a eficiência dessa realização, no campo da Visualização; os alunos são mobilizados através de estímulos visuais e convocados a: - Adquirir e partilhar conhecimentos e métodos distintos do design, no âmbito dos raciocínios e metodologias contextualizadas em acções de projecto. - Experimentar e Partilhar procedimentos de execução no âmbito de actividades praticas distintas do design, contextualizadas em acções de projecto - Produzir e experimentar a realização de uma obra, no âmbito de práticas contextualizadas em acções de projecto. - Aplicar métodos e experiências projectuais em áreas relacionadas com o design.      
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Além das bases teóricas sugeridas na bibliografia do CE, é referida a metodologia em Artes Visuais, quesugerem a importância de alguns postulados teóricos. O modelo de contacto é sempre expositivo e exploratório, desenvolvendo-se ao longo da aula umpercurso, nem sempre previsível, e que depende do nível de interacção e estimulos criados no grupo. É privilegiado o diálogo em torno de imagens, sequências ou videos e explorados produtos de carácter conceptual, nomeadamente ao nível do Design Gráfico, Edição e LivrObjecto. São igualmente criadaspontes visuais entre textos e imagens, cujo padrão cultural seja explícito e interpretado o efeito denarrativa visual.Durante as aulas, é esperado um ritmo heterogéneo condicionado por estímulos mais ou menos eficazesde interacção e que são, em si mesmos, parte do método. A avaliação é contínua, valendo a apresentação dos exercícios para a consolidação do resultadoapresentado no trabalho final.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    VAN BOEIJEN, Annemiek - Culture Sensitive Design. A Guide to Culture in Practice. BIS | Publisher Delft. 2000 DIDI-Huberman, Georges - Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das Imagens .Orfeu Negro, 2017. ISBN 9788570419729. ROSE, Gillian - Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materialssecond edition. . SAGE Publications. London. Thousand Oaks. P Box · 2007. ISBNGillian Rose978 1 412921909 FUAD-LUKE, Alastair (ed) - Post—Normal Design: Emergent approaches towards plural worlds. Graphic Design Macedo Cannatà. ISBN 3183537898959. September 2022      
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios