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Disciplina Laboratório de Design II

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade Curricular que tem como finalidade desenvolver associações entre o conhecimento nos âmbitos cultural, cientifico, experimental e logístico, com o objetivo de realizar triangulações conceptuais que produzam temas de tese.    
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Relações de informação intrínseca e relações de informação extrínseca, no âmbito da estrutura de tese;   2. Noção de dinâmicas de triangulação no âmbito da criação de conceitos de projeto;   3. Noção de fragmentação de conteúdo;   4. Noção de referência e inferência, no âmbito da estrutura de tese;   5. Noção de mobilidade de perspetiva sobre o mesmo tema;   6. Encadeamento e implicação lógica, no âmbito da estrutura de tese;   7. Noção de proposições reciproca, erros de reciprocidade e implicações falaciosas;   8. Exploração intensiva (refinamento) e extensiva (alternativas).
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender as implicações de fossos de lógica e de inferência e associações incorretas; Desenvolvimento de competências de associação de conhecimentos multidisciplinares; Desenvolvimento de competências de abstração e de transferência em exaptação; Desenvolvimento de competências relativas ao conceito de padrão desejado, no âmbito do que deve ser ignorado e deve ser tido em conta; Desenvolvimento de competências no sentido de coerência temporal e espacial dos conteúdos da tese; Compreensão de propriedades inerentes (que mantem as caraterísticas em contextos diferentes), e emergentes (que alteram as caraterísticas em função do contexto); Compreender conceitos de ligação transitória de significação através da deslocação de contexto; Compreender o conceito de "exergia" no âmbito do conhecimento aproveitado e desperdiçado no contexto dos conteúdos da tese.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos. Os conteúdos expostos e os exercícios realizados nesta unidade curricular, bem como os resultados obtidos, resultam de metodologias orientadas para o domínio do conceito de informação que se relacionam através de dinâmicas de «transformação» que ocorre quando as suas características traduzem uma alteração ou uma modificação que deu lugar a uma nova "forma". Uma mudança de uma "forma" em outra, uma metamorfose. Ou por «transição» que ocorre quando as suas características da informação representam um estado intermédio, uma mudança de uma condição para outra, um trajeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Sacks, O., (2008), Musicofilia - Histórias sobre a Música e o Cérebro, Lisboa: Relógio D'Água 2. Damásio. A., (2017), A Estranha Ordem das Coisas - A vida, os sentimentos e as culturas humanas, Lisboa: Temas e Debates 3. Diamond, J., (2013), O Mundo Até Ontem - O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?, Lisboa: Temas e Debates 4. Goleman, D., (2011), Inteligência Social - A nova ciência do relacionamento humano, Lisboa: Temas e Debates 5. Huizinga, J., (2015), Homo Ludens, Lisboa: Edições 70  
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