filmeu

Disciplina Sistemas I

  • Apresentação

    Apresentação

    Sistemas I introduz o campo disciplinar de conhecimento ‘pensamento sistémico’, assumindo-se como uma laboratório de exploração, mapeamento, problematização e visualização de fenómenos contemporâneos nas sociedades que habitamos e queremos construir. Enquanto plataforma teórico-prática, Sistemas I abre espaço a possíveis técnicas de aplicação teórica e as suas múltiplas oportunidades de materialização. Neste sentido, através da intervenção de convidados, é criado um espectro alargado de perspectivas e especialidades que a palavra sistema proporciona.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    — Mapeamento global das tipologias de pensamento sistémico. — Formas de visualização e organização. — Correntes de teoria do design: a cultura do design e o design da cultura. Introdução a bibliografia seminal. — Contra-correntes e alternativas epistemológicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Centrando-se no estudo de sistemas e cobrindo um amplo espectro da sua interpretação e aplicação (disciplinar, cultural, social, etc), a UC Sistemas I adopta uma abordagem teórico-prática ao estudo do design. Os alunos serão expostos a uma série de interligações entre correntes de pensamento que, em diálogo com outras UCs (e.g. Métodos de Design), permitem construir um léxico alargado no desenvolvimento de uma prática reflexiva.  — Entendimento do campo disciplinar de pensamento sistémico e suas tipologias. — Métodos-chave de visualização. — Discursos mais prementes da teoria do design em aplicação à prática.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    – Forte relação entre acções práticas e teóricas multidirecionais por via de exercícios e investigação individual e em grupo. – Interligação entre design e outras disciplinas, expandindo as suas margens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bridle, J. (2019) New Dark Age:Technology and the End of the Future. London: Verso Books. London: Verso Books. Greenfield, A. (2017) Radical Technologies: The Design of Everyday Life. London: Verso Books. Manzini, E. (2015) Design, When Everybody Designs: An Introduction to Design for Social Innovation. Massachusetts: MIT Press. Pasquinelli, M. (2023) The Eye of the Master: A Social History of Artificial Intelligence. London: Verso Books. Voss, G. (2023) Systems Ultra: Making Sense of Technology in a Complex World. London: Verso Books.SAGE.   
  • Avaliação

    Avaliação

     

    A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão   orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.
    A avaliação é estruturada e realizada de acordo com o desempenho e os resultados de cada fase (50%), e a análise do trabalho no contexto global da turma (50%); Em concreto, cada aula é constituída por uma fase inicial de apresentação e discussão de conteúdos a introduzir no projeto, uma segunda fase de análise do trabalho entregue como complemento à fase anterior do projeto, e uma terceira fase de desenvolvimento em aula do projeto.
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios