-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende desenvolver os conhecimentos e competências no âmbito do sistema normativo de Segurança Social, em especial no pilar previdencial (ou contributivo) e no pilar complementar, na interação com o Direito do Trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6851-7987
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fontes normativas e os seus contextos (Lei de Bases, contexto normativo nacional e internacional) 2. O Pilar Previdencial do Sistema de Segurança Social 2.1. Os beneficiários 2.2. A relação jurídica de Segurança Social 2.3. As prestações emergentes da relação jurídica de Segurança Social 2.4. As eventualidades previdenciais de incapacidade temporária e de parentalidade 2.5. As eventualidades previdenciais de incapacidade permanente ou invalidez 2.6. A eventualidade previdencial de morte 2.7. A eventualidade previdencial de desemprego 2.8. A eventualidade previdencial de velhice 2.9. As eventualidades previdenciais dos emigrantes regressados a Portugal e as prestações (em especial as Europeias) 3. O Pilar Complementar do Sistema de Segurança Social 4. O Pilar de Proteção Social de Cidadania do Sistema de Segurança Social 5. Regime procedimental e processual da Segurança Social
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo é dar a conhecer aos discentes o sistema normativo do Direito da Segurança Social, quer as suas normas estruturais, bem como as fontes normativas de direito internacional e direito nacional. Os discentes ficarão a conhecer os três pilares ou sistema de proteção que constituem o sistema de Segurança Social, estudando quem são os beneficiários, configuração das relações jurídicas, tipologia das prestações concedidas, bem como, os requisitos de acesso às prestações de cada uma das eventualidades protegidas. Para além da obtenção de uma base teórica, pretende-se que os alunos fiquem aptos a resolver situações práticas, bem como, quando pertinente, comparar o sistema normativo nacional com regimes jurídicos estrangeiros e conhecer fontes jurisprudenciais. sobre os conteúdos programáticos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A unidade curricular será ministrada com um equilíbrio entre a exposição teórico-prática (apresentação e discussão dos assuntos referidos no conteúdo programático e aplicação dos conhecimentos adquiridos) e o diálogo com e entre alunos. Durante as aulas os estudantes são encorajados a fazer perguntas, dar a sua opinião e expor a sua análise crítica sobre assuntos relevantes e a participar em aulas de resolução de casos. A apresentação de trabalhos constitui igualmente um elemento fundamental da aprendizagem. Os estudantes podem optar por escrever um ensaio sobre um determinado assunto. Estará disponível uma lista de sugestões, mas os estudantes podem escolher um assunto diferente. O professor estará disponível para discutir a escolha do tema.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barros, M (2024), Direito da Segurança Social, Coimbra, Almedina. Loureiro, J. (2014) Direito da Segurança Social: entre a necessidade e o risco, Coimbra, Coimbra Editora. Martins, A. (2024), Manual de Direito da Segurança Social, Coimbra, Almedina. Neves, I. (1996). Direito da Segurança Social: princípios fundamentais numa análise prospetiva. Coimbra. Coimbra Editora.
-
Avaliação
Avaliação
A classificação dos estudantes pode resultar da avaliação de um ou mais trabalho(s)/ensaio(s)/artigo(s) escrito(s) e respetiva apresentação em aula e a participação na aula ou um ou vários elementos escritos a desenvolver ao longo do período de aprendizagem relativos aos conteúdos programáticos nos quais se reflete e analisa temas selecionados e enquadrados nos conteúdos programáticos.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




