-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular é central no ciclo de estudos. Fundamentalmente, pretende-se, através dela, refletir sobre diversos aspetos, nomeadamente sobre as origens do Direito da Segurança Social, sobre as diferentes formas de conceber um modelo de proteção social e sobre as regras e princípios que enformam a segurança social no ordenamento jurídico português.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6851-7987
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. As origens e evolução do Direito da Segurança Social
2. As diferentes conceções do direito à segurança social
3. A proteção constitucional do direito à segurança social
4. Modernidade, universalidade e direito à segurança social: os desafios contemporâneos.
5. As bases do sistema de segurança social português: princípios e organização intra-sistemática
6. As relações jurídicas de segurança social
6.1. Relação jurídica de vinculação
6.2. Relação jurídica contributiva
6.3. Relação jurídica prestacional
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo é dar a conhecer aos discentes as origens do Direito da Segurança Social, as diferentes formas de conceber um modelo de proteção social e estudar, em particular, o sistema de segurança social português. Neste âmbito, os estudantes deverão compreender o alcance (e os limites) da proteção constitucional, bem como conhecer os princípios que norteiam o sistema de segurança social português e a sua estrutura. Estarão, então, capacitados para o estudo e aplicação do regime jurídico das diferentes relações jurídicas de segurança social.
Para além da obtenção de uma base teórica, pretende-se que os alunos fiquem aptos a resolver situações práticas.
Desenvolver-se-ão competências para: compreender as políticas que subjazem aos diferentes modelos de Segurança Social; conhecer as bases do sistema português; dominar os diferentes sistemas, subsistemas e regimes; interpretar a legislação que regula a proteção social em Portugal; resolver questões práticas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será ministrada com um equilíbrio entre a exposição teórico-prática (apresentação e discussão dos assuntos referidos no conteúdo programático e aplicação dos conhecimentos adquiridos) e o diálogo com e entre alunos. Durante as aulas os estudantes são encorajados a fazer perguntas, dar a sua opinião e expor a sua análise crítica sobre assuntos relevantes e a participar em aulas de resolução de casos. A apresentação de trabalhos constitui igualmente um elemento fundamental da aprendizagem. Os estudantes podem optar por escrever um ensaio sobre um determinado assunto. Estará disponível uma lista de sugestões, mas os estudantes podem escolher um assunto diferente. O professor estará disponível para discutir a escolha do tema.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cabral, N. C. (2010). “Contribuições para a Segurança Social: Natureza, Aspetos de Regime e de Técnica e Perspetivas de Evolução num Contexto de Incerteza”, Cadernos IDEFF, nº 12. Coimbra. Almedina.
Conceição, A. (2020). Segurança Social – Manual Prático (12.ª ed.). Coimbra. Almedina.
Daugareilh, Isabelle, Badel, Maryse (dir.) (2019). La Sécurité Sociale. Université et Modernité, Approche de droit compare. Paris: Editions A. Pedone.
Loureiro, J. (2010). Adeus ao Estado Social? - A Segurança Social entre o crocodilo da economia e a medusa da ideologia dos “direitos adquiridos”. Coimbra. Coimbra Editora.
Neves, I. (1996). Direito da Segurança Social: princípios fundamentais numa análise prospetiva. Coimbra. Coimbra Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não