filmeu

Disciplina Reprodução Assistida em Modelos Animais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar a conhecer quais as aplicações das tecnicas de reprodução assistida em modelos animais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Componente Teórica:

    1. Fertilização in vitro em modelos animais
    2. Aplicação dos modelos animais: Banco Português do Germoplasma Animal

     

    Componente Prática:

    Familiarização os gametas masculinos e femininos de vários modelos animais. Avaliação do desenvolvimento embrionário in vitro dos vários modelos animais.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá no final desta Unidade Curricular (UC) compreender bem fertilização in vitro usando modelos animais, bem como o cultivo e manipulação de embriões. Será ainda esperado que o aluno compreenda a necessidade de utilização de modelos animais, e ainda quais os modelos animais mais indicados para os diversos estudos. Nas aulas laboratoriais o aluno terá oportunidade de se familiarizar com os gametas dos modelos animais mais utilizados quer para investigação quer para prática em Reprodução Assistida. Estas aulas permitirão ainda ao aluno adquirir a destreza manual para manipulação de gâmetas e embriões.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC tem uma componente teórica que poderá decorrer à distância e/ou presencialmente, sempre que possivel, com apoio audiovisual para melhor ilustrar o que está a ser falado. Serão convidados especialistas no tema para dar seminários com a discussão e apresentação de artigos. Existe ainda uma componennte prática onde o aluno poderá praticar e familiarizar-se com os gametas de vários modelos animais. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Knobil and Neill’s Physiology of Reproduction 4th edition Academic Press
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios