filmeu

Disciplina Técnicas de Reprodução Assistida: Embriologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular permitirá ao aluno aplicar os conhecimentos teóricos no laboratório. Irá descrever em detalhe todas as técnicas de manipulação in vitro (laboratório), quer a nivel técnico como a nível das propriedade fisico-quimicas da preparação e cultura de gametas e embriões, incluindo a transferência embrionária.

     

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Componente Teórica:

    1. Técnicas de Fertilização: Fertilização in vitro (FIV) e Microinjecção do Espermatozoide (ICSI)
    2. Cultivo e manipulação de zigotos e embriões
    3. Selecção e transferência embrionária
    4. Biopsia embrionária

    Componente Prática:

    Fertilização in vitro, familiarização com a ICSI, PN check, observação das várias fases do desenvolvimento embrionário. Selecção de embriões para transferência embrionária, com prática de cateter de transferência.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá no final desta Unidade Curricular (UC) compreender bem as várias técnicas de fertilização in vitro existentes, bem como o cultivo e manipulação de embriões. Deverá ainda estar apto a selecionar embriões de qualidade para transferência e bem familiarizado com a biopsia embrionária. Nas aulas laboratoriais o aluno terá oportunidade de práticar a técnica de Fertilização in vitro (FIV) e familiarizar-se com a técnica de microinjecção intracitoplasmática (ICSI). Deverá ainda adquirir a destreza manual para manipulação embriões, incluindo carregamento de cateteres de transferência.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC tem uma componente teórica, com convidados especialistas em cada um dos módulos. As aulas decorrerão à distância e/ou presencialmente, sempre que possivel, sempre com apoio audiovisual para melhor ilustrar o que está a ser falado. Existe ainda uma componennte prática onde o aluno poderá praticar e familiarizar-se com as várias técnicas de fertilização in vitro (utilizando modelos animais).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Atlas of human embryology: from oocytes to preimplantation embryos.(2012) MC Magli; GM Jones; K Lundin; E Van den Abbeel and the Special Interest Group on Embryology – ESHRE. Human Reproduction 27, sup 1 – Oxford Press DOI 10.1093/humrep/des200
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios