filmeu

Disciplina Técnicas de Reprodução Assistida: Embriologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular permitirá ao aluno aplicar os conhecimentos teóricos no laboratório. Irá descrever em detalhe todas as técnicas de manipulação in vitro (laboratório), quer a nivel técnico como a nível das propriedade fisico-quimicas da preparação e cultura de gametas e embriões, incluindo a transferência embrionária.

     

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Componente Teórica:

    1. Técnicas de Fertilização: Fertilização in vitro (FIV) e Microinjecção do Espermatozoide (ICSI)
    2. Cultivo e manipulação de zigotos e embriões
    3. Selecção e transferência embrionária
    4. Biopsia embrionária

    Componente Prática:

    Fertilização in vitro, familiarização com a ICSI, PN check, observação das várias fases do desenvolvimento embrionário. Selecção de embriões para transferência embrionária, com prática de cateter de transferência.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá no final desta Unidade Curricular (UC) compreender bem as várias técnicas de fertilização in vitro existentes, bem como o cultivo e manipulação de embriões. Deverá ainda estar apto a selecionar embriões de qualidade para transferência e bem familiarizado com a biopsia embrionária. Nas aulas laboratoriais o aluno terá oportunidade de práticar a técnica de Fertilização in vitro (FIV) e familiarizar-se com a técnica de microinjecção intracitoplasmática (ICSI). Deverá ainda adquirir a destreza manual para manipulação embriões, incluindo carregamento de cateteres de transferência.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC tem uma componente teórica, com convidados especialistas em cada um dos módulos. As aulas decorrerão à distância e/ou presencialmente, sempre que possivel, sempre com apoio audiovisual para melhor ilustrar o que está a ser falado. Existe ainda uma componennte prática onde o aluno poderá praticar e familiarizar-se com as várias técnicas de fertilização in vitro (utilizando modelos animais).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Atlas of human embryology: from oocytes to preimplantation embryos.(2012) MC Magli; GM Jones; K Lundin; E Van den Abbeel and the Special Interest Group on Embryology – ESHRE. Human Reproduction 27, sup 1 – Oxford Press DOI 10.1093/humrep/des200
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios