filmeu

Disciplina Metodologias e Seminários de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    Este unidade curricular é fundamental para que o estudante possa adquirir valências, técnicas e metodologias de investigação, bem como autonomia e organização para elaboração de uma dissertação de mestrado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Evolução e especialização dos métodos de investigação. Fontes de informação científica e sua análise. Método científico nas Ciências Naturais: descrição, previsão, controlo e compreensão. Fenómenos controláveis e não controláveis: limitações do método experimental face à complexidade do mundo real. Métodos não experimentais: comparações e correlações; observação natural; inquéritos; e casos de estudo. Tipos de investigação: descritiva; analítica, preditiva, experimental. Pontos fortes e pontos fracos dos vários métodos face aos diferentes contextos de aplicação. Desenho da investigação: abordagem de resolução de problemas, questões de investigação e hipóteses; escolha do método. Processo de investigação: identificação dos recursos; organização do processo; monitorização e controlo do progresso. Comunicação científica: Escrever, rever, comunicar.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo fundamental é o de o aluno definir e iniciar os procedimentos para a elaboração de um plano de Dissertação. São mencionados os aspetos determinantes para a estruturação de uma Dissertação e os alunos são encaminhados a definirem o seu tema de Dissertação e elaborarem o respetivo Plano de Dissertação, que terá de ser defendido em provas públicas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Inclui também metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a utilização de sistemas de pesquisa científica e referenciação automática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Manso, M. (2025/25). Apontamentos da UC de Metodologias e Seminários de Investigação, Universidade Lusófona, Lisboa. Remler, D. K.; Van Ryzin, G.G. (2014). Research methods in practice: strategies for description and causation. Sage Publications Inc. ISBN 9781452276403 Gray, D. (2014) Doing Research in the Real World. Sage Publications Lda. ISBN 9781446260180  
  • Avaliação

    Avaliação

    A tabela seguinte define a distribuição da ponderação na avaliação do Plano de Dissertação. Note-se que não tem lugar a Época de Recurso.

    • Plano de dissertação - 49 %;
    • Apresentação e Discussão do plano - 51 %.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios