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Disciplina Avaliação de Impacte Ambiental

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades práticas e comportamentos, necessários ao exercício de atividades em matéria de Avaliação de Impacte Ambiental de planos e projetos, Estudos de Impacte Ambiental e Avaliação e Auditoria em Pós-Avaliação de Impacte Ambiental.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento da temática. Importância da AIA de projetos como instrumento de carater preventivo e de apoio à decisão
    2. Enquadramento legal
    3. Principais produtos da AIA
    4. Fases do processo de AIA
    5. Estudos de Impacte Ambiental: Estrutura e conteúdo
    6. Participação pública
    7. Metodologias para avaliação de impactes
    8. Medidas de minimização, de compensação e programas de monitorização.
    9. Análise e discussão de estudos de caso: impactes induzidos por diferentes tipologias de projetos em função das suas características. Definição do âmbito. Fatores ambientais de maior e menor significância. Medidas de minimização/ compensação, programas de monitorização.
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos básicos sobre a temática da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), análise, elaboração e avaliação de impactes gerados por novos projetos e planos, alterações aos existentes, bem como desenvolver a capacidade de integrar as questões ambientais no planeamento do território.

    Conhecimento do enquadramento legal. Consolidação de conceitos e do conhecimento através da discussão de estudos de caso. A unidade curricular pretende responder às necessidades de formação de carácter multidisciplinar, na área de avaliação de impactes ambientais nas diversas fases de conceção, construção, exploração e desativação de projetos.

    O estímulo ao pensamento crítico, analítico e integrado, multi e transdisciplinar permitirá o treino em sala da análise, exercitando o raciocínio prospetivo simulando e construindo antecipações de cenários de futuro.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos individuais/em grupo e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet, para aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, consulta pública e estímulo de debate, reflexão, inovação e criatividade.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C’s da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).

    Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de exercícios com apresentação escrita e oral. Será realizada uma frequência, cuja nota mínima é de 9.5. Os trabalhos desenvolvidos terão um peso de 70% na avaliação e a frequência 30%.

    O exame escrito será destinado aos alunos não aprovados ou que pretendam melhorar a nota. Para aprovação as notas devem ser, no mínimo, de 10 (9,5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Legislação aplicável

    AIA – International Association for Impact Assessment / IEA - Institute of Environmental Assessment 1999 Environmental Impact Assessment Best Practice Principles. Fargo, USA: International Association for Impact Assessment (disponível em www.iaia.org). Tradução portuguesa disponível em www.redeimpactos.or

    APAI (Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes) (2008). Critérios de Boa Prática para o RNT. Agência Portuguesa do Ambiente. https://www.ccdr-lvt.pt/wp-content/uploads/2022/03/criterios_RNT.pdf

    Canter, L. W. (2006). Environmental Impact Assessment. McGraw-Hill Education (ISE Editions)

    Miller, G.T. & Spoolman, E.S. (2021). Living in the Environment. Cengage. www.cengage.com

    Consulta de Estudos de Impacte Ambiental, Resumos Não Técnicos e Declarações de Impacte Ambiental de projetos em avaliação ou sujeitos a avaliação

    Agência Portuguesa do Ambiente. (2023, janeiro 21). www.apambiente.pt

    Agência Europeia do Ambiente. (2023, janeiro 21). www.eea.europa.eu/

     

     

     

     

     

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