filmeu
mestrado-engenharia-ambiente

Mestrado Engenharia do Ambiente

Lisboa
O mestrado em Engenharia do Ambiente da ULHT está orientado para estimular a criação e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento da engenharia do ambiente, aptos para a inser... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O mestrado em Engenharia do Ambiente da ULHT está orientado para estimular a criação e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento da engenharia do ambiente, aptos para a inserção em sectores profissionais e participação no desenvolvimento. Distingue-se pela sua forte componente laboratorial e de projeto de engenharia; pela extensa rede de parcerias que possui, envolvendo mais de duas dezenas de empresas e organizações públicas e privadas; pela atenção que dá às diversas áreas de especialidade de engenharia do ambiente, e pela possibilidade de funcionarem em regime pós-laboral e de possibilitar uma componente de ensino à distância destinada aos candidatos residentes nos países de expressão portuguesa. Seguindo os mais elevados padrões internacionais de ensino de pós-graduação neste domínio da engenharia, as disciplinas que integram o seu plano de estudos são asseguradas por docentes/investigadores com reconhecidas competências académicas e com vasta experiência em projetos de I&D internacionais de alto nível na área da engenharia e das ciências do ambiente. O corpo docente é constituído por doutores e mestres com vasta experiência profissional nas mais diversas áreas do ciclo de estudos, tais como o ambiente, em todas as suas vertentes, a energia, as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável. Visa incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a criação e difusão do conhecimento e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. É uma formação avançada centrada nos domínios clássicos da Engenharia do Ambiente (águas, resíduos, solos, energia e alterações climáticas, entre outros), com forte ligação às empresas e instituições de I&D, com áreas e temas de investigação que possibilitam a prossecução de estudos para doutoramento e ingresso nas carreiras académica e de investigação.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas das ciências e da engenharia; b) Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação Candidatos titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (por entidade Nacional ou Estrangeira) com classificação da habilitação anterior numa Escala 0-20 valores: - 30% Classificação da habilitação anterior mais relevante - 40% Nota da Afinidade da habilitação anterior com o 2º ciclo a que se candidata - 30% Nota da Apreciação curricular Candidatos titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal (por entidade Estrangeira) sem classificação ou com classificação da habilitação anterior numa escala diferente de 0-20 valores: - 40% Nota da Afinidade da habilitação anterior com o 2º ciclo a que se candidata - 60% Nota média da Apreciação curricular que inclui uma avaliação da habilitação anterior Candidatos não titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal mas detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pela comissão de Avaliação e Seriação como ates­tando capacidade para realização do ciclo de estudos: - 60% Nota da Apreciação curricular - 40% Entrevista ou Prova de Admissão
  • Destinatários

    Destinatários

    Destinado à formação de Engenheiros nos domínios clássicos do Ambiente (energia e ambiente; alterações climáticas; gestão ambiental; saneamento ambiental; gestão de resíduos, controlo e monitorização da qualidade do solo, água e ar; economia circular; avaliação de impactes ambientais e sociais), com forte ligação ao mundo empresarial.
  • Competências

    Competências

    A gestão sustentável dos recursos naturais e da energia, e a procura de cenários e soluções viáveis para os problemas do desenvolvimento e da sustentabilidade são os principais objetivos do ciclo de estudo, e constituem áreas e setores de elevada empregabilidade a nível nacional e internacional. Este ciclo de estudos visa proporcionar, numa perspetiva científica e técnica, uma sólida formação que garanta aos futuros mestres em Engenharia do Ambiente competências adequadas para projetar, desenvolver, fiscalizar, coordenar e controlar programas e processos de gestão e avaliação ambiental, de natureza pública ou privada. Tais competências, devidamente enquadradas por uma visão abrangente e integrada do desenvolvimento e pelo método científico de análise do ciclo de vida dos produtos e serviços, incluem metodologias de trabalho e de tomada de decisão inovadoras aplicadas à resolução de problemas ambientais; capacidade de organizar equipas de forma construtiva e participada, e capacidade de análise crítica e de autoaprendizagem. As competências específicas a desenvolver pelos alunos ao longo deste ciclo de estudos incluem: a aplicação de técnicas analíticas na monitorização de poluentes ambientais; o desenvolvimento de produtos e processos eco-compatíveis; a identificação de processos físico-químicos resultantes de situações de stress ambiental ou ecológico; a avaliação, minimização e monitorização dos aspetos e impactes ambientais das atividades económicas e das tecnologias, nomeadamente em termos de eco-eficiência e eficiência energética; a aquisição de qualificações para efetuar avaliação e gestão ambiental, projeto e gestão do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, de resíduos, de ecossistemas e promoção do património natural, de recursos hídricos, da qualidade do ar e do ambiente sonoro, dos solos e ordenamento do território. Pretende-se ainda induzir nos estudantes competências que lhes permitam desenvolver e participar em processos de investigação, nomeadamente através da conceção de projetos, recorrendo à escolha de unidades de observação, sua avaliação, métodos de recolha de dados e sua análise; bem como intervir no meio empresarial com capacidades para inovarem, empreenderem novos negócios e atividades, tanto em contextos nacionais como internacionais.
  • Objetivos

    Objetivos

    As atividades dos engenheiros do ambiente estendem-se atualmente às mais diversas áreas e domínios de interesse social, desde a política à tecnologia, passando pela economia e pela gestão. São seguramente muito poucos os setores ou domínios específicos de atividade económica que atualmente descuram o contributo positivo da Engenharia do Ambiente para o seu progresso e desenvolvimento. São hoje, de facto, raras as instituições sociais e do mundo económico onde não é notada a presença dos engenheiros do ambiente. Pretende-se com este mestrado criar quadros superiores especializados, dotando-os de competências técnicas e científicas específicas para atuarem em diferentes níveis e contextos nos domínios clássicos da engenharia do ambiente, nas empresas, no Estado nas autarquias, e nas organizações de cariz internacional ou regional, como é o caso da União Europeia, da Agência Europeia do Ambiente ou da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Formação avançada em regime pós-laboral, centrada nos domínios clássicos da Engenharia do Ambiente (águas, resíduos, solos, energia & atmosfera), com forte ligação ao mundo empresarial e às instituições de I&D, distinguindo-se de formações congéneres pela sua penetração tecnológica e pela elevada carga lectiva experimental e laboratorial.
    • Reconhecimento profissional. Os titulares do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente que também possuam um 1º Ciclo de Estudos nesta área da Engenharia, poderão increver-se na Ordem dos Engenheiros, passando a poder usar o título profissional de engenheiro, e exercer os actos de Engenharia legalmente previstos para os Engenharos do Ambiente.
    • Reconhecimento internacional.Para além do reconhecimento obtido através da Ordem dos Engenheiros junto da FEANI - Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia, o Mestrado em Engenharia do Ambiente da ULHT é reconhecido em países lusófonos de elevada empregabilidade nesta área da Engenharia, como é o caso do Brasil, Angola e Moçamb.
    • Curso de futuro. Os maiores desafios das gerações presentes e futuras apelam ao contributo da Engenharia Ambiental. A gestão sustentável dos recursos naturais e da energia, e a procura de soluções viáveis para os atuais problemas do desenvolvimento são apenas alguns exemplos de tais desafios.
    • Poder beneficiar dos vários acordos e protocolos estabelecidos entre a ULHT e diversas empresas e instituições nacionais e internacionaisb (caso da Univ. da Califórnia, Berkeley), em termos de realização de estágios profissionais avançados ou de participação em equipas de projecto nacionais e internacionais de I&D nesta área da Engenharia.
    • Corpo docente e de investigação que alia elevadas competências técnicas e científicas, reconhecidas pela comunidade académica e empresarial, com fortes competências profissionais, factor essencial para adequar o ensino às atuais exigências das empresas e das legislações.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Rui Costa Neto Manuel de Arriaga Correia Guedes Ulisses Mendes Fernandes
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Um aluno que termine este 2º Ciclo está habilitado a desenvolver trabalhos nas seguintes áreas: - Planeamento, gestão e coordenação; - Auditoria e consultoria; - Modelação e gestão de recursos naturais; - Planeamento e ordenamento do território; - Proteção civil; - Comércio e indústria; - Investigação e docência. Em estabelecimentos de ensino e institutos de investigação públicos e privados; empresas públicas e privadas; autarquias, ou por conta própria.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Este 2º Ciclo destina-se todos os investigadores e/ou docentes que pretendam vir a encetar um percurso académico tornando-se Mestres dentro do campo das Ciências Naturais e Biológicas. Em termos práticos, o aluno pode evoluir posteriormente para um curso de Doutoramento (3º Ciclo).
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade Lusófona dispõe das estruturas adequadas ao desenvolvimento dos estudos, contando com uma a biblioteca especializada cujo horário cobre, integralmente e sem interrupções o horário de funcionamento do curso e acesso a base de dados. As aulas e outras atividades letivas do ciclo de estudos decorrem todas nas instalações da universidade, que possui um laboratório apetrechado para as diferentes áreas de interesse do curso. As atividades de docência na universidade são complementadas por visitas de estudo às empresas e instituições de investigação onde trabalham alguns dos docentes, assim como visitas de campo a outras empresas e instituições da área. Os laboratórios próprios da Universidade Lusófona dispõem dos equipamentos, estruturas e recursos humanos e materiais indispensáveis para a adequada realização do Mestrado proposto. Os trabalhos de investigação para a elaboração das dissertações dos mestrandos são orientadas e acompanhadas pelos docentes e outros especialistas convidados nas áreas de interesse dos mestrandos.

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade de Engenharia
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 400€
      Candidatos nacionais ou equiparados 169€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 40€
      Reingresso 90€
      Matrícula e Inscrição 245€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 304.2€
      Valor por ECTS 10.14€
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 313.2€
      Valor por ECTS 10.44€

Direção do Curso

Secretariado

Natalia Raileanu

  • Extensão Telefónica
    660
  • Local de atendimento
    Sala C.1.6
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 215/2012

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios