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Apresentação
Apresentação
Nesta UC explora-se o conceito de Economia Circular e da Gestão de Fluxos de Materiais em diversas vertentes designadamente: a criação de valor, o papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e a importância da criatividade nas etapas de conceção de soluções.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT503-22835
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A gestão de recursos e o capital natural
- Introdução ao conceito de economia circular
- Ecologia industrial e estratégias zero emissões
- Inovação na circularidade
- Comunicar a Economia Circular
- Financiamento e novas oportunidades de negócio
- Gestão de fluxos materiais: abordagem conceptual e casos de estudo nacionais e internacionais
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Objetivos
Objetivos
A sociedade atual é insustentável. São bem conhecidos os desafios que enfrentamos: produção de resíduos, alterações climáticas, falta de água, escassez de recursos, perda de biodiversidade, etc.
Simultaneamente é reconhecida a importância de serem catalisados modelos económicos sustentáveis e de oferta de oportunidades a uma população crescente.
Nesta UC explora-se o conceito de Economia Circular e da Gestão de Fluxos de Materiais em diversas vertentes designadamente: a criação de valor, o papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e a importância da criatividade nas etapas de conceção de soluções.
Esta UC deverá incutir a capacidade para identificar as problemáticas associadas à Economia Circular, de reconhecer a importância da adoção de políticas integradas de gestão, conseguindo transpor a sua ação para a procura de soluções em vários domínios que sejam exemplo de inovação e criatividade na resolução dos problemas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).
Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados em avaliação contínua; nota mínima 10 (9.5).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cox, C. Barry/ Moore, Peter D./Ladle, Richard (2016). Biogeography. An ecological and evolutionary approach, 9th edition, Wiley-Blackwell.
Graedel, Tom H.; Allenby, Braden R.; Graedel, T.E. (2009) Industrial Ecology and Sustainable Engineering. Prentice Hall.
Brunner, Paul H./ Rechberger, Helmut: Practical Handbook of Material Flow Analysis, Lewis Publications,
2004.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não