filmeu

Disciplina Economia Circular e Gestão de Fluxos Materiais

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC explora-se o conceito de Economia Circular e da Gestão de Fluxos de Materiais em diversas vertentes designadamente: a criação de valor, o papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e a importância da criatividade nas etapas de conceção de soluções.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     - A gestão de recursos e o capital natural

     - Introdução ao conceito de economia circular

     - Ecologia industrial e estratégias zero emissões

     - Inovação na circularidade

     - Comunicar a Economia Circular

     - Financiamento e novas oportunidades de negócio

     - Gestão de fluxos materiais: abordagem conceptual e casos de estudo nacionais e internacionais

  • Objetivos

    Objetivos

    A sociedade atual é insustentável. São bem conhecidos os desafios que enfrentamos: produção de resíduos, alterações climáticas, falta de água, escassez de recursos, perda de biodiversidade, etc.

    Simultaneamente é reconhecida a importância de serem catalisados modelos económicos sustentáveis e de oferta de oportunidades a uma população crescente.

    Nesta UC explora-se o conceito de Economia Circular e da Gestão de Fluxos de Materiais em diversas vertentes designadamente: a criação de valor, o papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e a importância da criatividade nas etapas de conceção de soluções.

    Esta UC deverá incutir a capacidade para identificar as problemáticas associadas à Economia Circular, de reconhecer a importância da adoção de políticas integradas de gestão, conseguindo transpor a sua ação para a procura de soluções em vários domínios que sejam exemplo de inovação e criatividade na resolução dos problemas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).

    Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados em avaliação contínua; nota mínima 10 (9.5).
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cox, C. Barry/ Moore, Peter D./Ladle, Richard (2016). Biogeography. An ecological and evolutionary approach, 9th edition, Wiley-Blackwell.

    Graedel, Tom H.; Allenby, Braden R.; Graedel, T.E. (2009) Industrial Ecology and Sustainable Engineering. Prentice Hall.

    Brunner, Paul H./ Rechberger, Helmut: Practical Handbook of Material Flow Analysis, Lewis Publications,
    2004.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios