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Disciplina Gestão da Qualidade do Ar

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Gestao e QUalidade do Ar pretende dar a conhecer aos alunos a importância deste tópico na atualidade e principalemnte, dando conhecimentos para que se possam identificar ações e métodos para garantir uma boa gestão da QA. 

    Na componente teórica serão abordados conceitos, temas e legislação importante para esta abordagem. 

    Na componente prática desta UC os alunos desenvolvem ferramentas de pesquisa de informação, análise e tratamento de dados, com base em casos de estudo, onde contactam com a legislação no domínio do ar e com outro tipo de instrumentos de avaliação (ex: inventários de emissões, modelos e redes de monitorização de qualidade do ar

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução à poluição atmosférica e qualidade do ar interior (QAI).
    • A importância da gestão da qualidade do ar (QA) no panorama atual.
      • Problemáticas globais associadas à QA
    • Características da atmosfera, estabilidade e dinâmica dos poluentes.
    • Fontes industriais e respectiva prevenção
    • Controlo e monitorização da QA:
      • Análise de documentos legais, em particular legislação, na área da QA;
      • Avaliação da qualidade do ar com base nas ferramentas definidas na Diretiva Quadro da Qualidade do Ar (inventários de emissões, redes de monitorização e modelos de qualidade do ar);
    • Análise de dados de qualidade do ar, quer medidos, quer simulados, e definição de estratégias de redução da poluição atmosférica
    • Ventilação e controlo da QAI
      • Sistemas AVAC em edifícios
      • Aplicação de auditorias na determinação da QAI
      • Diagnóstico da QAI
    • Avaliação da QAI em edifícios com base em ferramentas legais existentes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dominar a dinâmica dos poluentes atmosféricos, a respectiva quantificação e a avaliação da qualidade do ar, para ambientes exteriores (poluição atmosférica) e interiores (qualidade do ar interior).

    Dotar os alunos de conhecimento e competências necessárias para a definição e implementação de políticas de gestão da qualidade do ar, contribuindo para a redução dos efeitos da poluição atmosférica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O desenvolvimento desta UC basear-se-á, sempre que possível, na aplicação do método Problem Base Learning ou project based learning , potenciando as capacidades de pesquisa, análise, crítica e decisão dos alunos. Diversos momentos de discussão-aprendizagem serão realizandos, tendo por base a participação ativa dos alunos, através de momentos de brainstorming, jogos interativos (kahoot e outros similares).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Seinfeld, J H; Pandis, S N. 2006. Atmospheric Chemistry and Physics: from Air Pollution to Climate Change. John Wiley & Sons. ISBN: ISBN: 978-1-118-94740-1 M. Almeida, N. Canha, et al (2023) Qualdiade do ar interior nas escolas. Desenvolvido no âmbito do projeto SUDOE 3SQAIR (SOE4/P1/E1004). ISBN: 978-989-99522-2-5 Duarte Santos, F. (2021) Alterações Climáticas. Publicações Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 9789899064256. Guedes Vaz, S. (2016) Ambiente em Portugal. Publicações Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 9789898838469. Lage, J. (2016) Environmental Impacto f steelwork emissions: an integrated approach. Delft University of Technology (TU Delft), The Netherlands. PhD Thesis. Uitgeverij BOXPress, Holanda, 176 pages, ISBN/EAN: 9789462954113. Lage, J. (2013) Biomonitorização da deposição atmosférica de elementos químicos na zona industrial de Gijón, Espanha. Dissertação grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Engenharia, ULHT, Lisboa

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