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Disciplina Caracterização e Remediação de Solos e Aquíferos

  • Apresentação

    Apresentação

    Rever conceitos importantes sobre solos, sua constituição e propriedades relacionando com os diferentes tipos de rochas-mãe, salientando a importância da composição da rocha na composição do solos. Rever conceitos importantes de hidrologia, hidrodinâmica a hidroquímica de águas superficiais e subterrâneas. 

    Entender os conceitos de contaminação e poluição. Tipo e dinâmica (mobilidade) dos diferentes poluentes (orgânicos e inorgânicos) do solo e nas águas, sua interacção com os sistemas adjacentes (atmosfera, hidrosfera e biosfera).

    Entender os critérios de avaliação e monitorização da poluição do solo e da água.

    Compreender estratégias e aprender tecnologias disponíveis para remediação do solo e das águas subterrâneas.

    Promover o contacto dos alunos, através de exercícios práticos e saídas de campo (no terreno), com exemplos de poluição no território português, promovendo uma maior aproximação do aluno com a realidade nacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA (T)

    1. CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS: Conceitos básicos, génese, composição. Propriedades físicas/químicas

    2. CONTAMINAÇÃO DOS SOLOS: Degradação do Solo. Conceito de poluição. Classificação da Poluição. Poluição na Europa e em Portugal. Principais contaminantes

    3. CARACTERIZAÇÃO DE AQUÍFEROS: Ciclo da Água. Hidrologia subterrânea. Propriedades hidráulicas. Avaliação da Vulnerabilidade.

    4. CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS: Conceito de poluição. Principais poluentes das águas subterrâneas. Transporte de poluentes. Monitorização e Amostragem de Águas. Legislação da UE/Portugal.

    5. REMEDIAÇÃO DE SOLOS E AQUÍFEROS CONTAMINADOS: Avaliação de locais contaminados ¿ Fases de investigação. Amostragem. Legislação (nacional e internacional). Técnicas de remediação (in-situ, on e off-site). Casos de estudo

     

    PRÁTICA (P)

    Exercícios sobre contaminação. Distribuição superficial e em profundidade da contaminação. Fontes e movimento dos poluentes.

    Realização de trabalhos sobre poluição do solo/sedimento/água.

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá adquirir conhecimentos nas áreas de caracterização textural, composicional e hidráulica do solo e de aquíferos.

    Conhecer os principais contaminantes e a sua movimentação nos compartimentos água/solo.

    Desenvolver capacidades para avaliar os impactes inerentes a diversas actividades antrópicas.

    Ser capaz de avaliar a qualidade do solo e dos aquíferos recorrendo a metodologias de avaliação das áreas contaminadas.

    Ser capaz de apresentar soluções de remediação ajustadas aos locais contaminados avaliados, escolhendo metodologias e tecnologias de remediação de solos e águas subterrâneas contaminadas.

    Deve conhecer a legislação nacional e internacional aplicável às situações identificadas em Portugal.

    Aprender a trabalhar com folha de cálculo (excel) e com o Google Earth.

    Ser capaz de trabalhar em equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. As aulas utilizam um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. Nos temas abordados é incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de “aulas invertidas”, “Ensino de pares” e “Feedback dos colegas”.

    Se existir a oportunidade será feita uma saída de campo (saída técnica) que permitirá a aprendizagem em regime não-formal.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Costa, J. B. (2004). Caracterização e Constituição do Solo. 7ª ed.Fund.CalousteGulbenkian.

    EEA and JRC (2010).The European Environment State and Outlook. Soil. Luxembourg: Publications Office ofthe EU.

    Fetter, C. W. (1994).Contaminant Hydrogeology. Prentice Hall.

    Hipólito, J.R.; Vaz, A.C.(2017).Hidrologia e recursos hídricos. 3ª Edição. Coleção Ensino da Ciência e Tecnologia. IST Press.

    Meuser, H. (2012).Soil Remediation and Rehabilitation: Treatment of Contaminated and Disturbed Land. Springer Science & Business Media.

    Vieira, J.M.P. (2018).Água e saúde pública. Silabo.

    Legislação nacional e internacional.

    Páginas ne:APA, EEA, USEPA, ESDAC.JRC

    Legislação nacional e internacional.

    Variados artigos (comunicação social e académicos).

    Páginas da internet. Ex: APA, EEA, USEPA, ESDAC.JRC

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