filmeu

Disciplina Seminários em Engenharia do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina proporciona aos alunos o contacto com vários profissionais que trabalham ligados à área da Engenharia do Ambiente através de um conjunto de sessões de palestras com oradores convidados que podem ser de diferentes proveniências. Podem ser convidados professores da Universidade Lusófona ou de outras universidades, técnicos de empresas, de municípios, de Organizações Não Governamentais ligadas ao ambiente (ONGA), de Institutos (ICNF), etc. Serão propostos temas diversificados e de preferência actuais. Sempre que possível as sessões serão abertas para se incrementar a reflexão e discussão dos temas que podem ser implementados em modelos diferentes (palestra, seminário, wokshop, mesa redonda).

    Sendo uma disciplina do mestrado é importante oferecer um olhar integrador das várias áreas de actuação possíveis para os Engenheiros do Ambiente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O conteúdo programático está dependente da área de trabalho dos especialistas que serão anualmente convidados para as várias sessões a realizar no âmbito da unidade curricular, sendo que abordará a maioria das áreas da Engenharia do Ambiente, como por exemplo: solos, água, ar, resíduos, alterações climáticas, riscos ambientais, monitorização ambiental.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer metodologias de investigação; conhecer temas e áreas inovadoras de I&D na área de Engenharia do Ambiente. Contactar com profissionais que diariamente desenvolvem trabalho em Engenharia do Ambiente ou em áreas a esta ligada. Ser capaz de interagir, reflectir e argumentar sobre as temáticas abordadas.

    Aprender a aceder e pesquisar em páginas de internet (páginas institucionais, governamentais, de associações, de municípios, etc.) conteúdos necessários ao aprofundamento das várias temáticas abordadas e consequentemente à execução dos trabalhos propostos.

    Desenvolver competências para a revisão bibliográfica e escrita científica em modelos com regras editoriais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC está estruturada para diferentes momentos de avaliação que irão utilizar diferentes estratégias/métodos de ensino-aprendizagem:

    1) Aulas de pesquisa autónoma de plataformas fidedignas de conteúdos científicos, elaboração de bibliografia e aprendizagem de regras de escrita de documentos científicos (artigos, disertações). Vai utilizar-se o método de "trabalho independente";

    2) No conjunto de sessões expositivas, especialistas apresentam um tema, sempre apoiado por casos de estudo reais. Previamente às sessões, os alunos são incentivados a investigar sobre o tema e a elaborar um conjunto de questões. No final os alunos são incentivados a colocar as questões previamente elaboradas ou novas questões pertinentes à discussão/reflexão. Nestas sessões opta-se pela utilização da metodologia de "aula invertida";

    3) Apresentação oral de um tema dos alunos aos colegas/professores e discussão conjunta, baseado no método "ensino de pares" e "feedback dos colegas".

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A bibliografia é variada, sendo disponibilizada por cada um dos docentes/especialistas convidados de acordo com os temas abordados.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios