filmeu

Disciplina Gestão, Tratamento e Valorização de Resíduos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar a conhecer conceitos e métodos relacionados com os resíduos urbanos e industriais e com todas as etapas da sua gestão, desde a prevenção ao destino final

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     - Gestão de Resíduos Sólidos: revisão de conceitos; enquadramento legal e definições; produção, classificação e composição; gestão integrada; a economia circular e sua relação com a gestão de resíduos; situação nacional e internacional; recolha e transporte

     - Valorização de resíduos: regulamentação, classificação de perigosidade, identificação dos resíduos com maior viabilidade de valorização e das obras onde podem ser aplicados, ensaios de caracterização laboratorial e no campo, instrumentos de monitorização.

     - Tratamento mecânico.

     - Valorização energética.

     - Reciclagem material e gestão de fluxos especiais.

     - Aspetos técnicos da bioeconomia: valorização de resíduos orgânicos

    - Confinamento de resíduos / Aterro sanitário: regulamentação, conceção, construção, exploração e monitorização da obra.

     - Aspetos sociais e económicos: perceções sociais; instrumentos económicos.

    - Geotecnia Ambiental

  • Objetivos

    Objetivos

    Domínio dos conceitos e métodos relacionados com os resíduos urbanos e industriais e com todas as etapas da sua gestão, desde a prevenção ao destino final. Conhecimento das diversas tecnologias de tratamento de resíduos. Conhecimento sobre a gestão dos fluxos específicos de resíduos. Conhecimento prático da realidade nacional em termos de gestão de resíduos, através, por exemplo, de visitas técnicas. Exercícios práticos sobre a temática abordada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Pires, A., Martinho, G., Rodrigues, S., Gomes, M.I. (2019). Sustainable Solid Waste Collection and Management. Springer Nature

     - Chang NB, Pires A (2015) Sustainable solid waste management: a systems engineering approach. IEEE Wiley, Hoboken

     - Pardo de Santayana, F. (2004). As camadas e componentes minerais dos aterros de resíduos sólidos urbanos e industriais. Rev. Geotecnia, SPG, Lisboa, n.º 100, pp. 209-228.

     - Roque, A.J. (2017). Capítulo 4 “Avaliação da perigosidade ambiental dos agregados reciclados”. Materiais tratados e reciclados em infraestruturas de transporte, 1.ª edição, Eds. J. Neves, A.C. Freire e F. Batista, LNEC, Lisboa, pp. 49-71.

     - Roque, A.J. (2017). Capítulo 13 “Aplicação de ASIC em aterro e pavimento”.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios