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Disciplina Gestão e Comunicação de Risco

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades práticas, comportamentos, necessários ao exercício de atividades em matéria de Gestão de risco e comunicação de risco e recorrendo a pesquisa de publicações científicas, análise de estudos de caso, promovendo o debate, a comunicação, criatividade e desenvolvimento de pensamento crítico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento da temática.
    2. Definição de principais conceitos: perigo, risco, desastre e catástrofe; perceção de risco; comunicação de risco, análise de risco, gestão de risco, governança de risco
    3. Enquadramento legal e instrumentos de prevenção e gestão
    4. Riscos Naturais e Tecnológicos
    5. Riscos para a saúde humana: enquadramento e histórico de acidentes
    6. Análise de estudos de caso (causas, consequências, medidas de controlo e mitigação)
    7. Metodologias de análise e avaliação de risco: Identificação e caracterização de perigos;Avaliação de exposição (toxicidade);Avaliação dose-resposta;Caracterização de risco
    8. Comunicação e governança de risco. A importância de participação e integração das populações na gestão do risco. O sucesso da prevenção e a necessidade da mitigação
    9. Gestão de Risco
    10. Análise de estudos de caso
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos relativos à gestão e comunicação de risco e sua aplicação para apoio à resolução de problemas globais e complexos. Serão desenvolvidas e aplicadas metodologias de análise e avaliação de risco para a saúde humana e o ambiente, resultantes da exposição a contaminantes ambientais. Serão debatidos as multidimensões e visões da ciência do risco e analisados estudos de caso de acidentes e ocorrências que permitam a aplicação de metodologias, incluindo identificação e caracterização de perigos, avaliação de exposição, avaliação dose-resposta, caracterização de risco e gestão e comunicação de risco. Conhecimento acerca da perceção de risco e condicionantes do sucesso da comunicação. A comunicação como parte integrante da gestão de risco e o seu uso como ferramenta de apoio à decisão. A importância de mecanismos colaborativos na governância do risco no indivíduo e no coletivo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C’s da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade). A ética na comunicação de risco e o papel de stakeholders evidenciará a procura de equilíbrio- económico, social e ambiental.

    Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados; nota mínima 10 (9.5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abreu-Santos, I., Vasconcelos, L. & Miranda-Pires, I. (2017). Learning from risk: lessons from L’Aquila and Japan /Aprender del riesgo: lecciones de L’Aquila y Japón. Psyecology, DOI 10.1080/21711976.2016.1267854.

    ATDSR (Agency for Toxic Substances and Disease Registry). (2005). Public Health Assessment Guidance Manual, https://www.atsdr.cdc.gov/hac/phamanual/toc.html

    APA/ GERA (2008a). Requisitos do Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves.

    Bech, U. (2015). Sociedade de Risco Mundial. Edições 70, Portugal.

    EEA (European Environmental Agency). (2018). Chemicals for a sustainable future. Report of the EEA Scientific Committee Seminar, Copenhagen, 17 May 2017.

    European Environment Agency. (2019). The European environment — state and outlook 2020, Knowledge for transition to a sustainable Europe.

    Ferguson, N. (2021). Doom: The Politics of Catastrophe. Penguin Random House, UK.

    Miller, G.T. & Spoolman, E.S. (2021). Living in the Environment. Cengage. www.cengage.com

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