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Disciplina Técnicas de Tratamento de Água e Efluentes (Gestão e Tratamento)

  • Apresentação

    Apresentação

    O domínio de intervenção da UC dirige-se ao conhecimento de metodologias de tratamento quer da água para consumo humano quer de águas residuais, revendo e desenvolvendo os conhecimentos adquiridos em Hidráulica e na Poluição da Água, visando a aplicação em situações concretas. Esta UC é relevante pois transmite conhecimentos indispensáveis para resolver situações de diagnóstico, de conceção, de exploração e gestão de ETA e de ETAR.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Caraterização da água.

    Tratamento de águas de abastecimento (arejamento, coagulação/floculação, sedimentação e flotação, filtração, separação por membranas, permuta iónica, oxidação química, desinfeção).

    Resíduos das ETA.

    Caraterização das águas residuais. Cargas poluentes.

    Operações e processos de tratamento de águas residuais.

    Secagem de lamas.

    Normas, regulamentos e legislação aplicável.

  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar conhecimentos sobre métodos e técnicas a utilizar no tratamento de águas de abastecimento para diversos fins e de águas residuais, tendo em atenção o meio recetor.

    Fornecer capacidades para avaliar e ponderar tomadas de decisão no âmbito da avaliação, conceção, operação e manutenção de unidades de tratamento de águas de abastecimento e de águas residuais. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão. Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).

    Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de fichas de trabalho e trabalhos de grupo com apresentação escrita e oral. Os trabalhos parcelares desenvolvidos ao longo do semestre terão um peso de 60% e o trabalho final de 40%. Exame escrito para alunos não aprovados em avaliação contínua; nota mínima 10 (9.5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Mendes, B.; Oliveira, J. S. – “Qualidade da Água para Consumo Humano”, LIDEL, Lisboa, 2004;
    • Metcalf & Eddy – “Wastewater Engineering: Treatment and Reuse”, McGraw-Hill, New York, 2014;
    • Comissão Sectorial para a Água (CS/04) – “A Problemática do Chumbo na Água de Consumo Humano”, Instituto Português da Qualidade; 2002;
    • Droste, R.; Gehr, R.; Theory and Practice of Water and Wastewater Treatment; John Wiley & Sons, 2018.

     

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