-
Apresentação
Apresentação
Fornece conhecimentos, competências e ferramentas para apoio à decisão em problemas complexos de Engenharia e Gestão Industrial. O seu âmbito inclui a aplicação de diferentes métodos para a estruturação de modelos de avaliação com múltiplos atores, objetivos e alternativas, assim como a incorporação de incerteza e risco.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-23870
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução
- Características do contexto de decisão e ferramentas de estruturação
- Métodos soft de estruturação do problema
- Análise de Stakeholders
- Análise de cenários
- Mapeamento cognitivo
- Tabela de geração de estratégias
- Melhores práticas, vantagens e desvantagens
- Métodos soft de estruturação do problema
- Categorias principais de problemas
- Escolha
- Ranking
- Classificação
- Escolas de Análise de Decisão e seus fundamentos teóricos
- Escola Anglo-Saxónica e Europeia
- Métodos com base na teoria de valor e de utilidade
- Multi-Attribute Value Theory
- Multi-Attribute Utility Theory
- Métodos de Outranking
- Famíla de métodos Electre
- Famíla de métodos Promethee
- Métodos de regras de decisão
- Dos dados ao apoio à tomada de decisão. Incerteza e complexidade
- Fontes de incerteza
- Modelação - Previsão do desempenho de alternativas
- Análise de sensibilidade, alteração de pressupostos
- Decisão em grupo: iterações, questionários, processo de conferência
- Estratégias de intervenção e aprendizagem
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos em modelos, processos e ferramentas para apoiar decisores a estruturar e explorar decisões caracterizadas pela complexidade do seu contexto, objetivos múltiplos, incerteza e diferenças de opinião. Mais especificamente, os alunos aprenderão a:
- estruturar problemas complexos de decisão, em contexto público ou privado, e a delimitá-los em parcelas analisáveis;
- integrar objetivos e preferências de diferentes decisores no “modelo de apoio à decisão”, através da licitação de informação sobre preferências subjetivas.
- incluir a incerteza nos modelos de apoio à decisão e a testar pressupostos com análises de sensibilidade, compreendendo a existência de limitações à tomada de decisão;
- analisar exemplos reais de aplicações de análise de decisão e de conferências de decisão em organizações;
- selecionar e utilizar ferramentas informáticas para apoio à decisão, promovendo o consenso entre diferentes decisores.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta fundamentalmente na exposição da matéria, na resolução de exercícios e de casos práticos, com a participação ativa dos alunos e recorrendo a software específico.
Avaliação com 2 componentes:
- Exame escrito (individual), peso de 50% na classificação final;
- Trabalho de grupo com apresentação oral, peso de 50% na classificação final.
Neste projeto, os alunos devem desenvolver um modelo MCDA aprendido no âmbito desta unidade curricular, de preferência em contexto real ou realista para auxiliar um decisor, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar conclusões/recomendações.
Para aprovação, as notas parciais mínimas são: 9,5/20 no exame e 9,5/20 no trabalho de grupo. Alunos com a classificação global superior a 16/20 deverão realizar uma prova oral ou, caso não compareçam, é atribuída a classificação final de 16 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Belton, Valerie, and Stewart, Theodor J. (2002). Multiple Criteria Decision Analysis: An Integrated Approach, Springer Science+Business Media Springer.
- Eisenführ, Franz; Weber, Martin; and Langer, Thomas (2010) Rational Decision Making. 1st edition, 447 p., Springer Verlag
- Goodwin, P., & Wright, G. (2014). Decision analysis for management judgment. John Wiley & Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Francisco Silva Pinto
A combinar com os alunos
Ricardo Mateus
A combinar com os alunos
-
Mobilidade
Mobilidade
Não