Disciplina Incerteza, Risco e Apoio à Decisão

  • Apresentação

    Apresentação

    Fornece conhecimentos, competências e ferramentas para apoio à decisão em problemas complexos de Engenharia e Gestão Industrial. O seu âmbito inclui a aplicação de diferentes métodos para a estruturação de modelos de avaliação com múltiplos atores, objetivos e alternativas, assim como a incorporação de incerteza e risco.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução
    2. Características do contexto de decisão e ferramentas de estruturação
      • Métodos soft de estruturação do problema
        • Análise de Stakeholders
        • Análise de cenários
        • Mapeamento cognitivo
        • Tabela de geração de estratégias
      • Melhores práticas, vantagens e desvantagens
    3. Categorias principais de problemas
      • Escolha
      • Ranking
      • Classificação
    4. Escolas de Análise de Decisão e seus fundamentos teóricos
      • Escola Anglo-Saxónica e Europeia
      • Métodos com base na teoria de valor e de utilidade
        • Multi-Attribute Value Theory
        • Multi-Attribute Utility Theory
      • Métodos de Outranking
        • Famíla de métodos Electre
        • Famíla de métodos Promethee
      • Métodos de regras de decisão
    5. Dos dados ao apoio à tomada de decisão. Incerteza e complexidade
      • Fontes de incerteza
      • Modelação - Previsão do desempenho de alternativas
      • Análise de sensibilidade, alteração de pressupostos
    6. Decisão em grupo: iterações, questionários, processo de conferência
    7. Estratégias de intervenção e aprendizagem
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos em modelos, processos e ferramentas para apoiar decisores a estruturar e explorar decisões caracterizadas pela complexidade do seu contexto, objetivos múltiplos, incerteza e diferenças de opinião. Mais especificamente, os alunos aprenderão a:

    • estruturar problemas complexos de decisão, em contexto público ou privado, e a delimitá-los em parcelas analisáveis;
    • integrar objetivos e preferências de diferentes decisores no “modelo de apoio à decisão”, através da licitação de informação sobre preferências subjetivas.
    • incluir a incerteza nos modelos de apoio à decisão e a testar pressupostos com análises de sensibilidade, compreendendo a existência de limitações à tomada de decisão;
    • analisar exemplos reais de aplicações de análise de decisão e de conferências de decisão em organizações;
    • selecionar e utilizar ferramentas informáticas para apoio à decisão, promovendo o consenso entre diferentes decisores.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino assenta fundamentalmente na exposição da matéria, na resolução de exercícios e de casos práticos, com a participação ativa dos alunos e recorrendo a software específico.

    Avaliação com 2 componentes:

    • Exame escrito (individual), peso de 50% na classificação final;
    • Trabalho de grupo com apresentação oral, peso de 50% na classificação final.

    Neste projeto, os alunos devem desenvolver um modelo MCDA aprendido no âmbito desta unidade curricular, de preferência em contexto real ou realista para auxiliar um decisor, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar conclusões/recomendações.

    Para aprovação, as notas parciais mínimas são: 9,5/20 no exame e 9,5/20 no trabalho de grupo. Alunos com a classificação global superior a 16/20 deverão realizar uma prova oral ou, caso não compareçam, é atribuída a classificação final de 16 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Belton, Valerie, and Stewart, Theodor J. (2002). Multiple Criteria Decision Analysis: An Integrated Approach, Springer Science+Business Media Springer.
    • Eisenführ, Franz; Weber, Martin; and Langer, Thomas (2010) Rational Decision Making. 1st edition, 447 p., Springer Verlag
    • Goodwin, P., & Wright, G. (2014). Decision analysis for management judgment. John Wiley & Sons.
       

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Francisco Silva Pinto

    A combinar com os alunos

     

    Ricardo Mateus

    A combinar com os alunos

     

         
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