-
Apresentação
Apresentação
Fornece conhecimentos, competências e ferramentas matemáticas suplementares na área da investigação operacional, os quais são essenciais para a gestão e a engenharia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-23871
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Revisão sobre programação linear - formulação de problemas, método gráfico e Simplex
- Otimização em redes - o caminho mais curto, o fluxo máximo, o problema de transportes e o problema de afetação
- Programação linear inteira (mista) - formulação de problemas e métodos de solução ("Branch-and-Bound" and "Branch-and-Cut")
- Programação linear multiobjetivo
- Heurísticas and metaheurísticas - conceitos, espaço de solução e vizinhança; construção, melhoramento e procura local; Arrefecimento Simulado (Simulated Annealing), Pesquisa Tabu (Tabu Search) e Algoritmo Genético (Genetic Algorithm)
- Otimização combinatória - o Problema do Caixeiro-viajante, o Problema de rotas e o Problema de localização
- Programação não-linear - o Problema da mochila (Knapsack)
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos da disciplina consistem em dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais no contexto da investigação operacional de forma a poderem resolver uma gama mais alargada de problemas de engenharia e gestão do que a estudada em Fundamentos de Investigação Operacional. Nomeadamente, problemas que envolvam programação linear inteira (mista), programação linear multiobjetivo, otimização combinatória e programação não-linear. Relativamente aos métodos de solução serão lecionados métodos exatos, assim como heurísticas e metaheurísticas. Mais especificamente, os alunos aprenderão a:
- Construir o modelo de otimização que mais se adequa à resolução do problema em causa
- Aplicar o método de solução e software adequado à resolução do modelo
- Redigir um documento que descreva o problema, o modelo desenvolvido, o(s) método(s) de solução utilizados para o resolver e as conclusões retiradas da sua resolução para ajudar no processo de tomada de decisão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino será fundamentalmente assente na exposição da matéria, em trabalhos individuais e no estudo de casos, recorrendo a problemas reais e a software específico. A avaliação será contínua e consistirá numa componente prática (um ou mais trabalhos individuais ou em grupo) equivalente a 50% da nota e numa componente teórica (prova escrita) equivalente a 50% da nota. No total o aluno deverá ter a nota mínima de 9,5/20 valores. A componente teórica pode ser avaliada através de avaliação contínua (durante o semestre) ou através de exame. A componente prática é avaliada apenas através do(s) trabalho(s) individual(is) ou em grupo, sendo a realização deste(s) obrigatória. Os alunos só poderão obter aprovação à disciplina se realizarem os trabalhos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Hillier, F.S., e G.J. Lieberman - Introduction to Operations Research. 7th Edition. McGraw-Hill, 2001. ISBN: 0072321695.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Diana Rita Ramos Jorge
A combinar com os alunos
-
Mobilidade
Mobilidade
Não