Disciplina Complementos de Investigação Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Fornece conhecimentos, competências e ferramentas matemáticas suplementares na área da investigação operacional, os quais são essenciais para a gestão e a engenharia. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Revisão sobre programação linear - formulação de problemas, método gráfico e Simplex
    • Otimização em redes - o caminho mais curto, o fluxo máximo, o problema de transportes e o problema de afetação
    • Programação linear inteira (mista) - formulação de problemas e métodos de solução ("Branch-and-Bound" and "Branch-and-Cut")
    • Programação linear multiobjetivo
    • Heurísticas and metaheurísticas - conceitos, espaço de solução e vizinhança; construção, melhoramento e procura local; Arrefecimento Simulado (Simulated Annealing), Pesquisa Tabu (Tabu Search) e Algoritmo Genético (Genetic Algorithm)
    • Otimização combinatória - o Problema do Caixeiro-viajante, o Problema de rotas e o Problema de localização
    • Programação não-linear - o Problema da mochila (Knapsack)
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da disciplina consistem em dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais no contexto da investigação operacional de forma a poderem resolver uma gama mais alargada de problemas de engenharia e gestão do que a estudada em Fundamentos de Investigação Operacional. Nomeadamente, problemas que envolvam programação linear inteira (mista), programação linear multiobjetivo, otimização combinatória e programação não-linear. Relativamente aos métodos de solução serão lecionados métodos exatos, assim como heurísticas e metaheurísticas. Mais especificamente, os alunos aprenderão a:

    • Construir o modelo de otimização que mais se adequa à resolução do problema em causa
    • Aplicar o método de solução e software adequado à resolução do modelo
    • Redigir um documento que descreva o problema, o modelo desenvolvido, o(s) método(s) de solução utilizados para o resolver e as conclusões retiradas da sua resolução para ajudar no processo de tomada de decisão.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino será fundamentalmente assente na exposição da matéria, em trabalhos individuais e no estudo de casos, recorrendo a problemas reais e a software específico. A avaliação será contínua e consistirá numa componente prática (um ou mais trabalhos individuais ou em grupo) equivalente a 50% da nota e numa componente teórica (prova escrita) equivalente a 50% da nota. No total o aluno deverá ter a nota mínima de 9,5/20 valores. A componente teórica pode ser avaliada através de avaliação contínua (durante o semestre) ou através de exame. A componente prática é avaliada apenas através do(s) trabalho(s) individual(is) ou em grupo, sendo a realização deste(s) obrigatória. Os alunos só poderão obter aprovação à disciplina se realizarem os trabalhos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Hillier, F.S., e G.J. Lieberman - Introduction to Operations Research. 7th Edition. McGraw-Hill, 2001. ISBN: 0072321695.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Diana Rita Ramos Jorge

    A combinar com os alunos

     

     

     

     

     

     

     

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