-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Engenharia e Gestão de Processos em Serviços pretende fornecer os conhecimentos necessários para desenvolver atividades profissionais no âmbito da industria de serviços (ex. bancos, hotéis). São também desenvolvidas as competências necessárias para elaboração de trabalhos académicos e científicos nesse domínio de investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-24228
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 - Introdução à Engenharia e Gestão de Serviços;
CP2 - A função dos Serviços para uma sociedade evoluída;
CP3 - Criação de valor a partir dos Serviços;
CP4 - Tipos de tecnologias para a prestação de Serviços;
CP5 - Caracterização de sistemas Produto-serviço;
CP6 - Identificação, análise, e mapeamento de processos das atividades em Serviços;
CP7 - Metodologias Lean em Serviços;
CP8 - Metodologias de qualidade em Serviços;
CP9 - Identificação de falhas e recuperação de níveis de Serviço;
CP10 - Novas e velhas conceptualizações sobre engenharia e gestão de Serviços (e.g. Servitização).
-
Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular (UC) Engenharia e Gestão de Processos em Serviços analisa tópicos avançados no âmbito da produção de serviços e tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências para a gestão de diversos canais e serviços organizacionais, nomeadamente:
OA1 - Compreender as características de canais e serviços organizacionais;
OA2 - Compreender as modalidades para mapeamento, análise e reengenharia de processos em serviços;
OA3 - Conhecer as metodologias de qualidade no âmbito da engenharia e gestão de serviços.
AO4 - Promover a discussão em grupos interpares com resolução problemas complexos reais através da aplicação das técnicas, modelos e métodos deapoio à decisão no domínio da gestão de serviços;
AO5 - Aplicar os conhecimentos adquiridos (conjunto de técnicas, modelos e métodos de apoio à decisão) em novas situações.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade Curricular (UC) contempla aulas teórico-práticas, podendo ser lecionada presencialmente ou por meios telemáticos. Atendendo à estrutura de ensino da UC, o ensino inclui uma metodologia: (1) Expositiva, com recurso a meios visuais e audiovisuais para apresentação ediscussão de conceitos; (2)Ativa, através da discussão de estudos de caso e da realização de exercícios de natureza prática; (3)Colaborativa, partilha deconhecimentos entre os alunos e resolução de problemas complexos; (4)Pode incluir visitas técnicas a empresas, com o intuito de dar a conhecer a prática da Engenharia e Gestão de Serviços.
A avaliação curricular será concretizada em 3 momentos distintos: apresentação de recensões criticas (RC1, RC2 e RC3); realização de trabalhos de grupo (TG1 e TG2) e prova de avaliação final (PAF). A avaliação final corresponde a: 30% RC + 50% TG + 20% PAF (cada elementos de avaliação é cumulativo). Será utilizadoo programa Turnitin para deteção de fraude e plágio nas RC e TG.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Manuais
– Fitzsimmons, J., Fitzsimmons, M., Bordoloi, S. (2008). Service management: Operations, strategy, and information technology (p. 4). New York: McGraw-Hill.
– Johnston, R., Clark, G. (2008). Service operations management: improving service delivery. Pearson Education.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
João Carlos Gonçalves dos Reis
Segundas-feiras (19h00)
A definir
-
Mobilidade
Mobilidade
Não