Disciplina Arquitetura e Simulação de Sistemas

  • Apresentação

    Apresentação

    Fornece conhecimentos, competências e ferramentas para análise de problemas complexos, caracterizados pela sua dimensão, incerteza e risco, em Engenharia e Gestão Industrial. O seu âmbito inclui a aplicação de diferentes métodos para a estruturação, modelação, simulação e otimização de sistemas, na perspectiva do apoio à decisão.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução geral e revisão de conceitos base

    Paradigmas de modelação e arquitetura de modelos

    Modelos de simulação por eventos discretos, incluindo:

    • Arquitetura baseada em acontecimentos, atividades e processos

    • Técnicas de geração de sequências aleatórias e métodos de Monte Carlo

    • Software e casos práticos

    Modelação de sistemas dinâmicos, incluindo:

    • Arquitetura e elementos básicos (relações causa-efeito, ciclos de realimentação, diagramas de enlace causal e de stocks e fluxos)

    • Formas básicas de ciclos de realimentação, comportamentos típicos das variáveis de resposta, relações não-lineares, acumulação e desfasamentos

    • Software e casos práticos

    Modelação baseada em agentes, incluindo:

    • Arquitetura dos agentes

    • Relações com outros paradigmas de modelação.

    • Software e casos práticos

    Modelação Multi-Método, incluindo:

    • Arquitetura Multi-Método

    • Especificidades da modelação, validação e otimização de modelos

    • Software e casos práticos

  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolver familiarização e compreensão crítica de conceitos nucleares e técnicas de simulação digital (de acontecimentos discretos e de dinâmica de sistemas), bem como dos respectivos instrumentos de apoio (nomeadamente software especializado).
    • Desenvolver uma compreensão informada de metodologias de simulação para: formulação de problemas e sua resolução; estruturação e implementação de modelos; desenho de experiências, análise e avaliação de resultados.
    • Desenvolver capacidades para relacionar estes conceitos com a prática e aptidões para formular e modelar problemas reais complexos, envolvendo incerteza e risco, de uma forma estruturada e produzir recomendações fundamentadas.
    • Promover competências transversais (e.g, comunicação de análises efetuadas).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino assenta fundamentalmente na exposição da matéria, na resolução de exercícios e de casos práticos, com a participação ativa dos alunos e recorrendo a software específico, como: Excel, R e Anylogic.

    Avaliação com 3 componentes:

    1. Recensões críticas (2x), peso de 20% na classificação final;
    2. Exame escrito, peso de 40% na classificação final;
    3. Trabalho com apresentação oral, peso de 40% na classificação final.

    Neste projeto, os alunos devem desenvolver um modelo de simulação de sistemas aprendido no âmbito desta unidade curricular, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar recomendações. Sempre que se considerar necessário, os Alunos deverão realizar uma prova oral.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bala, B. K., Arshad, F. M., Noh, K. M. (2017). System dynamics. Springer Texts in Business and Economics. Springer.
    • Taylor, S. (Ed.). (2014). Agent-based modeling and simulation. Springer.
    • Brailsford, Sally, Churilov, Leonid, Dangerfield, Brian (Eds.). (2014). Discrete-event simulation and system dynamics for management decision making. John Wiley & Sons

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Francisco Silva Pinto

    A combinar com os alunos

    A definir

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios