-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por âmbito enquadrar como as empresas potenciam os Sistemas de Informação como suporte ao Negócio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT457-12900
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Gestão e planejmento estratégico
- Ferramentas Analíticas em Gestão Estratégica
- Transformação Digital
- O que é Gestão de Sistemas de Informação
- Planeamento Estratégico para Sistemas de Informação
- ¿Kit de ferramentas¿ de planeamento estratégico de SI
- Estruturas para integração de estratégias de SI com estratégias de negócios
- eBusiness: Tendências, Padrões, Arquitetura, etc.
- Apresentações de estudos de caso
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os alunos com capacidades de:
- Compreensão das razões pelas quais as empresas necessitam de alinhar os SI com os seus Modelos de Negócio
- Identificar o papel dos SI numa estratégia empresarial sustentável e o impacto da Transformação DIgital
- Estruturar as vantagens competitivas dos SI no Mercado empresarial
- Desenvolver um Plano Estratégico de SI, através de metodologias próprias
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso de dinâmicas de gamification em exercícios.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Rogers, D. (2016). The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. New York: Columbia University Press
- Collins, J. (2001). Good to Great: Why Some Companies Make the Leap and Others Don¿t (1st edition). New York, NY: HarperBusiness
- Collins, J., & Porras, J. I. (2004). Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies (1st ed.). Collins Business.
- O¿Brien, J., Marakas , G.(2010).Management Information Systems (10th ed).McGraw Hill/Irwin.
- Bourgeois, D. T. (2014). Information Systems for Business and Beyond. S.l. l.: Lulu.
- High, P. A. (2014). Implementing World Class IT Strategy: How IT Can Drive Organizational Innovation (1 edition ). San Francisco, CA: Jossey Bass
- Robson, W. (1996). Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach (2nd ed.). Financal Times Management.
- Peppard , J., & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy (4 edition ). Chichester, West Sussex: Wiley
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não