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Apresentação
Apresentação
Disciplina orientada a profissionais da área de informática que desejam adquirir ou rever os seus conhecimentos nas áreas de programação, modelação de dados e bases de dados. A disciplina tem como foco introduzir/rever conhecimentos que vão do básico até o intermédio nas áreas citadas anteriormente, bem como a introdução de conceitos como modelação objeto-relacional, sistema de controlo de versões, comunicação API REST, usando a framework (Spring Boot) para o desenvolvimento do projeto. A disciplina tem uma filosofia hands-on, onde se espera que os alunos façam uso de tudo que aprenderam na disciplina para desenvolver um projeto que permita a um cliente, através de uma API REST, aceder ao sistema.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT457-25061
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Controle de versões e Github CP2. Modelação de sistemas e UML CP3. Modelo relacional e programação com SQL CP4. Programação Orientada a objetos em Java CP5. Desenvolvimento orientado a testes e testes JUNIT CP6. Conceitos de mapeamento objeto-relacional (ORM). CP7. Introdução a Rest API CP8. Ferramentas DevOps (Docker).
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos: OA1. O Aluno conhecer e ter a aptidão no desenvolvimento de aplicações, incluindo as componentes de programação e bases de dados. OA2. O Aluno conhecer e ter a aptidão na operacionalização das aplicações nos ambientes produtivos. OA3. O aluno como engenheiro informático deve ganhar as competências em OA1 e OA2.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino (ME) e avaliação: ME1: Teórica: apresentação teórica de acordo com o plano curricular. ME2: Prática: Trabalhos de laboratório em todas as aulas (10%) trabalho individual do aluno demonstrado em projeto (80%) constituido por 3 projetos: Primeiro projeto - 30% Segundo Projeto - 30% Terceiro Projeto - 40% ME3: Participação: 10% Notas importantes da avaliação: - Classificação mínima de 9,5 valores no projeto. - A realização dos projetos e dos laboratório é obrigatória
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Raghu Ramakrishnan e Johannes Gehrke, Database Management Systems, McGraw-Hill, 3ª edição, 2003 Fowler, Martin. UML distilled: a brief guide to the standard object modeling language. Addison-Wesley Professional, 2004. Java software solutions: foundations of program design. J.Lewis e W.Loftus. Pearson, 9ª Edição, 2018. Pini Reznik, Jamie Dobson, Michelle Gienow (2019). Cloud Native Transformation: Practical Patterns for Innovation. ISBN-13: 978-149204890. O'Reilly Media
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não