filmeu

Disciplina Media e Educação: As Práticas Educativas e as Tecnologias da Informação e da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Media e Educação. Concetualizações de Literacia no encontro da investigação académica e de uma economia assente nas tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

    1. Literacia para os media e educação para os media. Concetualizações.
    2. Aprendiazagem baseada em jogos. Caso da co-criação com os estudantes.
    3. Criação de media no contexto do currículo das Artes Visuais, numa ótica centrada no aluno, em que este é o agente ativo da sua aprendizagem e no âmbito de um projeto de investigação ação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

     

    1. A comunicação e a partilha de significados num mundo altamente mediatizado requer múltiplas literacias, muitas das vezes denominadas de literacia mediática, literacia da informação, literacia visual, literacia multimodal ou literacia digital. 

    1. A aprendizagem baseada em jogos
      1. Os jogos como fator de motivação
      2. Os jogos como ambientes activos de aprendizagem
      3. A criação de jogos pelos alunos, potenciando múltiplas literacias; a criação de um protótipo de jogo digital como parte de uma estrutura de aprendizagem lúdica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer as principais políticas europeias e nacionais relativas à Educação para os Media.

    Adquirir competências de investigação em educação para os media e cidadania:

    - Conhecer os paradigmas educacionais que sustentam o uso e criação de media na Educação

    - Utilizar ferramentas de criação de media digitais que contribuam para o desenvolvimento de competência digiatis e análise crítica dos media, no contexto do Ensino das Artes Visuais.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC os estudantes utilizam os media digitais e, em particular, o processo de game design e prototipagem como um processo colaborativo e transiente: que será continuado pelos seus "futuros/actuais alunos" no âmbito das disciplinas que lecionam ou futuramente irão lecionar. Esta metodologia exige que os estudantes saiam da sua zona de "conforto" mas com a devida monitorização, os estudantes percebem que o importante é o processo. O questa metodologia tem de inovador (entre aspas) é que procura contribuir para a transdisciplinaridade, competência fundamental no século XXI.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios