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Apresentação
Apresentação
Media e Educação. Concetualizações de Literacia no encontro da investigação académica e de uma economia assente nas tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).
- Literacia para os media e educação para os media. Concetualizações.
- Aprendiazagem baseada em jogos. Caso da co-criação com os estudantes.
- Criação de media no contexto do currículo das Artes Visuais, numa ótica centrada no aluno, em que este é o agente ativo da sua aprendizagem e no âmbito de um projeto de investigação ação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT573-9093
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A comunicação e a partilha de significados num mundo altamente mediatizado requer múltiplas literacias, muitas das vezes denominadas de literacia mediática, literacia da informação, literacia visual, literacia multimodal ou literacia digital.
- A aprendizagem baseada em jogos
- Os jogos como fator de motivação
- Os jogos como ambientes activos de aprendizagem
- A criação de jogos pelos alunos, potenciando múltiplas literacias; a criação de um protótipo de jogo digital como parte de uma estrutura de aprendizagem lúdica.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer as principais políticas europeias e nacionais relativas à Educação para os Media.
Adquirir competências de investigação em educação para os media e cidadania:
- Conhecer os paradigmas educacionais que sustentam o uso e criação de media na Educação
- Utilizar ferramentas de criação de media digitais que contribuam para o desenvolvimento de competência digiatis e análise crítica dos media, no contexto do Ensino das Artes Visuais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC os estudantes utilizam os media digitais e, em particular, o processo de game design e prototipagem como um processo colaborativo e transiente: que será continuado pelos seus "futuros/actuais alunos" no âmbito das disciplinas que lecionam ou futuramente irão lecionar. Esta metodologia exige que os estudantes saiam da sua zona de "conforto" mas com a devida monitorização, os estudantes percebem que o importante é o processo. O questa metodologia tem de inovador (entre aspas) é que procura contribuir para a transdisciplinaridade, competência fundamental no século XXI.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Costa, C., Tyner, K., Henriques. S., & Sousa, C. (2018). Game Creation in Youth Media and Information Literacy Education. International Journal of Game-Based Learning, 8(2), 1-13. DOI: 10.4018/IJGBL.2018040101
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Costa, C. Car, V., Papadimitriou, S., (2017). Good Practices and Emerging Trends. In Frau-Meigs, D., Flores, J., Velez, I., Public policies in media and information literacy in Europe: Cross-Country Comparisons. Routledge. ISBN: 9781138644373
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Gee, J. (2008). Learning and Games. In: K. Salen (Ed.) The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning, 1st ed. Cambridge: The MIT Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não