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  • Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Universidade Lusófona

Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Candidatar-me a este curso

Em 2020-21 o estacionamento será gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais

Razões para frequentar este curso

  • Aquisição de habilitação profissional para a docência no domínio das Artes Plásticas e atualização de conhecimentos numa área que vem sofrendo uma enorme mudança com a revolução tecnológica e a investigação pedagógica.
  • Estrutura curricular consistente, com enfoque na formação educacional, no conhecimento disciplinar através de didáticas específicas, na investigação e na prática profissional através de parcerias com escolas públicas e privadas.
  • Corpo docente constituído por especialistas e investigadores em educação e ensino das artes, trabalhando em estreita cooperação. Contatos e parcerias com outras universidades portuguesas e estrangeiras.
  • Passagem de consumidores passivos de conhecimento a produtores ativos, pela participação em seminários, workshops, conferências e publicação em revistas da Universidade Lusófona e outras. Possibilidade de prosseguimento para doutoramento em Ciências da Educação.
  • Boas condições materiais e de equipamento; acesso à internet, centros de recursos multimédia de documentação e biblioteca.

Despacho do curso

Despacho n.º 4352/2008, de 19 de fevereiro alterado pelo Despacho n.º 13728/2015, de 25 de novembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data da publicação

10/02/2015

Registo

R/A-Ef 3034/2011

Auto-Avaliação

Relatório Auto-Avaliação

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Direção do Curso

Maria Constança Pignateli de Vasconcelos

Secretariado

Anabela Moura

Condições de Ingresso

De acordo com o Regime Jurídico de Habilitação para a Docência (DL nº 79/2014, de 14 de maio), as condições de acesso ao ciclo de estudos são, cumulativamente, as seguintes:

1) Ser titular de habilitação académica superior;
2) Ter realizado 120 ECTS na área científica de Artes Visuais, podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos;
3) Realização de uma prova que ateste o domínio oral e escrito da língua portuguesa.

Critérios de seriação:

Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

O Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pretende corresponder ao imperativo de dar formação específica aos professores desta área, reforçando/aprofundando as competências científicas e técnicas adquiridas num curso de 1º ciclo (Licenciatura) em Artes ou áreas afins, complementando-as, agora, com formação na área educacional, pedagógica e didática.
Pretende-se:
- desenvolver nos mestrandos, competências relativas à compreensão da problemática geral da educação;
- promover competências relativas à planificação e administração da educação;
- iniciar os mestrandos na aplicação da metodologia da investigação para poderem analisar as situações problemáticas frequentes na docência atual, estimulando-os a desenvolverem capacidade de iniciativa;
- desenvolver competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções, em situações novas e complexas, na prática docente,
- desenvolver competências de comunicação das suas reflexões e conclusões.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do curso, o Mestre deverá ser capaz de:

- analisar e refletir criticamente sobre a evolução do ensino da educação artística ao nível da expressão plástica, conceitos e práticas inerentes, bem como desafios colocados;
- adquirir e favorecer a aquisição de valores, atitudes e hábitos mentais próprios do processo criativo;
- desenvolver projetos que reflitam e questionem práticas e paradigmas existentes a nível da educação artística;
- reconhecer a expressão plástica como abertura à oportunidade, inspiração, invenção, ferramenta de exploração de ideias e estímulo ao pensamento e expressão pessoal;
- refletir criticamente as práticas educativas na área das Artes Visuais e organizar respostas pedagógicas mais adequadas à realidade;
- compreender a problemática geral da educação;
- desenvolver processos de inovação pedagógica;
- comunicar conhecimentos, conceitos e projetos;
- dominar um léxico de terminologia específica na área;
- entender a escola e a comunidade como espaços de educação inclusiva e de intervenção social, no quadro de uma formação integral dos alunos para a cidadania democrática.

Estudos Futuros

Os detentores do grau de Mestre em Ensino de Artes Visuais poderão prosseguir os seus estudos nos cursos de Doutoramento em Educação, bem como Doutoramento em Comunicação e Doutoramento em Artes.

Saídas Profissionais

Professores de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Observações

O mestrado considera a imprescindível função social e cultural das artes numa sociedade da imagem e das novas tecnologias e a importância do seu reconhecimento em contextos educativos. A formação de professores informados e conscientes dos grandes debates e avanços em termos de ciências da educação, currículo, didática das artes, práticas artísticas e metodologias específicas, são o principal objetivo do curso. Pretende-se contribuir para a criação duma rede de profissionais competentes e inovadores, capazes de lidar com os desafios educativos em termos da formação integral do indivíduo e da produção cultural nas sociedades contemporâneas.

Áreas Científicas

Formação de professores de áreas disciplinares específicas

Plano de Estudos

Despacho n.º 4352/2008, de 19 de fevereiro alterado pelo Despacho n.º 13728/2015, de 25 de novembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Currículo, Inclusão, Metodologias de Ensino e Avaliação1º Semestre5
Didática da Geometria Descritiva1º Semestre5
Didática das Artes Plásticas I1º Semestre10
Psicologia da Educação1º Semestre5
Análise Sócio-Histórica da Educação2º Semestre5
Didática das Artes Plásticas II2º Semestre10
Expressão Artística2º Semestre10
Media e Educação: As Práticas Educativas e as Tecnologias da Informação e da Comunicação2º Semestre5
Teorias e Práticas Artísticas Contemporâneas2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Prática de Ensino SupervisionadaAnual25
Ética e Deontologia Profissional1º Semestre3
Filosofia da Educação1º Semestre3
Metodologias de Investigação em Educação1º Semestre4
Atelier de Computação Multimédia2º Semestre5
Relatório da Prática Supervisionada2º Semestre20

Valores

Candidatura

2020/21
Titulares de curso superior 140 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 325 €

Matrícula e Inscrição

2020/21
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição195 €

Propinas

2020/21
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 259,2 €
Valor por ECTS 8,64 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

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