Disciplina Educação Inclusiva: Teorias e Práticas

  • Apresentação

    Apresentação

    Este UC apresenta os quadros teóricos e metodológicos da Educação Inclusiva, tendo como referência as principais orientações internacionais e nacionais, assim como a investigação mais recente que tem sido produzida neste âmbito.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Fundamentos científicos da Inclusão.
    • A inclusão como um Direito Humano e de Justiça Social.
    • Dimensões político-sociais da Inclusão.
    • Educação Inclusiva, Equidade, e Aprendizagem ao longo da vida.
    • Metodologias ativas e de aprendizagem baseada na ação em contexto educativo.
    • Investigação e intervenção sobre contextos e práticas inclusivas.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Justificar os fundamentos científicos, filosóficos e metodológicos da inclusão.
    • Conhecer os principais documentos orientadores da inclusão e a sua fundamentação.
    • Reconhecer a importância de metodologias ativas e de aprendizagem baseada na ação, em contextos sociais e educativos.
    • Aprofundar conhecimentos com base em investigação recente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos;

    Visionamento de documentários e debate sobre os mesmos;

    Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas a abordar e abordadas;

    Problematização e reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes.

    Privilegiando metodologias ativas para as temáticas a abordar, os estudantes receberão antecipadamente os documentos para a elaboração do trabalho proposto. Os trabalhos de grupo serão organizados a pares e segundo algumas estruturas cooperativas.

    Privilegia-se a aquisição de conhecimentos e de competências de análise, a partir da problematização e da reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes.

    A avaliação decorre de um trabalho individual (40%) e de um trabalho de grupo (60%) e tem  os seguintes parâmetros: apresentação (4); conteúdo (12); síntese (4). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Leitão, F., A., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

     

    Naraian, S. (2016). Inclusive education complexly defined for teacher preparation: the significance and uses of error. International Journal of Inclusive Education. Disponível em

    http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2015.1134682

    Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva. Porto: PROFEDIÇÕES, Lda, 2ª edição.

    Sæbønes, A-M. (Org.) (2015, 6 e 7 de julho). Towards disability Inclusive Education. Education for Development. Oslo Summit on Education for Development Adressing thr Unfinished Agenda ¿ Delivering Quality Education for All .

    Silva, M., O., E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2ª edição.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios