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Apresentação
Apresentação
Este UC apresenta os quadros teóricos e metodológicos da Educação Inclusiva, tendo como referência as principais orientações internacionais e nacionais, assim como a investigação mais recente que tem sido produzida neste âmbito.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT573-23577
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Fundamentos científicos da Inclusão.
- A inclusão como um Direito Humano e de Justiça Social.
- Dimensões político-sociais da Inclusão.
- Educação Inclusiva, Equidade, e Aprendizagem ao longo da vida.
- Metodologias ativas e de aprendizagem baseada na ação em contexto educativo.
- Investigação e intervenção sobre contextos e práticas inclusivas.
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Objetivos
Objetivos
- Justificar os fundamentos científicos, filosóficos e metodológicos da inclusão.
- Conhecer os principais documentos orientadores da inclusão e a sua fundamentação.
- Reconhecer a importância de metodologias ativas e de aprendizagem baseada na ação, em contextos sociais e educativos.
- Aprofundar conhecimentos com base em investigação recente.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos;
Visionamento de documentários e debate sobre os mesmos;
Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas a abordar e abordadas;
Problematização e reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes.
Privilegiando metodologias ativas para as temáticas a abordar, os estudantes receberão antecipadamente os documentos para a elaboração do trabalho proposto. Os trabalhos de grupo serão organizados a pares e segundo algumas estruturas cooperativas.
Privilegia-se a aquisição de conhecimentos e de competências de análise, a partir da problematização e da reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes.
A avaliação decorre de um trabalho individual (40%) e de um trabalho de grupo (60%) e tem os seguintes parâmetros: apresentação (4); conteúdo (12); síntese (4).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leitão, F., A., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Naraian, S. (2016). Inclusive education complexly defined for teacher preparation: the significance and uses of error. International Journal of Inclusive Education. Disponível em
http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2015.1134682
Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva. Porto: PROFEDIÇÕES, Lda, 2ª edição.
Sæbønes, A-M. (Org.) (2015, 6 e 7 de julho). Towards disability Inclusive Education. Education for Development. Oslo Summit on Education for Development Adressing thr Unfinished Agenda ¿ Delivering Quality Education for All .
Silva, M., O., E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2ª edição.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não