Disciplina Didática das Artes Visuais I

  • Apresentação

    Apresentação

    Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente  o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Didática das artes visuais: conceitos, teorias e dimensões
    2. Principais paradigmas e modelos de ensino artístico na modernidade e contemporaneidade: Auto-expressão Criativa, DBAE, Resolução Criativa de Problemas, Cultura Visual, Integração das Artes no Currícular
    3. Caracterização do desenvolvimento da expressão artística infanto-juvenil

    4. A linguagem das artes: Perceção visual, pensamento visual e simbólico, criatividade e sentido estético

    5. Elementos estruturais da linguagem plástica e princípios de organização visual; meios e processos

    6. Métodos do ensino do desenho

    7. Programas em vigor: Bases filosóficas, metodologias, conteúdos e atividades

    8. O ensino artístico na prática:

      1. Planeamento de atividades de ensino/aprendizagem: planos anuais, planos de unidades didáticas e de aula 

      2. Avaliação em artes: complexidades e modelos existentes

      3. Criação e uso de recursos e materiais pedagógicos

  • Objetivos

    Objetivos

    -Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos que permitam o domínio dos objetivos, técnicas e meios no domínio da expressão e comunicação visual

    -Apetrechar os alunos de modelos e metodologias de ensino/aprendizagem no domínio das artes visuais

    -Dotar os alunos de aptidões para a prática de processos de inovação pedagógica aplicando conhecimentos, conceitos e projectos na área

    -Dotar os alunos de competências para desenvolver projectos que reflitam e questionem práticas e paradigmas existentes a nível da educação artística

    -Desenvolver capacidades para iniciação à investigação no âmbito dos temas tratados

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino diversificadas:

    - Aulas expositivas em que se apresentam os conteúdos programáticos com apoio de meios audiovisuais, textos relevantes fornecidos aos alunos, materiais pedagógicos, manuais, etc); participação ocasional de convidados peritos em temas a tratar

    - Aulas práticas através de trabalho de grupo com apresentação à turma e debate

    - Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos

    A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem priveligia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Os parâmetros e os critérios de avaliação são os seguintes:

    -Participação, assiduidade e cooperação (10%)

    -Realização de trabalho individual sobre um conteúdo programático à escolha, numa abordagem teórico-científica e abordagem didático-pedagógica (35%)

    -Trabalho de grupo de planificação de uma unidade de trabalho e planificação duma aula (com inclusão de material didático e processos de avaliação) (55%)

    Exame de recurso

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agirre, I. A- (2005). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Universidad de Navarra:

    Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: Teachers College Press

    Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New Haven & London: Yale University

    Fowler, C. (1996). Strong Arts, Strong Schools. Oxford: Oxford University Press

    Molina, J. J. G. & Cabezas, L. & Bordes, J. (2001). El Manual de Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el Siglo XX. Madrid: Cátedra

    Marín Viadel, R.  (2003) Didáctica de la Educación Artística para Primaria. Madrid: Ed. Person. Prentice Hall [Preencher APELIDO], 

    Marín Viadel, R. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios