-
Apresentação
Apresentação
Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-23573
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Didática das artes visuais: conceitos, teorias e dimensões
- Principais paradigmas e modelos de ensino artístico na modernidade e contemporaneidade: Auto-expressão Criativa, DBAE, Resolução Criativa de Problemas, Cultura Visual, Integração das Artes no Currícular
-
Caracterização do desenvolvimento da expressão artística infanto-juvenil
-
A linguagem das artes: Perceção visual, pensamento visual e simbólico, criatividade e sentido estético
-
Elementos estruturais da linguagem plástica e princípios de organização visual; meios e processos
-
Métodos do ensino do desenho
-
Programas em vigor: Bases filosóficas, metodologias, conteúdos e atividades
-
O ensino artístico na prática:
-
Planeamento de atividades de ensino/aprendizagem: planos anuais, planos de unidades didáticas e de aula
-
Avaliação em artes: complexidades e modelos existentes
-
Criação e uso de recursos e materiais pedagógicos
-
-
Objetivos
Objetivos
-Apetrechar os alunos de competências e conhecimentos que permitam o domínio dos objetivos, técnicas e meios no domínio da expressão e comunicação visual
-Apetrechar os alunos de modelos e metodologias de ensino/aprendizagem no domínio das artes visuais
-Dotar os alunos de aptidões para a prática de processos de inovação pedagógica aplicando conhecimentos, conceitos e projectos na área
-Dotar os alunos de competências para desenvolver projectos que reflitam e questionem práticas e paradigmas existentes a nível da educação artística
-Desenvolver capacidades para iniciação à investigação no âmbito dos temas tratados
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino diversificadas:
- Aulas expositivas em que se apresentam os conteúdos programáticos com apoio de meios audiovisuais, textos relevantes fornecidos aos alunos, materiais pedagógicos, manuais, etc); participação ocasional de convidados peritos em temas a tratar
- Aulas práticas através de trabalho de grupo com apresentação à turma e debate
- Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos
A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem priveligia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Os parâmetros e os critérios de avaliação são os seguintes:
-Participação, assiduidade e cooperação (10%)
-Realização de trabalho individual sobre um conteúdo programático à escolha, numa abordagem teórico-científica e abordagem didático-pedagógica (35%)
-Trabalho de grupo de planificação de uma unidade de trabalho e planificação duma aula (com inclusão de material didático e processos de avaliação) (55%)
Exame de recurso
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agirre, I. A- (2005). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Universidad de Navarra:
Efland, A. (2002). Art and Cognition: Integrating the Visual Arts in the Curriculum. New York: Teachers College Press
Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New Haven & London: Yale University
Fowler, C. (1996). Strong Arts, Strong Schools. Oxford: Oxford University Press
Molina, J. J. G. & Cabezas, L. & Bordes, J. (2001). El Manual de Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el Siglo XX. Madrid: Cátedra
Marín Viadel, R. (2003) Didáctica de la Educación Artística para Primaria. Madrid: Ed. Person. Prentice Hall [Preencher APELIDO],
Marín Viadel, R. (2005) (eds). Investigación en Educación Artística: Temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizage y la enseñanza de las artes y culturas visuales. Universidad de Granada y Universidad de Sevilla.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não