-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular centra-se nos alicerces conceptuais e empíricos da Psicologia da Educação, bem como no potencial de aplicação da área, com particular ênfase nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem ao longo do ciclo vital e nos múltiplos contextos de vida. A amplitude e transdisciplinaridade das problemáticas educacionais permite a articulação dos conhecimentos deste domínio com os conhecimentos de diversas áreas e modelos de actuação da Psicologia, proporcionando a conciliação e transferência de conhecimentos entre unidades curriculares afins.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-7210
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução à Psicologia da Educação
1.1 Estatutos1.2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação
1.3. Precursores
1.3. Educação e Futuro
II- Aprendizagens: enquadramento conceptual e teorias2.1 O que é Aprender. O que é Ensinar
2.2 Os paradigmas: Associacionista/ Comportamentalista e Gestaltista/Cognitivistas
- Skinner e o paradigma comportamentalista
- Bandura e o modelo cognitivo-social de aprendizagem por observação
- Bruner, Ausubel e as abordagens cognitivistas
- A teoria do Processamento da Informação
III- Identidade e Diversidade
3.1 Iguais a todos, iguais a alguns, diferentes de todos
3.2 Erikson e a construção da identidade ao longo do ciclo vital.
IV- Grupo, realidade e dinâmicas
4.1 Gestão da sala de aula
4.2 Construção pessoal e valores. O desenvolvimento da consciência moral. Educação e cidadania
-
Objetivos
Objetivos
Constituem objectivos de aprendizagem (OA) fulcrais desta Unidade Curricular os seguintes: adquirir uma visão global da Psicologia da Educação e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico (OA1); conhecer problemáticas centrais e contextos de aplicação da Psicologia da Educação (OA2); e compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida (OA3). Entre as competências a promover, destacam-se: a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica da área (OA4); a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos (OA5); e a capacidade de aplicação e transferência dos conhecimentos teóricos para a conceptualização de problemáticas educacionais em contextos diversos (OA6).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão indicadas, para cada unidade temática, referências bibliográficas de base que o aluno terá de consultar antes da aula para poder participar na construção dos saberes em contextos de grupo e colaborativos.
A avaliação contínua terá em conta cumulativamente:
- presenças (5%)(obrigatório 50% do total)
- a leitura, discussão e apresentação de textos propostos para estudo e análise (5%)
- elaboração de dois resumos sobre temas tratados na sala de aula com base nos textos fornecidos, à escolha do aluno (45% cada).
No caso de o aluno não conseguir cumprir com todos os requisitos exigidos para uma avaliação contínua, prestará provas de exame.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arends, R. (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: Mac Grow Hill.
Boruchovitch, E. & Bzuneck, J. A. (2004). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis: Editora Vozes
Bruner, J.S. (1960). O Processo da Educação. S. Paulo: Comp. Editora Nacional.
Coll, C., Marchesi, A. , Palácios, J. & cols.(2004) Desenvolvimento psicológico e educação. (Vol. 3). Porto Alegre: Artmed.
Giordan, A. (2007). Aprender. Lisboa: Inst. Piaget.
Lourenço, O.M. (2003). Psicologia do desenvolvimento Moral. Coimbra: Liv. Almedina.
Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R.C.(1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw Hill.
Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistimologia da curiosidade na formação universitária. S. Paulo: Cortez Editora.
Vygotsky, L. (1978). Mind in Society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard Univ. Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Óscar C. de Sousa
Acordada de acordo com as disponibilidades do aluno e do professor.Sala
A combinar
-
Mobilidade
Mobilidade
Não