filmeu

Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular centra-se nos alicerces conceptuais e empíricos da Psicologia da Educação, bem como no potencial de aplicação da área, com particular ênfase nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem ao longo do ciclo vital e nos múltiplos contextos de vida. A amplitude e transdisciplinaridade das problemáticas educacionais permite a articulação dos conhecimentos deste domínio com os conhecimentos de diversas áreas e modelos de actuação da Psicologia, proporcionando a conciliação e transferência de conhecimentos entre unidades curriculares afins. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução à Psicologia da Educação 
    1.1  Estatutos

    1.2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação 

    1.3. Precursores

    1.3. Educação e Futuro


    II-  Aprendizagens: enquadramento conceptual e teorias

    2.1 O que é Aprender. O que é Ensinar

    2.2 Os paradigmas: Associacionista/ Comportamentalista e Gestaltista/Cognitivistas

          - Skinner e o paradigma comportamentalista

          - Bandura e o modelo cognitivo-social de aprendizagem por observação

          - Bruner, Ausubel e as abordagens cognitivistas

          - A teoria do Processamento da Informação

     

    III- Identidade e Diversidade

    3.1 Iguais a todos, iguais a alguns, diferentes de todos

    3.2 Erikson e a construção da identidade ao longo do ciclo vital.

     

    IV- Grupo, realidade e dinâmicas

    4.1 Gestão da sala de aula

    4.2 Construção pessoal e valores. O desenvolvimento da consciência moral. Educação e    cidadania

  • Objetivos

    Objetivos

    Constituem objectivos de aprendizagem (OA) fulcrais desta Unidade Curricular os seguintes: adquirir uma visão global da Psicologia da Educação e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico (OA1); conhecer problemáticas centrais e contextos de aplicação da Psicologia da Educação (OA2); e compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida (OA3). Entre as competências a promover, destacam-se: a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica da área (OA4); a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos (OA5); e a capacidade de aplicação e transferência dos conhecimentos teóricos para a conceptualização de problemáticas educacionais em contextos diversos (OA6).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de aprendizagem está centrado no aluno. Para tal o aluno  recebe textos de apoio de leitura obrigatória e prévia que o preparam para a participação e discussão. Eventualmente, os alunos são convidados para serem eles próprios os apresentadores do tema.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arends, R. (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: Mac Grow Hill.

    Boruchovitch, E. & Bzuneck, J. A. (2004). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis: Editora Vozes

    Bruner, J.S. (1960). O Processo da Educação. S. Paulo: Comp. Editora Nacional.

    Coll, C., Marchesi, A. , Palácios, J. & cols.(2004) Desenvolvimento psicológico e educação. (Vol. 3). Porto Alegre: Artmed.

    Giordan, A. (2007). Aprender. Lisboa: Inst. Piaget.    

    Lourenço, O.M. (2003). Psicologia do desenvolvimento Moral. Coimbra: Liv. Almedina.

    Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R.C.(1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw Hill.

    Teodoro, A. & Vasconcelos, M.L. (2012). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistimologia da curiosidade na formação universitária. S. Paulo: Cortez Editora.

    Vygotsky, L. (1978). Mind in Society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard Univ. Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios