-
Apresentação
Apresentação
Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica.Área de preenchimento obrigatório.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-23574
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A obra de arte na sala de aula :
A obra de arte - a inteligência e experiência estética Etapas de desenvolvimento estético na sua apreciação
Integração da obra de arte na programação das atividades - estratégias e obstáculos Educação artística e os projetos educativos dos museus e outras instituições
2. Artes e multidisciplinaridade:
Importância da integração com outras áreas e projectos comuns Exemplos da prática
3. Arte e criatividade :
Componentes e fases do pensamento criativo Métodos e técnicas para o seu desenvolvimento Avaliação da criatividade
Ensino na pósmodernidade :
Debates contemporâneos, perspectivas e desafios ligações à arte contemporânea; inclusão, multiculturalidade;Teorias de ensino: a cultura visual, e os significados das imagens na cultura. Novos meios de criação artística (desenho, fotografia, cinema e tecnologias informáticas)
Desenvolvimento da investigação em educação artística
-
Objetivos
Objetivos
-Compreender e debater as artes visuais no contexto histórico das culturas e os desafios colocados à educação artistica na pósmodernidade.
-Revelar conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento estético na compreensão da obra de arte -Compreender e utilizar nos projetos pedagógicos a obra de arte de modo sincrónico e diacrónico,
adaptada às temáticas escolhidas com abordagens adequadas ao nível etário dos alunos
-Conhecer as características, componentes e fases do processo criativo e estratégias de desenvolvimento da criatividade no processo pedagógico
-Demonstrar aptidões e conhecimentos para a prática de processos de inovação pedagógica, tendo em conta a multidisciplinaridade e a realidade multicultural dos contextos educativos atuais
-Reconhecer as especificidades da investigação em educação artística e ser capaz de formular projetos de pesquisa na áreaÁrea de preenchimento obrigatório.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino diversificadas:
- Aulas expositivas (método expositivo) em que se apresentam os conteúdos programáticos com apoio de meios audiovisuais, textos relevantes fornecidos aos alunos, materiais pedagógicos, manuais, etc); participação ocasional de convidados peritos em temas a tratar
- Aulas práticas (método discursivo) através de trabalho de grupo com apresentação à turma e debate - Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos (método investigativo)
A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem priveligia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Os parâmetros e os critérios de avaliação são os seguintes:
-Participação, assiduidade e cooperação (10%)
-Realização de trabalho individual de recensão crítica dos textos dados (35%) -Trabalho de grupo (55%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aguirre, I. (2005). Teorias Y Práticas en Educación artística. Ideas para una revisión pragmatista de la experiencia estética. Pamplona: universidade de Navarra.
- Eça, T. & Mason, R. (Eds)) (2008). International Dialogues about Visual Culture. Education and Art. UK:L Intellect books
- Efland, A. D., Freedman, K & Stuhr, P. (2003). La educación en el arte posmoderna. Barcelona: Paidós.
- Fróis, J. P. (coord) (2008). Educação Estética e Artística: Abordagens Transdisciplinares. Lisboa: Fundação Gulbenkian.
- Gaudelius, Y & Speirs, P. (2002). Contemporary issues in art education. New Jersey: Prentice Hall.
- Hetland. L., Winner, E., Veenema, S., Sheridan, K. M. & Perkins, D. N. (2007). The Real Benefits of Visual Art Education. N Y: Teachers College Press.
- Hernandez, F. (2010). Educación y Cultura Visual . Barcelona: Octaedro.
- Vasconcelos, M. C.., Duarte, J. & Bahía, S. (Coord). (2014).Dossier artes Visuais na Escola. Revista Lusófona de Educação, 26.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não