Disciplina Didática das Artes Visuais II

  • Apresentação

    Apresentação

    Aliando a teoria à prática trata da pedagogia do ensino das artes, tendo como principal referente  o mundo das imagens das formas e dos seus recursos. Convoca os conhecimentos mais atuais da área das artes visuais, bem como metodologias e estratégias de ensino, no sentido de os colocar ao serviço da aprendizagem dos alunos. Desenvolve competências e aptidões para a reflexão crítica sobre o ensino das artes na contemporaneidade e para a prática de processos de inovação pedagógica.Área de preenchimento obrigatório.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.  A obra de arte na sala de aula :
    A obra de arte - a inteligência e experiência estética Etapas de desenvolvimento estético na sua apreciação
    Integração da obra de arte na programação das atividades - estratégias e obstáculos Educação artística e os projetos educativos dos museus e outras instituições
    2.  Artes e multidisciplinaridade:
    Importância da integração com outras áreas e projectos comuns Exemplos da prática
    3.  Arte e criatividade :
    Componentes e fases do pensamento criativo Métodos e técnicas para o seu desenvolvimento Avaliação da criatividade
    Ensino na pósmodernidade :
    Debates contemporâneos, perspectivas e desafios  ligações à arte contemporânea; inclusão, multiculturalidade;Teorias de ensino: a cultura visual, e os significados das imagens na cultura. Novos meios de criação artística (desenho, fotografia, cinema e tecnologias informáticas)
    Desenvolvimento da investigação em educação artística

  • Objetivos

    Objetivos

    -Compreender e debater as artes visuais no contexto histórico das culturas e os desafios colocados à educação artistica na pósmodernidade.
    -Revelar conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento estético na compreensão da obra de arte -Compreender e utilizar nos projetos pedagógicos a obra de arte de modo sincrónico e diacrónico,
    adaptada às temáticas escolhidas com abordagens adequadas ao nível etário dos alunos
    -Conhecer  as  características,  componentes  e  fases  do  processo  criativo  e  estratégias  de desenvolvimento da criatividade no processo pedagógico
    -Demonstrar aptidões e conhecimentos para a prática de processos de inovação pedagógica, tendo em conta a multidisciplinaridade e a realidade multicultural dos contextos educativos atuais
    -Reconhecer as especificidades da investigação em educação artística e ser capaz de formular projetos de pesquisa na áreaÁrea de preenchimento obrigatório.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino diversificadas:
    - Aulas expositivas (método expositivo) em que se apresentam os conteúdos programáticos com apoio de meios audiovisuais, textos relevantes fornecidos aos alunos, materiais pedagógicos, manuais, etc); participação ocasional de convidados peritos em temas a tratar
    - Aulas práticas (método discursivo) através de trabalho de grupo com apresentação à turma e debate - Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos (método investigativo)
    A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem priveligia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Os parâmetros e os critérios de avaliação são os seguintes:
    -Participação, assiduidade e cooperação (10%)
    -Realização de trabalho individual de recensão crítica dos textos dados (35%) -Trabalho de grupo (55%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aguirre, I. (2005). Teorias Y Práticas en Educación artística. Ideas para una revisión pragmatista de la experiencia estética. Pamplona: universidade de Navarra.
    • Eça, T. & Mason, R. (Eds)) (2008). International Dialogues about Visual Culture. Education and Art. UK:L Intellect books
    • Efland, A. D., Freedman, K & Stuhr, P. (2003). La educación en el arte posmoderna. Barcelona: Paidós.
    • Fróis, J. P. (coord) (2008). Educação Estética e Artística: Abordagens Transdisciplinares. Lisboa: Fundação Gulbenkian.
    • Gaudelius, Y & Speirs, P. (2002). Contemporary issues in art education. New Jersey: Prentice Hall.
    • Hetland. L., Winner, E., Veenema, S., Sheridan, K. M. & Perkins, D. N. (2007). The Real Benefits of Visual Art Education. N Y: Teachers College Press.
    • Hernandez, F. (2010). Educación y Cultura Visual . Barcelona: Octaedro.
    • Vasconcelos, M. C.., Duarte, J. & Bahía, S. (Coord). (2014).Dossier artes Visuais na Escola. Revista Lusófona de Educação, 26.  
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios