-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular permite aos alunos aprofundar conhecimentos teórico-práticos em diversos campos da expressão artística, no sentido de expandir e enriquecer a sua prática docente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-9097
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Definições e funções da expressão artística: expressão e comunicação; ferramenta de pensamento resolução de problemas; expressão da subjetividade.
Dimensões da linguagem visual: Morfossintática (alfabeto e sintaxe das formas, espaço, estrutura, valor lumínico); Técnica e procedimental (sistemas de expressão/representação); Produtiva (conte meios); Expressiva (perceção, criação, expressão).
Desenho tradicional e Desenho no Campo Expandido. Cruzamentos interdisciplinares e articulação analógico-digital (fotografia de sombras, animação experimental)
A experiência do lugar como prática artística. O corpo em movimento, criar com os cinco sentidos. Atlas, arquivos e constelações. Itinerários e estratégias de criação artística.
Projeto de Livro de Artista. Conceção, planificação e criação de um livro de artista impresso manua (Impressão com tipos móveis; monotipias; estampagem, linogravura; papel marmoreado)
-
Objetivos
Objetivos
Aprofundar conhecimentos teórico-práticos em diferentes áreas da expressão artística. Investigar sobre conceitos e paradigmas artísticos da contemporaneidade.
Explorar linguagens e técnicas das artes visuais e do design gráfico.
Compreender a expressão artística como manifestação da criatividade, instrumento de pensamento, meio de comunicação e expressão pessoal.
Compreender que a expressão artística envolve todo o corpo e os seus cinco sentidos.
Reconhecer a importância das artes para o aprofundamento da sensibilidade em relação ao meio (diálogo com a comunidade, paisagem, conexão humanos e não humanos).
Obter qualificação especializada pela aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre várias formas de expressão artística.
Saber aplicar estes conhecimentos na área da expressão artística ao contexto educativo, adequando-os ao desenvolvimento cognitivo dos jovens nos diferentes níveis de ensino
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, propõe-se o desenvolvimento de projetos artísticos. Para além de uma permanente atitude de investigação e inquirição, encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de professores-artistas, que devem ter também um pensamento crítico sobre a contemporaneidade. A avaliação privilegia a dimensão formativa, através de proj. individuais . Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); Realização de trabalho exploratório em aula ou em casa (20%); Projeto 1- 30%; Projeto 2 - 30%. Está previsto Exame de Recurso ou de Melhoria de Nota no fim do ano.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arnold, D. et al (2020). A companion to contemporary drawing. Hoboken, Nj Wiley-Blackwell.
Bell, J., et.al (2019). Ways of drawing : artists? perspectives and practices. New York: Thames & Hudson.
Cabau, P. (2012). O dispositivo desenho. Caldas da Rainha: IPL- ESAD
Didi-Huberman, G. (2011) Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Museu Reina Sofía, Madrid
Gannon, R.; Fauchon, M. (2020). Illustration Research Methods.
Hardy, T. (2006). Art education in a postmodern world. Bristol, UK: Intellect. Kovats, T. (2007). The drawing book. London: Black Dog Publishing.
Jury, D.(2004). Letterpress. The allure of the handmade. Mies: Rotovision. Molina, J.J.G.; et.al. (2001). El Manual de Dibujo: Estrategias de su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra.
Smith, K.A. (2005). Structure of the Visual Book.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não