filmeu

Disciplina Didática dos Jogos Desportivos Coletivos II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 2º Ciclo de Estudos - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, área científica de formação de professores e formadores de áreas tecnológicas. Tem como objetivo fornecer conhecimentos atualizados e ferramentas de intervenção nas didáticas específicas de Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol. Pretende-se ainda que os estudantes saibam utilizar os saberes adquiridos na sua prática profissional futura.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos (CP): CP1 - Planear, aplicar unidades de ensino em contexto real/simulado e em diferentes níveis de ensino; CP2 - Planear, aplicar metodologias de observação em contexto real/simulado e em diferentes níveis de ensino; CP3 - Planear, aplicar metodologias de avaliação diagnóstica, formativa, sumativa em contexto real/simulado e em diferentes níveis de ensino.
  • Objetivos

    Objetivos

    Definem-se os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1 - Com base nas Aprendizagens Essenciais, adquirir, planear, aplicar procedimentos didáticos/metodológicos ajustados a diferentes contextos de ensino/aprendizagem e níveis de ensino; OA2 - Desenvolver metodologias de observação ajustadas a diferentes contextos de ensino/aprendizagem e níveis de ensino; OA3 - Desenvolver procedimentos de avaliação diagnóstica, formativa, sumativa ajustados a diferentes contextos de ensino/aprendizagem e níveis de ensino.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: demonstração, experimentação e exercitação prática, práticas pedagógicas em situação simulada/real de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem, resolução de casos práticos, visionamento e discussão de documentários/vídeos, atividades em pequeno grupo, para desenvolver competências de observação, conceção e intervenção e resolução de problemas concretos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Tavares, F. (Ed). (2015). Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a jogar (2ª Ed.). FADEUP. Breed, R. and Spittle, M. (2021). Developing Game Sense in Physical Education and Sport. Human Kinetics Publishers. Koekoek, J., Dokman, I. and Walinga, W. (2022). Game-Based Pedagogy in Physical Education and Sports. Routledge. Farias, C., Pill, S. and Griffin, L. (Eds). (2025). Game-based Approaches in Physical Education. Routledge. Pill, S., Gambles, E-A, Griffin, L. (Eds). (2023). Teaching Games and Sport for Understanding. Routledge. Butler, J. (2016). Playing Fair. Human Kinetics Publishers. Gow, D. (2024). Physical Education Teachers' Assessment of Invasion Games and Sports in Victorian Secondary Schools: A Mixed Methods Study (Doctoral dissertation, Flinders University, College of Education, Psychology and Social Work. González-Villora, S., Fernández-Rio, J., Guijarro, E. e Sierra-Díaz, M. J. (2021). Modelos Centrados en el Juego para la Iniciación Comprensiva del Deporte. Ediciones Morata.
  • Avaliação

    Avaliação

    Serão utilizados os instrumentos de avaliação, com a respetiva ponderação, abaixo indicados.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste escrito

     

    40%

    Portfolio

     

    10%

    Trabalhos, Apresentações, Tarefas de observação

     

    20%

    Prática Pedagógica   30%

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios