-
Apresentação
Apresentação
Neste seminário (unidade curricular), trabalharemos a ideia e a prática de uma dramaturgia em cinema, incidindo principalmente na passagem do texto (argumento) à imagem e no trabalho do e com o actor em cinema e em audiovisual. Concluir-se-á com uma análise à mecânica interna de um texto seminal da dramaturgia moderna, projectando-o, por assim dizer, contra o pano de fundo das suas adaptações ao cinema.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-16995
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I 1. Teoria da Dramaturgia e do Argumento. A linguagem cinematográfica como mediadora na passagem do texto 2. Estrutura narrativa e o uso (construído) do espaço 3. A personagem como motor da dramaturgia 4. Ritmo, montagem e dramaturgia 5. O argumento como documento de trabalho - funções, perdas e ganhos na transição Parte II 1. Do texto ao plateau e ao actor - do actor ao texto 2. Alguns métodos de construção do actor 3. Apresentação e discussão de casos de representação em cinema e em audiovisual 4. Trabalho do realizador com o actor: visitas de estudo ao plateau Parte III 1. Dramaturgia: quão literária uma obra dramática precisa de ser? 2. "Fecha a porta.": o imperativo categórico do teatro íntimo 3. "Longa Jornada para a Noite" como autobiografia criativa 4. A problemática do tempo: um só dia, toda a vida 5. Tragédia ou melodrama?
-
Objetivos
Objetivos
Considerando a dramaturgia cinematográfica, o conteúdo geral do seminário centra-se na passagem do texto (argumento) à imagem e no trabalho do e com o actor. Será ainda abordada, com estudos de caso, a relação entre o texto teatral e a sua adaptação cinematográfica, considerando igualmente as intersecções entre representação e encenação. Quanto ao primeiro aspecto, apresentar-se-ão métodos de escolas de representação, problematizando o papel do ensaio em cinema. Quanto ao segundo aspecto, será apresentada a «mecânica» do texto teatral, por si e por relação com a diversidade das suas apropriações. 1. Capacitação quanto à estruturação de um pensamento e uma praxis dramatúrgicas nos projectos de realização cinematográfica. 2. Ponderação da representação do actor no quadro do dispositivo fílmico (cinema e audiovisual). 3. Conhecimento e possibilidade de ponderação da circularidade entre dramaturgia teatral e dramaturgia cinematográfica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular assenta numa combinação equilibrada de metodologias. A exposição teórica tradicional introduz os conceitos fundamentais da dramaturgia e do argumento, permitindo ao estudante apropriar-se de referenciais teóricos sólidos. A componente teórico-prática desenvolve estes conceitos em aplicação directa, através da análise de estudos de caso que exploram a passagem do texto à imagem e a relação entre texto teatral e adaptação cinematográfica. As visitas de estudo ao plateau constituem experiência decisiva onde se observa e problematiza a interacção entre realizador, ator e texto, permitindo consolidar aprendizagens por esta via.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADLER, Strella (1999). Sobre Ibsen, Strindberg & Chekhov. Organização e prefácio de Barry Paris. Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil (2002) ARISTÓTELES (c. 323 a.C.). Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. Lisboa: IN-CM (1ª edição, 1986) BENTLEY, Eric (1946, 1987). O Dramaturgo Como Pensador. Tradução de Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991 BLOOM, Harold (1987). Eugene O’Neill’s “Long Day’s Journey Into Night”. Philadelphia: Chelsea House BOAL, Augusto (1974). Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991 COMEY, Jeremiah (2002). The Art od Film Acting. A Guide for Actors and Directors. Londres: Focal Press SARRAZAC, Jean-Pierre (2025). Teatros Íntimos. Porto/V.N. Famalicão: Teatro Nacional São João/Húmus
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não