Disciplina Dramaturgia Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Neste seminário, trabalharemos a ideia e a prática de uma dramaturgia para e em cinema, incidindo principalmente na passagem do texto (argumento) à imagem e no trabalho do e com o actor.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte I

    1. Dramaturgia normativa e dramaturgia crítica

    2. As principais categorias dramatúrgicas

    3. Formas de narração

    4. Estudos dramatúrgicos de argumento

     

    Parte II

    1. Do texto ao plateau e ao actor – do actor ao texto

    2. Introdução a métodos e escolas de construção do actor

    3. Apresentação e discussão de casos de representação em cinema

    4. O ensaio: exercícios de aplicação e análise dramatúrgicas

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se, em primeiro lugar, fazer uma introdução à história do pensamento dramatúrgico, com particular incidência nas suas vertentes moderna e contemporânea. Considerando a dramaturgia cinematográfica, o conteúdo geral do seminário centra-se na passagem do texto (argumento) à imagem e no trabalho do e com o actor. Quanto ao primeiro aspecto, serão feitas leituras e análise de argumento, dando conta e discutindo a sua «mecânica»; quanto ao segundo aspecto, apresentar-se-ão alguns métodos de escolas de representação e serão feitos exercícios que tenham o trabalho do autor como objecto, problematizando o papel do ensaio em cinema.

    1. Conhecimentos históricos quanto à evolução do pensamento da construção dramática.

    2. Estruturação de um pensamento e uma praxis dramatúrgicas dos projectos de realização cinematográfica.

    3. Capacidade de ponderação da representação do actor no quadro do dispositivo fílmico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição teórica e teoria aplicada: apresentação de estudos aprofundados de caso. Tendo este seminário uma parte prática, serão realizados exercícios, seja de exemplificação, seja de experimentação.

    A avaliação terá como base a presença e participação nas sessões e a elaboração, para cada parte, de um relatório do adquirido (1000 palavras) enquadrado por um mote lançado pelos professores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — ADLER, Strella (1999). Sobre Ibsen, Strindberg & Chekhov. Organização e prefácio de Barry Paris. Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil (2002)

    — ARISTÓTELES (c. 323 a.C.). Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. Lisboa: IN-CM (1ª edição, 1986)

    — BENTLEY, Eric (1946, 1987). O Dramaturgo Como Pensador. Tradução de Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991

    — BOAL, Augusto (1974). Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991

    — COMEY, Jeremiah (2002). The Art od Film Acting. A Guide for Actors and Directors. Londres: Focal Press

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