filmeu

Disciplina Cineclube - História do Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento histórico: autores e práticas criativas; correntes ou géneros cinematográficos. Procura-se nesta unidade curricular desconstruir a visão estabelecida da história do cinema entendida como uma simples cronologia evolutiva - seja de tecnologias, de modos narrativos, de linguagens ou de cinematografias. A era do cinema transformou profundamente os conceitos modernos de tempo, história, memória, passado e futuro. O desafio é, antes, estabelecer interconexões e diálogos entre filmes de épocas distintas, de modo a reflectir sobre os modos como as história(s) do cinema continuam a emergir nos filmes do presente. A historicidade do cinema implica, por isso, repensar a sua contemporaneidade, as novas formas do cinema, que permitem diferentes olhares sobre os filmes do passado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Cineclube 1. Sessões de visionamento, apresentação crítica e debate de filmes selecionados, em articulação com os temas tratados II. Questões de enquadramento e discussão 1. Métodos e problemáticas da(s) História(s) do Cinema: abordagens críticas, cronologias, rupturas e persistências 2. Relações entre História e Cinema: do registo do real à construção da memória 3.  Arquivo, apropriação e práticas de investigação: reutilização de imagens, montagem, escrita da história 4.  Vias de estudo: cinema e sociedade; políticas de género; movimentos estéticos e políticos; cineastas e autorias; cinematografias nacionais e transnacionais; cinemas marginais 5.  Abordagens regionais: estudo comparado de casos específicos - tensões centro/periferia, global/local 7. Os outros cinemas (a): filmes realizados por cineastas contemporâneos ligados às periferias, culturas afro-diaspóricas e minorias 8. Os outros cinemas (b): filmes realizados por artistas contemporâneos entre a galeria, o museu e a sala de cinema
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Desenvolver pensamento crítico sobre as relações entre cinema, tempo, história e memória, reconhecendo a diversidade geo-cultural das práticas cinematográficas. 2. Compreender o cinema enquanto forma de inscrição histórica, para além da oposição ficção/documentário, problematizando a narrativa linear da história do cinema. 3. Analisar como diferentes formas e linguagens cinematográficas participam na construção da memória coletiva, explorando territorializações, desterritorializações e ideias de origem/invenção. 4. Adquirir competências para identificar e avaliar dinâmicas de continuidade, inovação e rutura nas estéticas, linguagens e modos de produção. 5. Desenvolver metodologias comparativas que permitam estabelecer diálogos entre cinematografias de diferentes épocas e contextos, relacionando práticas passadas com discursos contemporâneos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular combina exposição teórica com estudos aplicados, privilegiando a análise crítica de filmes em sessões de visionamento e debate. Serão mobilizados estudos de caso aprofundados que articulam teoria e prática, promovendo uma aprendizagem activa e reflexiva. A troca, em seminário, permitirá o confronto de perspectivas e a experimentação de metodologias comparativas, incentivando a autonomia crítica dos estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AUMONT, Jacques (2002). As Teorias dos Cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora (2004) BÉNARD DA COSTA, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM BERTETTO, Paolo (2010). La Macchina del Cinema. Bari: Editori Laterza COLAIZZI, Giulia (ed.) (2021). Cine, Interculturalidad y Políticas de Género. Madrid: Cátedra COMOLLI, Jean-Louis, RANCIÈRE, Jacques (1997). Arrêt sur Histoire. Paris: Editions du Centre Pompidou DABASHI, Hamid (2001). Close Up Iranian Cinema. Past Present Future. Verso Book DIAS, Inês S.; FAZENDA, Maria do Mar; DUARTE, Susana Nascimento (orgs.) (2018). O Que é o Arquivo? Laboratório Arte/Arquivo. Lisboa: Documenta EISNER, Lotte (1952). The Haunted Screen. University of California press (20008)  
  • Avaliação

    Avaliação

    Professor João Sousa Cardoso:

    - Presença nas sessões e participação activa e informada (em molde a aferir pelo Professor) - até à sessão de 5 de Novembro de 2025 (35%)

    Professor Jacinto Godinho:

    - Ensaio escrito (entre 7500 caracteres e 9000 caracteres, espaços incluídos, a entregar até 16 de Janeiro de 2026), de protocolo científico, integrando consteúdos e vias de investigação e reflexão apresentadas nas sessões, segundo mote a decidir pelo/com o Professor (65%) [Para esta parte das sessões serão igualmente tidas em consideração a assiduidade e participação, em medida a ponderar pelo Professor.]

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios