A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Cineclube - História do Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento histórico: autores e práticas criativas; correntes ou géneros cinematográficos. Procura-se nesta unidade curricular desconstruir a visão estabelecida da história do cinema entendida como uma simples cronologia evolutiva - seja de tecnologias, de modos narrativos, de linguagens ou de cinematografias. A era do cinema transformou profundamente os conceitos modernos de tempo, história, memória, passado e futuro. O desafio é, antes, estabelecer interconexões e diálogos entre filmes de épocas distintas, de modo a reflectir sobre os modos como as história(s) do cinema continuam a emergir nos filmes do presente. A historicidade do cinema implica, por isso, repensar a sua contemporaneidade, as novas formas do cinema, que permitem diferentes olhares sobre os filmes do passado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Cineclube 1. Sessões de visionamento, apresentação crítica e debate de filmes selecionados, em articulação com os temas tratados II. Questões de enquadramento e discussão 1. Métodos e problemáticas da(s) História(s) do Cinema: abordagens críticas, cronologias, rupturas e persistências 2. Relações entre História e Cinema: do registo do real à construção da memória 3.  Arquivo, apropriação e práticas de investigação: reutilização de imagens, montagem, escrita da história 4.  Vias de estudo: cinema e sociedade; políticas de género; movimentos estéticos e políticos; cineastas e autorias; cinematografias nacionais e transnacionais; cinemas marginais 5.  Abordagens regionais: estudo comparado de casos específicos - tensões centro/periferia, global/local 7. Os outros cinemas (a): filmes realizados por cineastas contemporâneos ligados às periferias, culturas afro-diaspóricas e minorias 8. Os outros cinemas (b): filmes realizados por artistas contemporâneos entre a galeria, o museu e a sala de cinema
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Desenvolver pensamento crítico sobre as relações entre cinema, tempo, história e memória, reconhecendo a diversidade geo-cultural das práticas cinematográficas. 2. Compreender o cinema enquanto forma de inscrição histórica, para além da oposição ficção/documentário, problematizando a narrativa linear da história do cinema. 3. Analisar como diferentes formas e linguagens cinematográficas participam na construção da memória coletiva, explorando territorializações, desterritorializações e ideias de origem/invenção. 4. Adquirir competências para identificar e avaliar dinâmicas de continuidade, inovação e rutura nas estéticas, linguagens e modos de produção. 5. Desenvolver metodologias comparativas que permitam estabelecer diálogos entre cinematografias de diferentes épocas e contextos, relacionando práticas passadas com discursos contemporâneos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina exposição teórica com estudos aplicados, privilegiando a análise crítica de filmes em sessões de visionamento e debate. Serão mobilizados estudos de caso aprofundados que articulam teoria e prática, promovendo uma aprendizagem activa e reflexiva. A troca, em seminário, permitirá o confronto de perspectivas e a experimentação de metodologias comparativas, incentivando a autonomia crítica dos estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AUMONT, Jacques (2002). As Teorias dos Cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora (2004) BÉNARD DA COSTA, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM BERTETTO, Paolo (2010). La Macchina del Cinema. Bari: Editori Laterza COLAIZZI, Giulia (ed.) (2021). Cine, Interculturalidad y Políticas de Género. Madrid: Cátedra COMOLLI, Jean-Louis, RANCIÈRE, Jacques (1997). Arrêt sur Histoire. Paris: Editions du Centre Pompidou DABASHI, Hamid (2001). Close Up Iranian Cinema. Past Present Future. Verso Book DIAS, Inês S.; FAZENDA, Maria do Mar; DUARTE, Susana Nascimento (orgs.) (2018). O Que é o Arquivo? Laboratório Arte/Arquivo. Lisboa: Documenta EISNER, Lotte (1952). The Haunted Screen. University of California press (20008)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios