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Apresentação
Apresentação
Metodologia para o trabalho de investigação cinematográfica e artística, para a análise crítica e para a construção do texto científico. Introdução ao trabalho dos autores em cinema: masterclasses e estudos de caso. Os alunos são introduzidos ao valor da investigação, quer do ponto de vista histórico-crítico (científico), quer do ponto de vista criativo. O papel desta UC no Mestrado em Estudos Cinematográficos é estrutural, dado dar a pensar os modos e as ferramentas para o trabalho informado na área do cinema e, por outro lado, permitir a pespectivação do trabalho final de dissertação ou de projecto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT501-25946
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. 1. A metodologia como dispositivo de orientação para a investigação 1.1 A delimitação do campo e rumo de pesquisa 1.2 A organização da pesquisa 2. Pesquisa historiográfica em cinema II. 1.Metodologias criativas de autores 2. Pesquisa e Métodos na génese e concretização de um projecto 2.1 Ideias e colaborações: Método e Azar (Resnais) 2.2 Escrita: “O desejo como Método” (Sciamma) 2.3 Lugares, Vestígios, Memórias. (Hong Sang Soo; Kogonada; Emigholz) 2.4 Pessoas; encontro e escuta dos actores (Hamaguchi) 3. Montagem, Aproximações; Resnais; Marker; Valdís Óskarsdóttir; Straub/ Huillet III. 1. Conceitos da teoria áudio-visual 1. Música visual, performance áudio-visual, filme experimental, cinema expandido 2. Continuidades e descontinuidades relacionadas com a atenção. Efeitos perceptivos de relações audio-visuais conclusivas e inconclusivas. Relações de domínio entre visão e audição 3. Questionamento e estudos de caso
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular procura fornecer aos estudantes instrumentos críticos que lhes permitam desenvolver um pensamento metodológico sustentado rigorosamente e adequado ao trabalho a concretizar, seja no desenvolvimento de trabalhos de campo, seja quanto aos processos individuais de criação em cinema e audiovisual (escrita e realização): 1. Visão crítica e operatória de conjunto dos campos de trabalho científico aplicado no âmbito dos estudos cinematográficos. 2. Capacidade de delineamento de um método de trabalho próprio no contexto de uma investigação em estudos cinematográficos. 3. Perspectivação da prática cinematográfica enquanto investigação.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Exposição teórica e teoria aplicada, com apresentação de casos. Mais do que uma apresentação cronológica ou por tópicos abstractos, dá-se relevo ao estudo de casos concretos de investigação e de criação. Por outro lado, ao longo do semestre, haverá a participação de convidados (em número de três, neste semestre), quer relacionados com a criação, quer relacionados com a investigação de campo e historiográfica, o que permitirá ao aluno um confronto ou relação mais directos com investigadores e criadores do campo do cinema.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- GUENS, Jean Pierre (2000). Film Production Theory. Albany: State University of New York Press. - LIM, Dennis (2022). Tale of Cinema. Londres: Decadent Editions. - RESNAIS, Alain; SEMPRUN, Jorge (1974). Repérages. Paris: Éditions du Chêne. - CHION, Michel; GORBMAN, Claudia (2019). Audio-Vision: Sound on Screen (2ª ed.). Nova Iorque: Columbia University Press. - GIBSON, Stephen; ARISONA, Simon; LEISHMAN, David; TANAKA, Atau (eds.) (2022). Live Visuals – History, Theory, Practice. Londres: Routledge. - RUSINOVA, Ekaterina; WHALLEY, James H.; RIBEIRO, Luís C.; KOWALSKI, Micha¿; GUERRA, Susana (eds.) (2025). Teaching Sound for the 21st Century. Bruxelas: CILECT – Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision. - CARMO, H. & FERREIRA, M.M. (2015). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 3a edição em formato e-book - BALKEMA, Annette e SLAGER, Henk (ed.) (2004). Artistic Research. Amesterdão: Editions Rodopi B.V.
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Avaliação
Avaliação
A avaliação terá como base a elaboração e entrega de duas (2) "reflexões críticas escritas" (entre 5000 e 6000 caracteres cada), sobre um tópico ou um caso apresentados nas sessões, com discussão na aula desses trabalhos - para cada um dos Professores:
Amândio Coroado e Adriana Sá (50% + 50%).
Até 8 de Novembro de 2025 - entrega da primeira "reflexão crítica" (Amândio Coroado).
Até 10 de Janeiro de 2026 - entrega da segunda "reflexão crítica" (Adriana Sá).
Haverá valorização da presença e da participação informada.
Exame: o exame será escrito, realizado presencialmente, com base nos tópicos leccionados e na bibliografia fornecida.
Utilização de IA:
A IA pode ser utilizada como ferramenta de pesquisa, sendo obrigatória a identificação das fontes bibliográficas.
A IA pode ser utilizada para corrigir texto.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




