A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Metodologia de Criação e de Investigação Científica

  • Apresentação

    Apresentação

    Metodologia para o trabalho de investigação cinematográfica e artística, para a análise crítica e para a construção do texto científico. Introdução ao trabalho dos autores em cinema: masterclasses e estudos de caso. Os alunos são introduzidos ao valor da investigação, quer do ponto de vista histórico-crítico (científico), quer do ponto de vista criativo. O papel desta UC no Mestrado em Estudos Cinematográficos é estrutural, dado dar a pensar os modos e as ferramentas para o trabalho informado na área do cinema e, por outro lado, permitir a pespectivação do trabalho final de dissertação ou de projecto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. 1. A metodologia como dispositivo de orientação para a investigação 1.1 A delimitação do campo e rumo de pesquisa 1.2 A organização da pesquisa 2. Pesquisa historiográfica em cinema II. 1.Metodologias criativas de autores 2. Pesquisa e Métodos na génese e concretização de um projecto 2.1 Ideias e colaborações: Método e Azar (Resnais) 2.2 Escrita: “O desejo como Método” (Sciamma) 2.3 Lugares, Vestígios, Memórias. (Hong Sang Soo; Kogonada; Emigholz) 2.4 Pessoas; encontro e escuta dos actores (Hamaguchi) 3. Montagem, Aproximações; Resnais; Marker; Valdís Óskarsdóttir; Straub/ Huillet III. 1. Conceitos da teoria áudio-visual 1. Música visual, performance áudio-visual, filme experimental, cinema expandido 2. Continuidades e descontinuidades relacionadas com a atenção. Efeitos perceptivos de relações audio-visuais conclusivas e inconclusivas. Relações de domínio entre visão e audição 3. Questionamento e estudos de caso
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular procura fornecer aos estudantes instrumentos críticos que lhes permitam desenvolver um pensamento metodológico sustentado rigorosamente e adequado ao trabalho a concretizar, seja no desenvolvimento de trabalhos de campo, seja quanto aos processos individuais de criação em cinema e audiovisual (escrita e realização): 1. Visão crítica e operatória de conjunto dos campos de trabalho científico aplicado no âmbito dos estudos cinematográficos. 2. Capacidade de delineamento de um método de trabalho próprio no contexto de uma investigação em estudos cinematográficos. 3. Perspectivação da prática cinematográfica enquanto investigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição teórica e teoria aplicada, com apresentação de casos. Mais do que uma apresentação cronológica ou por tópicos abstractos, dá-se relevo ao estudo de casos concretos de investigação e de criação. Por outro lado, ao longo do semestre, haverá a participação de convidados (em número de três, neste semestre), quer relacionados com a criação, quer relacionados com a investigação de campo e historiográfica, o que permitirá ao aluno um confronto ou relação mais directos com investigadores e criadores do campo do cinema.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - GUENS, Jean Pierre (2000). Film Production Theory. Albany: State University of New York Press. - LIM, Dennis (2022). Tale of Cinema. Londres: Decadent Editions. - RESNAIS, Alain; SEMPRUN, Jorge (1974). Repérages. Paris: Éditions du Chêne. - CHION, Michel; GORBMAN, Claudia (2019). Audio-Vision: Sound on Screen (2ª ed.). Nova Iorque: Columbia University Press. - GIBSON, Stephen; ARISONA, Simon; LEISHMAN, David; TANAKA, Atau (eds.) (2022). Live Visuals – History, Theory, Practice. Londres: Routledge. - RUSINOVA, Ekaterina; WHALLEY, James H.; RIBEIRO, Luís C.; KOWALSKI, Micha¿; GUERRA, Susana (eds.) (2025). Teaching Sound for the 21st Century. Bruxelas: CILECT – Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision. - CARMO, H. & FERREIRA, M.M. (2015). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 3a edição em formato e-book  - BALKEMA, Annette e SLAGER, Henk (ed.) (2004). Artistic Research. Amesterdão: Editions Rodopi B.V.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios