A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Atelier de Realização e Produção Cinematográfica I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe-se como um espaço laboratorial de criação, onde os estudantes concebem e realizam filmes (numa primeira fase individualmente) a partir de um tema central definido em diálogo com o grupo e os professores. Sob a condução conjunta de três docentes - um ligado à concepção e realização, um ligado à concepção e montagem e um ligado ao som - os gestos individuais integrar-se-ão num todo. Mais do que transmitir fórmulas, o atelier fomenta uma abordagem autoral, artesanal e exploratória, em que cada gesto cinematográfico é entendido como investigação prática e acto de atenção ao mundo. O Atelier assegura uma experiência integrada de concepção/realização, montagem e som, permitindo aos estudantes explorar o cinema como forma de existência, reflexão e partilha coletiva.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concepção autoral e observação da realidade: da ideia ao gesto cinematográfico. (Desenvolvimento de projetos individuais enqaunto investigação prática; o cinema como caminho e forma de atenção.) 2. Exploração da linguagem da imagem em movimento. (Filmar como acto inaugural de descoberta. Trabalho individual integrado no grupo; fragmentos singulares que compõem uma obra plural e rizomática.) 3. A montagem como escrita e pensamento. (A montagem como espaço de reflexão, tomada de decisões estéticas e de reinvenção e descoberta do filme.) 4. O som como escuta, material e composição. (O ouvido como relação com o mundo; experimentação com o silêncio, o ruído e as paisagens sonoras.) 5. A ética e a poética do gesto cinematográfico. (O cinema como forma de existir: desejo, confronto e escolhas; exercícios como actos transformadores.)
  • Objetivos

    Objetivos

    Confronto com a diversidade de formas de pensar e fazer o cinema, quer enquanto gesto pessoal, quer enquanto relação. Prática criativa sob a orientação de um mestre-realizador e professores de outros departamentos de criação cinematográfica: 1. Compreender melhor os desafios e os processos de concpeção, desenvolvimento e produção de cinema na sua relação com o quotidiano. 2. Tomar consciência da importância da visão do realizador, do seu estilo e da sua abordagem ao tema e às matérias do mundo; 3. Aproximação criativa ao trabalho da montagem e do som, não só enquanto compontentes cinematográficos de base, mas enquanto concepção do filme.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular utiliza um modelo laboratorial baseado na aprendizagem por projecto, feedback entre pares e reflexão colectiva. Os alunos criam individualmente filmes que são posteriormente integrados num trabalho colectivo, coordenado em permanência quanto à concepção e realização, à montagem e ao trabalho com o som. Promove-se a interdisciplinaridade e a experimentação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — BROOKS, Peter (1984). Reading for the Plot. Design and Intention in Narrative. Harvard University Press — GROVE, Elliot (2014). Raindance Producers' Lab Lo-To-No Budget Filmmaking. Londres: Focal Press, second edition — MACDONALD, Scott (2006). A Crtitical Cinema 5. Interviews with Independent Filmmakers. Berkeley: University of Califórnia Press
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios