-
Apresentação
Apresentação
Introdução ao trabalho dos autores em cinema: masterclasses e estudos de caso.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-8734
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Part I
1. Introduction to film directing
2. The authors' work
2.1 Aesthetics and authorship
2.2 Screenings
2.3 Masterclasses
Part II
1. Production in film studies: an overview
2. Independent Production: Contexts, Values, Ideas and Challenges
2.1 Finding, nurturing and challenging talent
2.2 Understanding the Director’s Vision: Cast, Theme, Story, Style and Technology
3. Modes of Production, Circulation and Relevance in contemporary Cinema
3.1 The role of Festivals, Salles Agents, Publicists and Distribution
3.2 The rising impact of Communities
4. In-depth case studies from concept to distribution (focus on firsts or second time directors of feature films).
-
Objetivos
Objetivos
Confronto com a diversidade de formas de pensar e fazer cinema independente na atualidade, com especial incidência em estudos de caso de realizadores com somente primeiras e segundas longas metragens, da ideia ao ecrã.
1. Compreender melhor os desafios e processos de concepção, desenvolvimento e produção do cinema independente na actualidade;
2. Tomar consciência da importância da visão do realizador, do seu estilo, da sua abordagem às personagens e ao tema;
3. As implicações das escolhas do elenco e da equipa e as suas relações com a escala e os modos de produção;
4. Compreender o papel do conhecimento e da circulação das obras cinematográficas no cinema contemporâneo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Applied theory, film viewing and group discussions.
Masterclasses: (Susana Nobre; Lkhagvadulam Purev-Ochir; Inês Gil, among others) and case studies focused on challenging directors (“After Sun”, Charlotte Wells; “Tienes que venir a verla”, Jonas Trueba; “In water”, Hong Sang Soo, among others).
The assessment will be based on the presence (obligatory) and participation of the students in the sessions (50%) and a final brief written report (1000 words) discussing the more relevant aspects of the case studies sessions and masterclasses (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— BROOKS, Peter (1984). Reading for the Plot. Design and Intention in Narrative. Harvard University Press
— GEUENS, Jean Pierre (2000). Film Production Theory. Suny Press
— GROVE, Elliot (2014). Raindance Producers' Lab Lo-To-No Budget Filmmaking. Londres: Focal Press, second edition
— MACDONALD, Scott (2006). A Crtitical Cinema 5. Interviews with Independent Filmmakers. Berkeley: University of Califórnia Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não