-
Apresentação
Apresentação
Concepão e pré-produção de um filme conduzido e realizado pelo professor.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-8734
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sob a direção do professor (que também actuará como produtor e realizador), os alunos trabalharão na concepção de um filme a ser rodado no Atelier II, no segundo semestre. A abordagem do professor é inteiramente livre em cada ano lectivo, pelo que os conteúdos e as diferentes formas de os trabalhar, bem como a organização do trabalho, dependerão das suas propostas e decisões.
-
Objetivos
Objetivos
Confronto com a diversidade das formas de pensar e fazer cinema independente actualmente. Prática criativa sob a orientação de um mestre-realizador: 1. Compreender melhor os desafios e os processos de concpeção, desenvolvimento e produção do cinema independente atual; 2. Tomar consciência da importância da visão do realizador, do seu estilo e da sua abordagem às personagens e ao tema; 3. As implicações das escolhas do elenco e da equipa e as suas relações com a escala e os modos de produção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação do trabalho e debates em grupo. Ocasionalmente, pequenos workshops orientados por criativos dos diferentes departamentos de produção cinematográfica. A avaliação basear-se-á na presença (obrigatória) e na participação dos alunos nas sessões (50%) e num relatório final breve, escrito (5000 caracteres no mínimo) que discuta os aspectos mais relevantes do trabalho realizado (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— BROOKS, Peter (1984). Reading for the Plot. Design and Intention in Narrative. Harvard University Press — GROVE, Elliot (2014). Raindance Producers' Lab Lo-To-No Budget Filmmaking. Londres: Focal Press, second edition — MACDONALD, Scott (2006). A Crtitical Cinema 5. Interviews with Independent Filmmakers. Berkeley: University of Califórnia Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim