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Disciplina Media e Tecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito medium surge como uma subsunção das relações entre tecnologia e comunicação e dos seus efeitos na sociedade e na cultura na história. O conceito procura descrever o domínio instrumental do processo criativo humano, mas também serve à sua auto-compreensão. Meio tornou-se uma categoria charneira desde os finais do séc. XIX com o emergir dos meios de comunicação de massa. Uma teoria dos media só pode ser pensada jconjuntamente com uma genealogia dos media, possibilitando assim a compreensão do agir humano na sua expressividade histórica. A focagem histórico-teórica possibilita um acesso aos problemas que os media produziram e aos efeitos que estes estão a levantar em sociedades que estão marcadamente dependentes das mediações tecnológicas e das tecnologias dos media. Objetivos e competências entrelaçam-se no programa para possibilitar uma visão dos problemas gerados pelos media no passado e na sociedade contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Determinação genealógica do conceito de «meio»: sentido e objeto de uma ‘teoria dos media’. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente. Media, discurso, realidade: media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação. Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização. A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo. Teoria dos meios na atualidade: Niklas Luhmann: forma e meio; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Friedrich A. Kittler: o pós-humano; Peter Sloterdijk: «actio in distans».
  • Objetivos

    Objetivos

    a) distinguir meio (media) e tecnologia; b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente; c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação atual; d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação; e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo; f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura; g) conhecer a genealogia dos meios e como uma teoria dos media é possível; h) reconhecer a ‘realidade dos media’; i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas; j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media; k) conhecer as relações entre media e sociedade; l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética; m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media; n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media; o) ser capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Benjamin, Walter (2006). «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica». In Benjamin, Walter (2006), A modernidade. Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 207-241. Enzensberger, Hans Magnus (1997). «Constituents of a Theory of Media». In Druckrey, Timothy (Ed.), Electronic Culture. New York: Aperture, pp. 62-85. Flusser, Vilém (1998). Ensaio sobre a fotografia. Para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d’Água. Groys, Boris (2000). Bajo sospecha. Una fenomenología de los medios. Valencia: Pre-textos. Havelock, Eric A. (1996). A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade até ao presente. Lisboa: Gradiva. Innis, Harold A. (2006). The Bias of Communication. Toronto: Toronto University Press. Kittler, Friedrich A. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press.  McLuhan, Marshall (2001). Understanding Media. London/New York: Routledge
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