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Disciplina Sistemas de Media

  • Apresentação

    Apresentação

    A U.C. Sistemas de Media incide sobre a área da economia política dos media numa perspetiva
    eminentemente comparativa. Na área da indústria, procura oferecer uma compreensão das
    dimensões do mercado e sua evolução, bem como da forma como interage com a tecnologia, de
    forma histórica. A nível da relação do Estado com essa indústria, aprofunda conceitos de
    intervenção, regulação, políticas públicas e serviço público de media. A U.C. problematiza os media
    enquanto setor fundamental da economia e da vida social, situando-a na relação com a sociedade e
    cultura, e particularmente com culturas profissionais e valores culturais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ecossistema de media

    1.1. Evolução histórica e profissionalização

    1.2. Impacto tecnológico

    1.3. Economia dos media

    2.  Media, sociedade e cultura

    2.1.        Mediação e mediatização

    2.2.        Cultura dos media e media logic

    2.3.        Relações de poder e tensões no sistema de media

    3. Sistemas de media

    3.1         Perspetiva comparativa

    3.2         Além dos três modelos: crítica ao etnocentrismo ocidental

    4. Políticas públicas dos media

    4.1.        Evolução histórica

    4.2.        Impactos sobre o funcionamento do sistema de media

    4.3.        Serviço público de media

    5. Regulação dos media

    5.1.        Modelo institucional de regulação nacional

    5.2.        Enquadramento internacional

    6. Pesquisa em Sistema dos media

    6.1. Metodologias

    6.2. Desenho de pesquisa

  • Objetivos

    Objetivos

    - Obter uma visão global e integrada do ecossistema de media a partir da identificação dos seus distintos agentes, instituições e objetivos;
    - Compreender as características fundacionais dos diferentes sistemas de media de uma perspetiva comparada e os limites desse modelo analítico;
    - Situar os sistemas de media em termos históricos e em relação a dinâmicas de poder;
    - Deter conceitos que permitem caracterizar sistemas mediáticos;
    - Compreender as opções metodológicas para pesquisa em sistemas de media e operacionalizar pesquisa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem aulas expositivas, debate, exercícios de pesquisa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albarran, A. (2017). The Media Economy (2 ª Ed.). Routledge.
    Croteau, D., & Hoynes, W. (2018). Media/Society: Technology, Industries, Content, and Users. Sage.
    Devereux, E. (Ed.). (2007). Media Studies: Key issues and debates. Sage.
    Hallin, D., & Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems. Three Models of Media and Politics. Cambridge University Press.
    Herbert, D., Lotz, A. D., & Punathambekar, A. (2020). Media Industry Studies. John Wiley & Sons.
    Puppis, M., Simpson, S., & Van den Bulck, H. (2016). Contextualising European Media Policy in the Twenty-First Century. In European Media Policy for the Twenty-First Century. Routledge.
    Van den Bulck, H., Puppis, M., Donders, K., & Van Audenhove, L. (2019). The Palgrave Handbook of Methods for Media Policy Research. Springer.

INSCRIÇÃO AVULSO
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