filmeu

Disciplina Análise Crítica dos Media Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    UC organizada em torno dos tópicos sobre o digital mais pertinentes para o jornalismo, no quadro das transformações no papel político e cultural dos media causadas pela sociedade informacional em rede e as relações entre Inteligência Artificial e as práticas comunicativas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos e teorias dos media digitais
    2. A grande imagem: plataformização da Internet, dos media e do jornalismo
    3. Mutações de usos e consumos de media. Secondary gatekeeper, curadoria pessoal de notícias
    4. Riscos online: desinformação, discurso de ódio e desintermediação
    5. Projetos de media e jornalismo inovadores
    6.  Inteligência artificial, big data e jornalismo
    7. Os media imersivos e afetivos
    8. Governação da internet e regulação das plataformas. Design ético dos algoritmos.
    9. A esfera pública, o ativismo e os movimentos sociais no ambiente digital
    10. Jornalismo e sustentabilidade económica
  • Objetivos

    Objetivos

    Num ambiente mediático em transformação, pretende-se:

    a) discutir o papel dos media na formação de valores públicos num mundo conectado, e os seus impactos na democracia e na cidadania;

    b) debater as disrupções causadas pela digitalização dos formatos mediáticos, nas formas de produção, distribuição e consumo de notícias, na relação com os públicos e na construção da memória social.

    c) compreender como as alterações significativas da paisagem mediática também afetam os modelos de negócio do jornalismo, as fontes de receita e as estratégias de inovação. 

    d)  refletir sobre as políticas públicas, o ecossistema de regulação ao nível nacional e europeu e os principais problemas legais e jurisdicionais face à acelerada transfiguração do campo dos media.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos de ensino:

    - Exposição teórica e exploração colaborativa de textos e materiais empíricos selecionados, incluindo filmes e outras produções artísticas relacionadas com jornalismo, media e tecnologia.

    - Discussão em aula e resolução de exercícios relacionados com estudos de caso relevantes para os conteúdos programáticos.

    - Palestras com convidados envolvidos na teoria e na prática de projetos e protótipos que explorem as relações entre jornalismo, media e tecnologia. A

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • GARCIA, José Luís (Coord.) (2020). O choque tecno-liberal, os media e o jornalismo. Estudos críticos sobre a realidade portuguesa. Coimbra: Almedina

    • Reuters Institute for the Study of Journalism (2023). Digital News Report 2023, Oxford University
    • PICARD, Robert (2017). Paradigm change in business model thinking. In https://helda.helsinki.fi/bitstream/handle/10138/316322/uutismedia3_uusi.pdf?sequence=1
    • WITSCHGE, T. et al. (Ed. 2016). The Sage Handbook of Digital Journalism. SAGE
    • ZUBOFF, Shoshana (2019). The Age of Surveillance Capitalism.The fight for a human future at the new frontier of power. Profile Books.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios