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Apresentação
Apresentação
UC organizada em torno dos tópicos sobre o digital mais pertinentes para o jornalismo, no quadro das transformações no papel político e cultural dos media causadas pela sociedade informacional em rede e as relações entre Inteligência Artificial e as práticas comunicativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6348-23291
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Fundamentos e teorias dos media digitais
- A grande imagem: plataformização da Internet, dos media e do jornalismo
- Mutações de usos e consumos de media. Secondary gatekeeper, curadoria pessoal de notícias
- Riscos online: desinformação, discurso de ódio e desintermediação
- Projetos de media e jornalismo inovadores
- Inteligência artificial, big data e jornalismo
- Os media imersivos e afetivos
- Governação da internet e regulação das plataformas. Design ético dos algoritmos.
- A esfera pública, o ativismo e os movimentos sociais no ambiente digital
- Jornalismo e sustentabilidade económica
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Objetivos
Objetivos
Num ambiente mediático em transformação, pretende-se:
a) discutir o papel dos media na formação de valores públicos num mundo conectado, e os seus impactos na democracia e na cidadania;
b) debater as disrupções causadas pela digitalização dos formatos mediáticos, nas formas de produção, distribuição e consumo de notícias, na relação com os públicos e na construção da memória social.
c) compreender como as alterações significativas da paisagem mediática também afetam os modelos de negócio do jornalismo, as fontes de receita e as estratégias de inovação.
d) refletir sobre as políticas públicas, o ecossistema de regulação ao nível nacional e europeu e os principais problemas legais e jurisdicionais face à acelerada transfiguração do campo dos media.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos de ensino:
- Exposição teórica e exploração colaborativa de textos e materiais empíricos selecionados, incluindo filmes e outras produções artísticas relacionadas com jornalismo, media e tecnologia.
- Discussão em aula e resolução de exercícios relacionados com estudos de caso relevantes para os conteúdos programáticos.
- Palestras com convidados envolvidos na teoria e na prática de projetos e protótipos que explorem as relações entre jornalismo, media e tecnologia. A
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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GARCIA, José Luís (Coord.) (2020). O choque tecno-liberal, os media e o jornalismo. Estudos críticos sobre a realidade portuguesa. Coimbra: Almedina
- Reuters Institute for the Study of Journalism (2023). Digital News Report 2023, Oxford University
- PICARD, Robert (2017). Paradigm change in business model thinking. In https://helda.helsinki.fi/bitstream/handle/10138/316322/uutismedia3_uusi.pdf?sequence=1
- WITSCHGE, T. et al. (Ed. 2016). The Sage Handbook of Digital Journalism. SAGE
- ZUBOFF, Shoshana (2019). The Age of Surveillance Capitalism.The fight for a human future at the new frontier of power. Profile Books.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não