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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de História dos Media e do Jornalismo pretende dotar os estudantes com conhecimento para compreender a relevância da abordagem histórica do estudo dos media e adquirir uma perspetiva histórica sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação social, no respetivo contexto político, económico e social de Portugal, da Europa e EUA. A partir da abordagem histórica sobre a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6348-8382
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Os média da antiguidade ao séc. XIX
- As formas de comunicação antes de Gutenberg
- Do grafismo e da oralidade às primeiras formas de escrita
- A Revolução da Imprensa e as suas repercussões
- A imprensa industrial
- A imprensa de massa.
- A afirmação do jornalismo no século XIX
- ¿O jornalismo nos Estados Unidos
- A afirmação do jornalismo europeu – os casos de França e Reino Unido
- O caso do jornalismo português na viragem do século
- ¿Emergência e expansão dos mass media
- A rádio e a importância do som
- A televisão e as indústrias culturais
- A televisão e a relevância do direto
- Os novos media
- A Internet: das origens militares à comunicação interativa e móvel
- A emergência da Internet e os novos media
- Novos media versus media clássicos
- O paradigma on-line e o estabelecimento do ciberjornalismo
- Participação e indiferenciação social nos novos media
- Os média da antiguidade ao séc. XIX
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Objetivos
Objetivos
Entender a forma como a evolução dos fenómenos comunicacionais transformam o espaço público, e contribuem para o profundo desenvolvimento do jornalismo.
Conhecer as etapas mais significativas da história dos media e do jornalismo numa perspetiva cronológica e crítica.
Entender o modo como a alterações nos media afectam a prática do jornalismo.
Desenvolver uma leitura crítica e reflectir sobre a história do jornalismo a partir de artigos e textos académicos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estimular a leitura crítica e exercício de avaliação "por pares" entre colegas. Durante o processo de avaliação contínua propõe-se aos estudantes que realizem uma revisão (dos trabalhos dos colegas) indo ao encontro do que se pratica no contexto académico, motivando deste modo um pensamento crítico, e mais direcionado para o que se pretende num contexto acadámico atual, estimulando o conhecimento das dinâmicas de publicação em vigor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Briggs, A. e Burke, P. (2010) Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet, Cambridge: Polity Press.
Figueira, J. (2012) A imprensa portuguesa (1974-2010). Coimbra: Angelus Novus Editora
Fuchs-Schündeln, N., & Schündeln, M. (2020). The Long-Term Effects of Communism in Eastern Europe. The Journal of Economic Perspectives, 34(2), 172–191.
Sousa, J. P., Baptista, C., Matos, A.C., Cabrera, A., & Lima, H. (2017). Uma História da Imprensa Lusófona—Vol. II: MediaXXI.
Tengarrinha, J. (2013) Nova História da Imprensa Portuguesa das origens a 1865. Lisboa: Círculo de Leitores.
Godinho, J. (2009) As origens da reportagem impressa. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Gomes, P.M. (2014). Os saneamentos no Diário de Notícias. Verão quente de 1975. Lisboa: Aletheia Editores.Wu, T. (2012) Impérios da Comunicação. Do Telefone à Internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar
Zelizer, B. (2018). Crise, incerteza e jornalismo. Electra, 4, 89-106.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não