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Disciplina História dos Media e do Jornalismo

  • Apresentação

    Apresentação

     

    A Unidade Curricular de História dos Media e do Jornalismo pretende dotar os estudantes com conhecimento para compreender a relevância da abordagem histórica do estudo dos media e adquirir uma perspetiva histórica sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação social, no respetivo contexto político, económico e social de Portugal, da Europa e EUA. A partir da abordagem histórica sobre a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os média da antiguidade ao séc. XIX
      1. As formas de comunicação antes de Gutenberg
      2. Do grafismo e da oralidade às primeiras formas de escrita
      3. A Revolução da Imprensa e as suas repercussões
      4. A imprensa industrial
      5. A imprensa de massa.
    2.  A afirmação do jornalismo no século XIX
      1. ¿O jornalismo nos Estados Unidos
      2. A afirmação do jornalismo europeu – os casos de França e Reino Unido
      3. O caso do jornalismo português na viragem do século
    3. ¿Emergência e expansão dos mass media
      1. A rádio e a importância do som
      2. A televisão e as indústrias culturais
      3. A televisão e a relevância do direto
    4. Os novos media
      1.  A Internet: das origens militares à comunicação interativa e móvel
      2.  A emergência da Internet e os novos media
      3. Novos media versus media clássicos
      4. O paradigma on-line e o estabelecimento do ciberjornalismo
      5. Participação e indiferenciação social nos novos media
  • Objetivos

    Objetivos

    Entender a forma como a evolução dos fenómenos comunicacionais transformam o espaço público, e contribuem para o profundo desenvolvimento do jornalismo.

    Conhecer as etapas mais significativas da história dos media e do jornalismo numa perspetiva cronológica e crítica.

    Entender o modo como a alterações nos media afectam a prática do jornalismo.

    Desenvolver uma leitura crítica e reflectir sobre a história do jornalismo a partir de artigos e textos académicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estimular a leitura crítica e exercício de avaliação "por pares" entre colegas. Durante o processo de avaliação contínua propõe-se aos estudantes que realizem uma revisão (dos trabalhos dos colegas) indo ao encontro do que se pratica no contexto académico, motivando deste modo um pensamento crítico, e mais direcionado para o que se pretende num contexto acadámico atual, estimulando o conhecimento das dinâmicas de publicação em vigor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Briggs, A. e Burke, P. (2010) Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet, Cambridge: Polity Press.

    Figueira, J. (2012) A imprensa portuguesa (1974-2010). Coimbra: Angelus Novus Editora

    Fuchs-Schündeln, N., & Schündeln, M. (2020). The Long-Term Effects of Communism in Eastern Europe. The Journal of Economic Perspectives, 34(2), 172–191.

    Sousa, J. P., Baptista, C., Matos, A.C., Cabrera, A., & Lima, H. (2017). Uma História da Imprensa Lusófona—Vol. II: MediaXXI.

    Tengarrinha, J. (2013) Nova História da Imprensa Portuguesa das origens a 1865. Lisboa: Círculo de Leitores.

    Godinho, J. (2009) As origens da reportagem impressa. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

    Gomes, P.M. (2014). Os saneamentos no Diário de Notícias. Verão quente de 1975. Lisboa: Aletheia Editores.Wu, T. (2012) Impérios da Comunicação. Do Telefone à Internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar

    Zelizer, B. (2018). Crise, incerteza e jornalismo. Electra, 4, 89-106.

INSCRIÇÃO AVULSO
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