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Disciplina Exercício, Nutrição, Obesidade e Doenças Metabólicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende promover a compreensão dos princípios fundamentais associados à obesidade e às desregulações metabólicas, que por sua vez podem conduzir ao desenvolvimento de doenças metabólicas, focando-se na intervenção nutricional e de atividade física para a prevenção e tratamento destas patologias.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução às doenças metabólicas
    2. Obesidade:
      • Etiologia e determinantes;
      • Prevalência;
      • Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento
    3. Síndrome Metabólica
    4. Diabetes Mellitus tipo 2:
      • Etiopatogenia;
      • Prevalência;
      • Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento
    5. Hipertensão arterial:
      • Etiopatogenia;
      • Prevalência;
      • Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento
    6. Dislipidémias:
      • Etiopatogenia;
      • Prevalência;
      • Papel da nutrição e do exercício na prevenção etratamento
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento:

    1. Dos princípios fundamentais associados às desregulações metabólicas e consequências para a saúde;
    2. Dos critérios de diagnóstico para a Obesidade, Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão e Dislipidemia;
    3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prevenção e tratamento de Obesidade, Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão e Dislipidemia;
    4. Das orientações e estratégias de exercício físico para a prevenção e tratamento de Obesidade, Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão e Dislipidemia.

    Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação e exercício físico no contexto das várias doenças metabólicas, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em sala de aula entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (realização de exercícios práticos, visualização e discussão de conteúdos digitais). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e bibliografia complementar). A avaliação continua requer uma assiduidade igual ou superior a 70% e compreende a realização de um trabalho com apresentação oral relacionado com as temáticas abordadas. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos 9,5 valores. Se o aluno optar por não fazer a avaliação contínua, poderá ter aprovação à unidade curricular através do exame de primeira época englobando todos os conteúdos da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Hargreaves, M. & Spriet, L. (2006). Exercise Metabolism - 2a Edição. Human Kinetics ed. USA
    • Schutz, D.D., et al. (2019). European Practical and Patient-Centered Guidelines for Adult Obesity Management in Primary Care. Obesity Facts, 12:40-60.
    • American Diabetes Association. Lifestyle management: standard guidelines of medical care in diabetes. 2018. (2018). Diabetes Care, 41(Suppl. 1):538-550.
    • Colberg, S.R., et al. (2016). Physical Activity/Exercise and Diabetes: A Position Statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care, 39:2065-2079.
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