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Disciplina Envelhecimento e Desenvolvimento Humano

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Envelhecimento e Desenvolvimento Humano enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares de opção que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a futura prática profissional, e simultaneamente de espírito critico e cientifico que lhes permita selecionar as melhores fontes de informação, idealizar questões de investigação e objetivar metodologias que respondam essas mesmas questões. A UC apoia-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na melhor evidência científica. A organização das aulas procura uma articulação estreita entre conteúdos desenvolvidos em ciclos de formação anteriores, procurando analisar e estruturá-los face às possibilidades contextuais, introduzindo novos conteúdos e desenvolvendo competências face a diferentes possibilidades de intervenção. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Demografia do Envelhecimento em Portugal e no Mundo;

    Processos fisiológicos e psicossociais do envelhecimento;

    Benefícios do exercício no envelhecimento;

    Principais recomendações de atividade física e exercício físico para o idoso;

    Estratégias de avaliação e monitorização dos fatores de risco, sinais e sintomas de doença;

    Protocolos de avaliação física (aptidão aeróbia, força e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade);

    Meios complementares de diagnóstico e referenciação médica;

    Prescrição e adaptação das recomendações do exercício à situação específica de cada praticante;

    Estudos caso.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer a demografia Nacional e Mundial;

    Conhecer os processos fisiológicos e psicossociais do envelhecimento;

    Conhecer os benefícios do exercício no processo de envelhecimento;

    Conhecer as principais recomendações de atividade física e exercício físico para o idoso;

    Saber realizar a avaliação e monitorização dos fatores de risco, sinais e sintomas de doença;

    Saber realizar a avaliação física funcional avaliar indicadores relacionados com o exercício (aptidão aeróbia, força e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade);

    Saber interpretar relatórios de exames complementares de diagnóstico e prescrição médica associada;

    Saber prescrever face aos resultados da avaliação física, aos exames de diagnóstico e à prescrição médica associada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão suportadas por materiais multimédia disponibilizados e o trabalho final será alvo de reunião semanais online de tutoria.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Dias, G. (2017). Active Ageing and Physical Activity - Guidelines, Functional Exercises and Recommendations. SpringerBriefs in Well-Being and Quality of Life Research.
    • Ehrman, J. (2019). Clinical Exercise Physiology. 4th edition. Human Kinetics. Champaign-IL.
    • Jacobs, P. (2018). NSCA¿s Essentials of Training Special Populations. Human Kinetics. Champaign-IL.

     

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