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Disciplina Atividades de Grupo

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de direção técnica em  atividades de grupo no contexto de ginásios e health clubs procura dotar os estudantes de conhecimentos e competências de base para o desempenho de funções de coordenação e supervisão técnica, pedagógica e científica. A UC terá um foco particular nas dimensões previamente enumeradas, visando a supervisão em contextos e dinâmicas de prática, tendo como referência a figura do diretor técnico ou outra de coordenação de atividades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Planeamento, organização e manutenção de espaços desportivos
      1. Tendências, visões e problemáticas no mercado do fitness
      2. Preparação e projeção de um espaço desportivo
      3. Escolha e adequabilidade de equipamentos e materiais
      4. Atividade profissional: comportamentos transversais, não técnicos e soft skills
    2. Enquadramento jurídico no fitness 
      1. Evolução do direito do fitness
      2. Legislação aplicável
      3. Recursos humanos: funções, responsabilidades e limites de atuação
      4. Ética e deontologia
    3. Recursos humano
      1. Recrutamento 
      2. Seleção 
      3.  Processo de formação
      4.  Analise de desempenho
  • Objetivos

    Objetivos

    Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de:

     

    Conhecer a legislação e boas práticas associadas respeitantes às funções do Diretor Técnico.

     

    Fomentar conhecimentos e competências que visem o desenvolvimento de práticas orientadas para a segurança e eficácia de programas diversos de atividade física.

     

    Desenvolver conhecimentos e competências que permitam uma adequada supervisão técnica das diversas dinâmicas implementadas num ginásio/health club.

     

    Identificar e explicar aspetos de relevo na criação ou organização de espaços e equipamentos, assim como produzir os ajustes necessários visando a funcionalidade e segurança das práticas.

     

    Conhecimento e domínio dos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de equipas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de ensino-aprendizagem  procura uma maior integração no mercado com um desenvolvimento dos skils para o desempenho do cargo de direção técnica

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ACSM (2022). Guidelines for exercise testing and prescription (11th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    Brito,J. (2014) Direção Técnica de Giásios e Health Clubs. Procedimentos e Operações. Escola Superior de Desporto de Rio Maior- Instituto Politécnico de Santarém.

    Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition).Champaign: Human Kinetics.

    Mestre, A. (2017). Direito do Fitness. Atividades em Ginásios e Health Clubs. Porto: Vida Económica.

    Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.

    Teixeira, D. S., Monteiro, D., Rodrigues, F., Sousa, A. M., Chaves, C. C., & Cid, L. (2020). Ginásios e Health Clubs em Portugal: Estaremos perante uma República das Bananas? Motricidade, 16(1), 3-17. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.19688

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