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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular tem como objectivo promover o conhecimento acerca da importância das variáveis psicológicas relacionadas com a saúde e o exercício físico, bem como desenvolver competências de aplicação prática para os contextos de desenvolvimento profissional dos estudantes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP2361-16536
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. A promoção do comportamento ativo 1.Adesão e modelos de modificação comportamental. 2. Técnicas de modificação comportamental. 3. Auto-regulação e Teoria da Auto-determinação. 4. Estratégias de apoio ao desenvolvimento de um clima de ação sustentador de autonomia, estrutura e envolvimento positivo. Exemplos práticos. II. Efeitos psicológicos do comportamento ativo 1. Benefícios psicológicos do exercício. Exemplos práticos. 2. Potenciais efeitos negativos associados ao exercício. III. O desafio da implementação dos conhecimentos da Psicologia da Saúde e do Exercício no contexto das novas tecnologias.
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Objetivos
Objetivos
Promover o conhecimento acerca da importância das variáveis psicológicas relacionadas com a saúde e o exercício físico. Identificar e explicar as variáveis psicológicas envolvidas com a saúde e com o exercício físico mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos. Refletir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados e ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito da saúde e do exercício.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Discussão de casos práticos (ME1), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades em pequeno grupo (ME3), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME4).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baum, A., Revenson, T. A. Singer, J. E. (2012). Handbook of health psychology. New York, US: Psychology Press. Calmeiro, L.; & Matos, M. (2004). Psicologia do exercício e da saúde. Visão e Contextos. Ntoumanis, N.; Ng, J.Y.; Prestwich, A., Quested, E., Hancox, J.E., Thøgersen-Ntoumani, C., et al. (2021). A meta-analysis of self-determination theory-informed intervention studies in the health domain: efects on motivation, health behavior, physical, and psychological health. Health Psychol Review, 15(2), 214-244. Silva, MN, S. Silva, C., L. Palmeira, A. (2020). Exercise psychology meets public health: Avenues on health enhancing physical activity. International Journal of Sport Psychology, 51(6), 597-612. Weinberg, R.; & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology. 5th edition. Human Kinetics.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não