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Disciplina Exercício Físico em Crianças e Adolescentes

  • Apresentação

    Apresentação

    UC com foco na área da atividade física e exercício físico em crianças e adolescentes, pretendendo dotar os estudantes de conhecimento acerca das recomendações atuais de atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças e adolescentes emitidas pelas principais entidades de referência na área. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam competências na avaliação da atividade física e aptidão física relacionadas com a saúde e com a performance em crianças e adolescentes, bem como na prescrição de atividade física nestas faixas etárias. Finalmente, pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos sobre literacia física em crianças e adolescentes e de competências para a avaliar e promover. Esta UC é a única no ciclo de estudos que aborda especificamente a população pediátrica, e como tal, é de primordial importância para dotar os estudantes de um corpo de conhecimentos sólidos nesta área. Visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Literacia física em crianças e adolescentes Definição e dimensões da literacia física. Ferramentas de avaliação da literacia física. Estratégias de promoção da literacia física nas suas diferentes dimensões. 2. Avaliação e monitorização em idade pediátrica Antropometria e composição corporal: protocolos, aplicações práticas e limitações. Protocolos e baterias de avaliação da aptidão física. Monitorização integrada dos comportamentos das 24h do movimento (atividade física, sedentarismo, sono) e revisão crítica das recomendações nacionais e internacionais. Análise, interpretação crítica e utilização pedagógica dos resultados. 3. Exercício físico e saúde Papel do exercício físico na prevenção e tratamento do excesso de peso, obesidade e doenças cardiometabólicas. 4. Diferentes domínios de intervenção Intervenção em contexto escolar: articulação com o currículo e projetos extracurriculares. Estratégias de envolvimento da família e da comunidade na promoção de estilos de vida ativos.
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos que os estudantes sejam capazes de: Compreender os conceitos e dimensões da literacia física em crianças e adolescentes, reconhecendo a sua relevância para a saúde e estilos de vida ativos. Selecionar e aplicar protocolos de avaliação da composição corporal e da aptidão física em idade pediátrica, analisando as suas potencialidades e limitações. Monitorizar e interpretar os comportamentos das 24h do movimento (atividade física, sedentarismo e sono), relacionando-os com recomendações nacionais e internacionais. Analisar criticamente a evidência científica sobre o papel do exercício físico na prevenção e tratamento de excesso de peso, obesidade e doenças cardiometabólicas. Planear e propor estratégias de intervenção em contexto escolar e comunitário, envolvendo famílias e instituições na promoção de estilos de vida ativos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. O regime de avaliação contínua integra duas componentes individuais: fichas de leitura de artigos científicos (50%), destinadas a promover competências de análise crítica da evidência; e quizzes realizados ao longo das aulas (50%), que avaliam a consolidação dos conteúdos teóricos e práticos. Classificações <9,5 valores são consideradas insuficientes. A assiduidade mínima obrigatória é de 70% do número total de aulas. A classificação final tem que ser superior a 9.5 valores. Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso (prova escrita) incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ACSM (2018). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th edition). Baltimore: Williams & Wilkins. Cattuzzo, M. T., dos Santos Henrique, R., Ré, A. H. N., de Oliveira, I. S., Melo, B. M., de Sousa Moura, M., ... & Stodden, D. (2016). Motor competence and health related physical fitness in youth: A systematic review. Journal of science and medicine in sport, 19(2), 123-129. Harris, J. e Cale, L. (2019). Promoting Active Lifestyles in Schools. Human Kinetics Publishers. Newell K, Wade M G. (2018). Physical Growth, Body Scale, and Perceptual-Motor Development. Advances in Child Development and Behavior. Elsevier Inc, volume 55 Tremblay MS, Carson V, Chaput JP, et al. (2016). Canadian 24-Hour Movement Guidelines for children and youth: an integration of physical activity, sedentary behaviour, and sleep. Applied Physiol Nutr Metab, 41(6), S311-S327. Whitehead, M. (2010). Physical Literacy throughout the Lifecourse. Routledge. NY, USA.
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