filmeu

Disciplina Tecnologias de Criação Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina é lecionada em função de 2 módulos complementares que se articulam e desenvolvem com base na premissa "A partir do real". Em ambos módulos os alunos irão produzir objetos fílmicos.     Num dos módulos procura-se como objeto de análise, interpretação e confronto o que o mundo circundante exterior e o encontro com o Outro, a apreensão de dimensões da alteridade, sugiram como matéria de inspiração e trabalho.   No outro módulo toma-se como matéria de inspiração e trabalho aquilo que representa o acervo  individual de cada aluno para exploração da memória, da experiência pessoal e do seu mundo particular e familiar.   A premissa "A partir do real" é o mote para a exploração das temáticas e dos processos criativos que cada aluno irá desenvolver, no âmbito seja da ficção seja do documentário, admitindo-se também a exploração de formatos híbridos que cruzem as fronteiras dos géneros, ou que associem transversalmente outras vertentes da experimentação artística.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo orientado por Victor Candeias: Análise do discurso na produção de género documental. Análise de conceitos e métodos de realização que intervêm em filmes não-ficcionais. Características de abordagens fílmicas no documentário analisados pela teoria dos Modos (Bill Nichols).   Realização de projetos fílmicos acompanhados em regime de tutoria.     Módulo orientado por Júlio Alves: Refletir sobre a amplitude do conceito de cinema. Aproximar a referentes do cinema experimental (e.g. Jonas Mekas, Artavazd Pelechian e Chantal Akerman). Reconhecer a influência de movimentos artísticos nos seus contextos. Criar um objecto fílmico individual e orgânico ao longo do atelier.
  • Objetivos

    Objetivos

    1.    Desenvolver a capacidade de construir o filme a partir da observação e reflexão sobre o real. 2.    Refletir sobre as práticas e modos de produção artística de base cinematográfica a partir da experimentação prática. 3.    Desenvolver a capacidade para estabelecer um ponto de vista relativamente a aspectos artísticos, expressivos e conceptuais de base cinematográfica. 4.    Ampliar competências para pesquisar, tratar e estruturar materiais fílmicos, assim como para desenvolver conceitos narrativos e formais na criação de objetos cinematográficos. 5.    Desenvolver a capacidade para estruturar um discurso narrativo e expressivo coerente a partir de imagens e sons obtidos de proveniências diversas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As apresentações de trabalhos práticos realizados no âmbito da disciplina estão abertas à participação de professores de outras disciplinas do curso.   A programação de filmes em complemento das aulas têm previstas sessões com realizadores convidados visando promover a partilha de conhecimentos e de experiências que possam inspirar as práticas artísticas dos alunos.
  • Avaliação

    Avaliação

    Os critérios de avaliação consideram a elaboração e resultado conceptual, narrativo e artístico dos trabalhos práticos executados, a sua adequação relativamente aos requisitos dos enunciados e às matérias abordadas em cada fase de execução, bem como o cumprimento das datas requeridas para apresentações em aula.


    A avaliação considera também ponderações quanto à assiduidade e participação nas aulas, ao desempenho e à evolução na aprendizagem demonstrados pelo aluno ao longo do itinerário da disciplina.


    Módulo orientado por Victor Candeias :

    -    trabalho prático: 50%
    -    reflexão escrita sobre o trabalho: 25%
    -    participação qualitativa nas aulas: 25%

     

    Módulo orientado por Júlio Alves :

    -    exercício fílmico: 50%
    -    reflexão teórica sobre o exercício: 30 %
    -    assiduidade e participação em aula: 20 %

     

    NOTA FINAL NA DISCIPLINA: corresponde à média das notas atribuídas nas 2 componentes leccionadas. Aprovação na disciplina com nota igual ou superior a 10 valores.

     

    EXAMES: Trabalhos práticos e/ou escritos.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios