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Disciplina Seminário de Investigação: Estética

  • Apresentação

    Apresentação

    O surgimento da fotografia contribuiu, decisivamente, para agudizar a crise das categorias estéticas. Novas produtividades e formações discursivas, a par dos novos meios de circulação e de organização dos objetos, motivam uma re-leitura da Estética enquanto metodologia de apreensão da relação entre coisas. Pretende-se, nesta Unidade Curricular, problematizar essa indagação, reunindo conhecimentos teóricos e ferramentas de análise para a leitura e representação das problemáticas contemporâneas convocadas pela Estética, enquanto campo expandido para uma inquirição ontológica em torno da natureza do gesto técnico e da sua subjetivação em linguagem plástica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Categorias Estéticas

    1. O mágico, o universalizável e o possível.
    2. O excesso e o abjeto.
    3. A Terra como categoria estética.

     

    Tecnologias Estéticas

    1. Pensamento técnico e pensamento estético.
    2. Reprodutibilidade e tecnoestética.

     

    Ontologias Estéticas

    1. A estética como modo de conhecer: da natureza do gesto.
    2. A estética como modo de conceber: da tensão e da energia potencial na formação da forma.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos:

    Relacionar conhecimentos teóricos com procedimentos práticos;

    Estimular a reflexão crítica em trono da produção de saberes;

    Desenvolver competências científicas;

    Aprofundar metodologias e conceitos;

    Promover cruzamentos disciplinares;

    Estimular elaboração e uso de fichas de leitura.

     

    Resultados esperados (indicadores):

    Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias;

    Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras teóricas e plásticas;

    Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos;

    Aplicar saberes e ferramentas em projetos de investigação transdisciplinares.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas e práticas que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos os/as estudantes, estando previstas visitas de estudo (a agendar).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bataille, G. 2015. O Nascimento da Arte, apres. e trad. por Aníbal Fernandes, Lisboa: Sistema Solar.

    Benjamin, W. 1992. «A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica», In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Trad. M. Moita, pp. 71-113. Lisboa: Relógio D’Água. ART/529-BC

    Deleuze, G., & Guattari, F., 1994. ‘Percept, affect, and concept’, What is Philosophy?, trans. H. Tomlinson and G. Burchill, London: Verso, pp. 163–99.

    Hegel, G.W.F. 1975. ‘Concept of the beauty of art’ and ‘Division of the subject’, Aesthetics: Lectures on Fine Art, trans. T.M. Knox, Oxford: Oxford University Press.

    Harman, G. 2005. Guerrilla Metaphysics: Phenomenology and the Carpentry of Things. Chicago: Open Court.

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