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Apresentação
Apresentação
O surgimento da fotografia contribuiu, decisivamente, para agudizar a crise das categorias estéticas. Novas produtividades e formações discursivas, a par dos novos meios de circulação e de organização dos objetos, motivam uma re-leitura da Estética enquanto metodologia de apreensão da relação entre coisas. Pretende-se, nesta Unidade Curricular, problematizar essa indagação, reunindo conhecimentos teóricos e ferramentas de análise para a leitura e representação das problemáticas contemporâneas convocadas pela Estética, enquanto campo expandido para uma inquirição ontológica em torno da natureza do gesto técnico e da sua subjetivação em linguagem plástica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6611-24430
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Categorias Estéticas
- O mágico, o universalizável e o possível.
- O excesso e o abjeto.
- A Terra como categoria estética.
Tecnologias Estéticas
- Pensamento técnico e pensamento estético.
- Reprodutibilidade e tecnoestética.
Ontologias Estéticas
- A estética como modo de conhecer: da natureza do gesto.
- A estética como modo de conceber: da tensão e da energia potencial na formação da forma.
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Objetivos
Objetivos
Objetivos:
Relacionar conhecimentos teóricos com procedimentos práticos;
Estimular a reflexão crítica em trono da produção de saberes;
Desenvolver competências científicas;
Aprofundar metodologias e conceitos;
Promover cruzamentos disciplinares;
Estimular elaboração e uso de fichas de leitura.
Resultados esperados (indicadores):
Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias;
Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras teóricas e plásticas;
Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos;
Aplicar saberes e ferramentas em projetos de investigação transdisciplinares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e práticas que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos os/as estudantes, estando previstas visitas de estudo (a agendar).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bataille, G. 2015. O Nascimento da Arte, apres. e trad. por Aníbal Fernandes, Lisboa: Sistema Solar.
Benjamin, W. 1992. «A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica», In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Trad. M. Moita, pp. 71-113. Lisboa: Relógio D’Água. ART/529-BC
Deleuze, G., & Guattari, F., 1994. ‘Percept, affect, and concept’, What is Philosophy?, trans. H. Tomlinson and G. Burchill, London: Verso, pp. 163–99.
Hegel, G.W.F. 1975. ‘Concept of the beauty of art’ and ‘Division of the subject’, Aesthetics: Lectures on Fine Art, trans. T.M. Knox, Oxford: Oxford University Press.
Harman, G. 2005. Guerrilla Metaphysics: Phenomenology and the Carpentry of Things. Chicago: Open Court.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não