filmeu

Disciplina Métodos e Técnicas de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Métodos e Técnicas de Investigação (MTI) enquadra-se na formação científica dos mestrandos, desenvolvendo a autonomia destes na elaboração de projetos científicos, no contexto do Futebol. A intenção é que os alunos compreendam todo o processo da investigação científica e que demonstrem competência para o aplicar nos seus trabalhos académicos, em particular na sua dissertação ou relatório de estágio.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. Investigação científica no Futebol: a importância da aplicação da ciência no treino. 2. Conceção, passo a passo, de um projecto de investigação aplicando escrita científica: Definição do problema Revisão de literatura: bases de dados online, gestor de referências bibliográficas (Word ou outros gestores como o Mendeley e o Endnote), normas de citação e apresentação de referências bibliográficas (APA), a estratégica de funil para a estrutura da Introdução. Método: definição do desenho do estudo, constituição da amostra, escolha das variáveis de interesse e respetivos instrumentos de avaliação, a necessidade de validação de instrumentos, recolha e organização dos dados. Análise estatística dos dados: métodos descritivos e inferenciais, programas de análise de dados (SPSS, JASP). Apresentação de resultados: relatório escrito e apresentação oral.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da presente UC é que o aluno entenda a importância da investigação científica no contexto do treino desportivo, que fique familiarizado com a metodologia científica e que a consiga aplicar para resolver problemas da sua área de interesse. Especificamente, o aluno deve ser capaz de definir uma pergunta de partida, enquadrar teoricamente o problema recorrendo a literatura de referência, formular objetivos e/ou hipóteses de estudo, planear as várias fases subsequentes, nomeadamente a definição da amostra, as variáveis de interesse, o protocolo de recolha de dados, a organização dos dados e respetiva análise descritiva e inferencial, justificando cientificamente todas suas escolhas. O aluno deve também desenvolver a sua capacidade de comunicar os resultados da sua pesquisa de forma clara e objetiva.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas: Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência e o seu interesse); Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (os alunos vão trabalhar em projetos, dividindo tarefas e colaborando em equipas que terão missões específicas, é privilegiada o questionamento e a consequente experimentação); Ensino híbrido (os alunos e o professor assumem dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Armour, K. (2011). Research methods in physical education and youth sport. New York; London: Routledge. Bell, J. (2010). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education. 5th edition. Maidenhead: Open University Press. McGraw Hill. Cohen, L. , Manion, L. & Morri, K. (2011). Research methods in education. 7th edition. London: Routledge. Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. 3rd ed. London : SAGE. Gratton & Jones (2010). Research methods for sports studies, 2nd ed., New York; London: Routledge. Robson, C (2011). Real world research: a resource for users of social research methods in applied settings. 3rd edition, Chichester : Wiley. Vincent, W. J. (2005). Statistics in kinesiology - 3rd ed. Champaign, Ill. Human Kinetics
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios