filmeu

Disciplina Métodos e Técnicas de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Métodos e Técnicas de Investigação (MTI) enquadra-se na formação científica dos mestrandos, desenvolvendo a autonomia destes na elaboração de projetos científicos, no contexto do Futebol. A intenção é que os alunos compreendam todo o processo da investigação científica e que demonstrem competência para o aplicar nos seus trabalhos académicos, em particular na sua dissertação ou relatório de estágio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Investigação científica no Futebol: a importância da aplicação da ciência no treino.

    2. Conceção, passo a passo, de um projecto de investigação aplicando escrita científica:

    • Definição do problema
    • Revisão de literatura: bases de dados online, gestor de referências bibliográficas (Word ou outros gestores como o Mendeley e o Endnote), normas de citação e apresentação de referências bibliográficas (APA), a estratégica de funil para a estrutura da Introdução.
    • Método: definição do desenho do estudo, constituição da amostra, escolha das variáveis de interesse e respetivos instrumentos de avaliação, a necessidade de validação de instrumentos, recolha e organização dos dados.
    • Análise estatística dos dados: métodos descritivos e inferenciais, programas de análise de dados (SPSS, JASP).
    • Apresentação de resultados: relatório escrito e apresentação oral.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da presente UC é que o aluno entenda a importância da investigação científica no contexto do treino desportivo, que fique familiarizado com a metodologia científica e que a consiga aplicar para resolver problemas da sua área de interesse. Especificamente, o aluno deve ser capaz de definir uma pergunta de partida, enquadrar teoricamente o problema recorrendo a literatura de referência, formular objetivos e/ou hipóteses de estudo, planear as várias fases subsequentes, nomeadamente a definição da amostra, as variáveis de interesse, o protocolo de recolha de dados, a organização dos dados e respetiva análise descritiva e inferencial, justificando cientificamente todas suas escolhas. O aluno deve também desenvolver a sua capacidade de comunicar os resultados da sua pesquisa de forma clara e objetiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas:

    • Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência e o seu interesse);
    • Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (os alunos vão trabalhar em projetos, dividindo tarefas e colaborando em equipas que terão missões específicas, é privilegiada o questionamento e a consequente experimentação);
    • Ensino híbrido (os alunos e o professor assumem dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Armour, K. (2011). Research methods in physical education and youth sport. New York; London: Routledge.

    Bell, J. (2010). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education. 5th edition. Maidenhead: Open University Press. McGraw

    Hill. Cohen, L. , Manion, L. & Morri, K. (2011). Research methods in education. 7th edition. London: Routledge.

    Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. 3rd ed. London : SAGE.

    Gratton & Jones (2010). Research methods for sports studies, 2nd ed., New York; London: Routledge.

    Robson, C (2011). Real world research: a resource for users of social research methods in applied settings. 3rd edition, Chichester : Wiley.

    Vincent, W. J. (2005). Statistics in kinesiology - 3rd ed. Champaign, Ill. Human Kinetics

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios