filmeu

Disciplina Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação

  • Apresentação

    Apresentação

    1. A Unidade Curricular de Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação, é adequada na sua programação de conteúdos a um curso de segundo ciclo de estudos, com caracteristicas práticas e de intervenção organizacional.
    2. Estará suportada em Conceitos Gerais e Conceitos Aplicados, sendo que nos primeiros teremos a cultura organizacional, a Liderança e a Estratégia, nos segundos a aplicação das caracteristicas de liderança e as competências de gestão.
    3.  A sua pertinência no ciclo de estudos, está situada ao nível da preparação para a intervenção organizacional e no complemento das competências para o desenvolvimento de um trabalho final de investigação/ação.
    4. Trata-se de uma unidade curricular que visa dotar os alunos de competências ao nível da Liderança, gestão de conflitos e negociação nas organizações bem como, de técnicas e acções que visem dinamizar e gerir equipas de trabalho para atingirem altos níveis de desempenho
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Liderança: Evolução e abordagens; Desafios atuais: Followership, Liderança transformacional e Mindfull e Felicidade Organizacional.
    CP2. Gestão de conflitos organizacionais; Desafios atuais: Multigeracionalidade, equipas virtuais e implementação de CMS?s [Conflict Management Systems]
    CP3. Técnicas e Estratégias de negociação; Desafios atuais: Multiculturalidade, Negociação ética e Negociações sustentáveis.
    CP4. Coaching e o perfil do Líder-Coach: Integrando Liderança, Negociação e Gestão de conflitos nas organizações orientadas para o futuro.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Diferenciar os estilos de liderança e sua contextualização organizacional
    OA2. Identificar os elementos chave da gestão de conflitos organizacionais
    OA3. Analisar os componentes inerentes a diferentes estratégias de negociação
    OA4. Relacionar diferentes estratégias de negociação, estilos de liderança e conflitos através da lente do coaching

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos ativos: a) estudos de caso e discussões grupais, possibilitando o treino de competências de análise crítica e problematização de situações da vida real e concepção de soluções criativas; b) realização, apresentação e defesa de trabalhos práticos em contexto e na realidade empresarial, para identificação de oportunidades de melhoria e propostas de intervenção; c) Project-Based Learning: projeto grupal de estudo de caso de um líder real ou organização, seus estilos de
    liderança, negociação e gestão de conflitos. Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação dos quadros teóricos de base e aquisição de competências de identificação das questões-chave desta área científica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Daost, P . (2020). Conflict at Work: A toolkit for managing emotions for successful results. MapleWheat Pub.

    De Cremer, D., & Pillutla, M.(2012). Making negotiations predictable: what science tells us?.Palgrave

    Macmillan. G. A (2015). The world of negotiation:Theories, perceptions and practice. World Scientific.

    Goodell,T. (2020).The four fields of leadership: People and organizations in a hyper-connected World.
    Rowman & Littlefield.

    Harvard Business Review (2016). Leading virtual teams. HBR Press.

    Winkler,K., & Bramwell,N. (2020). Connectedness: Leadership for a changing world. Linchpin Books.

    Jull,L. (2018). Organizational Happiness. Clearsight Pub.


    Naude,J., & Plessier, F.(2014).Becoming a leader-coach. Center for Creative Leadership.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios