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Disciplina Promoção da Saúde e Bem-Estar Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A preocupação com a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho tornou-se essencial para o desenvolvimento sustentável das organizações e para o aprimoramento da qualidade de vida dos colaboradores. Esta UC propõe uma abordagem crítica e abrangente sobre a promoção da saúde no trabalho, capacitando profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos contemporâneos. 

    Ao abordar tópicos desde a construção de ambientes de trabalho saudáveis até a elaboração e implementação de programas práticos de CSR e ESG, esta disciplina visa criar profissionais versáteis e conscientes, prontos para liderar a transformação positiva nos espaços de trabalho.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Ambientes de trabalho promotores da saúde e bem-estar

    1.1 Definição de conceitos

    1,2. Benefícios individuais e laborais

    1.3. Riscos associados a ambientes não saudáveis

     

    CP2. Planeamento e implementação de locais de trabalho saudáveis

    2.1. Teorias de promoção da saúde e bem-estar organizacionais

    2.2. Construção de uma cultura e clima de saúde organizacional 

     

    CP3. Promoção da saúde e bem-estar notrabalho

    3.1  Desenvolvimento de programas (CSR e ESG)

    3.2. Avaliação da intervenção

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Analisar de forma crítica as vantagens de promover a saúde no trabalho, bem como asconsequências de não o fazer;

    OA2. Identificar modelos de saúde e bem-estar no trabalho;

    OA3. Reconhecer fatores promotores de saúde e bem-estar no trabalho;

    OA4. Planear estratégias de intervenção para a promoção da saúde e bem-estar no trabalho.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método ativo: 

    a) estudos de caso e discussões de grupo sobre programas de promoção da saúde e bem-estar; 

    b) autoestudo – análise crítica de artigos de revisão de literatura e sua apresentação; 

    c) realização,apresentação e defesa de trabalho prático sobre o desenvolvimento de um programa de promoção dasaúde numa organização/empresa. 

    Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação dos quadrosteóricos de base e aquisição de competências de identificação das questões-chave desta área disciplinar.

    Metodologias inovadoras: Sala de aula invertida; Ferramentas de IA como  drivers para inovação

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burke, R. J., & Richardsen, A. M. (Eds.). (2019). Creating Psychologically Healthy Workplaces. EdwardElgar Publishing.

    Cartwright, S. & Cooper, C.L. (2009). The Oxford Handbook of Organizational Well-being. OxfordUniversity Press. Jain, A., Leka, S. &, Zwetsloot G. I.J.M. (2018). Managing Health, Safety and Well-Being: Ethics, Responsibility and Sustainability. Springer.

    West, C. P., Dyrbye, L. N., Erwin, P. J., & Shanafelt, T. D. (2016). Interventions to prevent and reducephysician burnout: a systematic review and meta-analysis. The Lancet, 388(10057), 2272-2281.

     

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