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Apresentação
Apresentação
A preocupação com a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho tornou-se essencial para o desenvolvimento sustentável das organizações e para o aprimoramento da qualidade de vida dos colaboradores. Esta UC propõe uma abordagem crítica e abrangente sobre a promoção da saúde no trabalho, capacitando profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos contemporâneos.
Ao abordar tópicos desde a construção de ambientes de trabalho saudáveis até a elaboração e implementação de programas práticos de CSR e ESG, esta disciplina visa criar profissionais versáteis e conscientes, prontos para liderar a transformação positiva nos espaços de trabalho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6626-23323
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Ambientes de trabalho promotores da saúde e bem-estar
1.1 Definição de conceitos
1,2. Benefícios individuais e laborais
1.3. Riscos associados a ambientes não saudáveis
CP2. Planeamento e implementação de locais de trabalho saudáveis
2.1. Teorias de promoção da saúde e bem-estar organizacionais
2.2. Construção de uma cultura e clima de saúde organizacional
CP3. Promoção da saúde e bem-estar notrabalho
3.1 Desenvolvimento de programas (CSR e ESG)
3.2. Avaliação da intervenção
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Objetivos
Objetivos
OA1. Analisar de forma crítica as vantagens de promover a saúde no trabalho, bem como asconsequências de não o fazer;
OA2. Identificar modelos de saúde e bem-estar no trabalho;
OA3. Reconhecer fatores promotores de saúde e bem-estar no trabalho;
OA4. Planear estratégias de intervenção para a promoção da saúde e bem-estar no trabalho.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método ativo:
a) estudos de caso e discussões de grupo sobre programas de promoção da saúde e bem-estar;
b) autoestudo – análise crítica de artigos de revisão de literatura e sua apresentação;
c) realização,apresentação e defesa de trabalho prático sobre o desenvolvimento de um programa de promoção dasaúde numa organização/empresa.
Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação dos quadrosteóricos de base e aquisição de competências de identificação das questões-chave desta área disciplinar.
Metodologias inovadoras: Sala de aula invertida; Ferramentas de IA como drivers para inovação
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burke, R. J., & Richardsen, A. M. (Eds.). (2019). Creating Psychologically Healthy Workplaces. EdwardElgar Publishing.
Cartwright, S. & Cooper, C.L. (2009). The Oxford Handbook of Organizational Well-being. OxfordUniversity Press. Jain, A., Leka, S. &, Zwetsloot G. I.J.M. (2018). Managing Health, Safety and Well-Being: Ethics, Responsibility and Sustainability. Springer.
West, C. P., Dyrbye, L. N., Erwin, P. J., & Shanafelt, T. D. (2016). Interventions to prevent and reducephysician burnout: a systematic review and meta-analysis. The Lancet, 388(10057), 2272-2281.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não