filmeu

Disciplina Fundamentos de Aprendizagem Máquina

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular abrange os princípios fundamentais da aprendizagem automática, com ênfase nos algoritmos e modelos relevantes para a IA de jogos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceito de aprendizagem: aprendizagem supervisionada, não supervisionada e semi-supervisionada. Regressão: regressão linear simples e múltipla, regressão polinomial, regularização, SVR, árvores de decisão, regressão random forest Classificação: Regressão Logística, K-NN, SVM, kernel SVM, naive Bayes, árvores de decisão, classificação com random forests, one hot encoding, regressão logística, análise discriminante linear. Redução de Dimensionalidade: PCA, LDA, Kernel PCA. Clustering: k-means, clustering hierárquico, outros algoritmos. Seleção e extração de features. Avaliação e generalização: conjunto de treino, teste e validação, validação cruzada, ajuste de parâmetros, grid search, XGBoost. Redes Neuronais Artificiais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão dos diferentes tipos gerais de aprendizagem automática. Conhecimento sobre quais os principais algoritmos atualmente utilizados. Saber escolher o melhor algoritmo de aprendizagem automática para diferentes tipos de problema. Competências de pesquisa para encontrar e/ou desenvolver algoritmos não lecionados na UC. Aptidão prática na aplicação deste tipo de algoritmos de forma geral e no contexto de jogos em particular, tanto a nível do próprio código de jogo como externamente ao jogo através de Jupyter notebooks.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre os métodos de ensino: Expositivos, na apresentação dos conceitos. Demonstrativos, na demonstração dos conceitos através de exemplos. Participativos, na resolução de problemas tendo como referência os exemplos apresentados, e na utilização de fichas de exercícios a resolver pelos alunos de forma autónoma em aula. Por pesquisa, no desenvolvimento em grupo de projetos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Theobald, O. (2021). Machine Learning for Absolute Beginners : A Plain English Introduction (Third Edition). Independently Published. Burkov, A. (2019). The Hundred-Page Machine Learning Book. Independently Published. Fenner, M. (2019). Machine Learning with Python for Everyone. Pearson Education.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação contínua é constituída pela realização de testes, exercícios e projetos ao longo do semestre, sendo que as componente teórica e prática têm cada uma peso de 50% na nota final.
    Avaliação por recurso e especial: Teste teórico sobre os conteúdos lecionados durante o semestre (50%) + projeto prático (50%).
    Em ambas as componentes de avaliação (teórica e prática) poderá ser definida uma nota mínima em cada uma das componentes.

    Os detalhes do método de avaliação serão divulgados no Moodle no início do semestre.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios